Qual o Significado de Atalaia na Bíblia? O Que é Um Atalaia de Deus?

Atalaia significa “sentinela”, “guarda” ou “vigia”. A Bíblia fala sobre atalaias tanto no sentido literal quanto simbólico. Isso indica que esse termo é aplicado não só para se referir aos guardas da época. Alguns textos bíblicos usam a figura de um atalaia para se referir no sentido espiritual à atividade de alguns homens levantados por Deus.

A palavra atalaia traduz na Bíblia principalmente o termo hebraico tsaphah, que significa “tomar cuidado”, “espiar”, “olhar ao redor”, “vigiar”, “guardar” ou “prestar atenção”.

As funções dos atalaias

Nos tempos bíblicos, os atalaias tinham a função de guardar uma cidade, uma aldeia, um acampamento ou mesmo um povo itinerante. Eles andavam pelas ruas da cidade como policiais, ou ficavam sobre os muros e torres das cidades fortificadas (2 Samuel 18:24; 2 Reis 9:17-20; Isaías 62:6; Cantares 3:3; 5:7). Nos acampamentos móveis, os sentinelas eram os responsáveis por vigiar e guardar o assentamento especialmente durante a noite.

Os sentinelas também podiam ficar em torres de vigia espalhadas pelo deserto, ou tomar posto sobre um monte elevado. A ideia principal era que o atalaia ficasse num lugar de boa visibilidade para que pudesse avisar sobre qualquer perigo iminente com certa antecedência. Numa época em que havia muitas batalhas entre povos distintos que disputavam territórios, bons atalaias cumpriam um importante papel na estratégia militar de suas cidades.

Se um atalaia se distraísse ou dormisse em seu posto, um grande prejuízo poderia ser causado. A Bíblia destaca alguns casos de sentinelas que dormiram. Um dos casos mais conhecidos é o de Abner e seus homens. Eles estavam protegendo o rei Saul, mas acabaram dormindo. Davi então aproveitou a oportunidade e tomou a lança e a bilha de água que estavam na cabeceira de Saul. Naquela ocasião Davi teve oportunidade até de matar Saul, mas não o fez por temor ao Senhor (1 Samuel 26:7-16). Conheça a história de Davi.

Receber Estudos da Bíblia

O que é um atalaia de Deus?

O profeta Ezequiel foi designado por Deus como um atalaia para advertir o povo de Israel sobre sua conduta pecaminosa (Ezequiel 3:17-21; 33:2-9). Como atalaia de Israel perante Deus, Ezequiel tinha certa responsabilidade sobre aqueles a quem ele ministrava. Ele tinha o dever de avisar Israel a respeito de um perigo iminente. Caso ele não o fizesse, ele se tornaria responsável pelo resultado desastroso.

Mas se o povo ignorasse sua admoestação, então Ezequiel estaria completamente isento de qualquer culpa. Com base nessa comparação entre o papel desempenhado por Ezequiel e um atalaia, é possível perceber o quão terrível era o comportamento do povo de Israel. Era inconcebível que uma cidade ignorasse os avisos de seus atalaias, mas os avisos de Ezequiel foram continuamente desprezados (Ezequiel 3:6-7). Saiba quem foi Ezequiel.

O profeta Habacuque também foi outro que agiu como um tipo de sentinela espiritual. Ele se colocou “em torre de vigia” na espera por ouvir a mensagem de Deus sobre o juízo vindouro (Habacuque 2:1). Conheça a história do profeta Habacuque.

Embora num aspecto bem diferente de Ezequiel e Habacuque, hoje os cristão também devem servir como atalaias. Isso não significa eles devam desempenhar algum tipo de proteção ou cobertura espiritual. Esse entendimento é completamente errado! O cristão serve como um tipo de atalaia no sentido de anunciar o Evangelho de Cristo. Esse anuncio deve ser feito por meio da exposição das Escrituras, a Palavra de Deus, convidando as pessoas ao arrependimento.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Etiquetas

Um Comentário

  1. Muito bom esse artigo sobre o Atalaia na palavra de Deus! Começamos a estudar na Escola Bíblica Dominical, uma parte do livro de Ezequiel, e o Atalaia é muito citado nesse livro, em relação a responsabilidade que cada um de nós temos, acerca dos nossos filhos e filhas, de andarem ou não nos caminhos do Senhor Jesus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar