Exortações Sobre a Grande Maratona da Fé

Nos dois últimos capítulos da Carta aos Hebreus, o escritor bíblico escreve aos seus leitores as exortações finais na grande maratona da fé. Como sabemos, a Carta aos Hebreus é um grande sermão expositivo em forma escrita. Seu tema principal trata da superioridade de Cristo.

O escritor de Hebreus mostra através das Escrituras que Cristo é superior aos anjos, a Moisés e ao sacerdócio levítico. Ele explica que Cristo é o Sumo Sacerdote perfeito e eterno, e seu sacerdócio pertence a uma ordem superior. Consequentemente, Ele é o único e verdadeiro mediador de uma Nova Aliança, superior à Antiga. Como tal, Ele se ofereceu a si próprio como sacrifício supremo e definitivo para redimir do pecado aqueles que são seus.

Depois, o escritor bíblico aconselha e exorta acerca de como os crentes devem se portar diante dessa verdade tão maravilhosa. Com isso, ele aponta as grandes bênçãos que repousam sobre aqueles que demonstram fé genuína na pessoa de Jesus Cristo, bem como adverte sobre o grave castigo que recaí sobre os apóstatas, aqueles que ouvem, entendem e reconhecem a obra de Cristo, mas a rejeita. Então naturalmente ele avança sua exposição com uma conclusão apropriada em que deixa suas exortações finais na grande maratona da fé.

  • Veja também: Quer melhorar o aproveitamento de suas aulas da EBD? Conheça um curso completo de formação para professores e líderes da Escola Bíblica Dominical.Conheça aqui! (Vagas Limitadas)

A grande maratona da fé

O tema da fé alcança seu clímax no capítulo 11 da Epístola aos Hebreus. Nesse capítulo o autor oferece uma definição de fé e expõe exemplos práticos de grandes heróis da fé do passado. Ele diz que as histórias desses gigantes servem de testemunhos para nós em nossa maratona da fé (Hebreus 12:1).

Portanto, assim como os homens de fé do passado, espera-se dos verdadeiros seguidores de Cristo que eles avancem com coragem e perseverança a carreira que lhes está proposta. Mas de nós mesmos não temos nada que nos habilite a correr nessa grande maratona da fé. É por isto que a fé genuína não possui sua fonte no homem, mas no próprio Deus. Assim, independentemente das circunstâncias, a verdadeira fé nos conduz a fixar os nossos olhos em Cristo, o Autor e Consumador da fé (Hebreus 12:2).

No decorrer da grande maratona da fé, os crentes se deparam com momentos de provações. Eles passam por situações em que há dura oposição e agudo sofrimento. Porém, Cristo sofreu, suportou e venceu coisas ainda maiores do que estas. Por isto o autor diz aos seus leitores que na luta contra o pecado, “ainda não tendes resistido até o sangue” (Hebreus 12:4). Eles sofriam perseguições, mas nada comparado ao que Cristo sofreu; ou mesmo ao que outros crentes que foram submetidos ao martírio (cf. Atos 7:60; 9:1; 12:1; Hebreus 11:35-38).

O escritor de Hebreus também recorre ao livro de Provérbios para indicar que os sofrimentos e provações na vida cristã não estão fora do controle de Deus. Na verdade Deus os usa como uma forma de aperfeiçoar os seus filhos, e é uma prova de seu amor para com eles (Hebreus 12:5,6; cf. Provérbios 3:11,12).

Então olhando para Jesus, o crente pode avançar nessa grande maratona da fé. Em Cristo, ele pode exercitar a perseverança, pode lutar contra o pecado, pode suportar os sofrimentos, pode se submeter à disciplina divina e pode superar suas fraquezas.

Como agir na grande maratona da fé

Na sequência do capítulo 12, o autor continua com suas exortações, conselhos e aplicações práticas acerca da vida cristã. Entre os versículos 12 e 17 ele expõe algumas advertências fundamentais.

Ele exorta os cristãos a agir segundo os mandamentos divinos. Ele diz que as feridas do passado devem ser curadas e os problemas futuros devem ser evitados.

Para isto ele retoma a metáfora da corrida e incorpora a linguagem da profecia do profeta Isaías (Isaías 35:3,4) e do sábio escritor de Provérbios (Provérbios 4:25-27). Seu objetivo é encorajar os medrosos e fracos que são como corredores cansados no meio de uma maratona. Mas eles não podem sucumbir às adversidades. Eles devem suportá-las e recuperar suas forças a fim de continuar a maratona da fé (Hebreus 12:12,13).

Na sequência ele encoraja os crentes a seguir a paz e a santidade (Hebreus 12:14). Os corredores da maratona da fé precisam seguir a paz com todos, não menos que isso. Eles também devem seguir a santificação.

É verdade que o sacrifício de Cristo faz dos redimidos, em status, santos de uma vez por todas, dando-lhes acesso a Deus. Mas também há o outro aspecto da santificação como um processo que se estende no decorrer de toda a maratona da fé. A santificação tem sua fonte em Deus, pois Ele é quem nos santifica! Mas ao mesmo tempo, também participamos desse processo seguindo-a diligentemente. Saiba mais sobre o que significa seguir a paz com todos e a santificação.

Receber Estudos da Bíblia

Exortações finais sobre a grande maratona da fé

Antes de terminar o capítulo 12, o escritor neotestamentário ainda faz uma advertência contra os pecados da apostasia, da imoralidade e da impiedade. Para isto, ele emprega Deuteronômio 29 e faz uma séria advertência contra a raiz de amargura que causa grandes prejuízos à Igreja. Depois ele utiliza o exemplo de Esaú que desprezou o seu direito de primogenitura e rejeitou ao Senhor.

Ele também contrasta mais uma vez a Antiga Aliança e a Nova Aliança. Ele associa diretamente a Antiga Aliança ao Monte Sinai, onde com temor e tremor os israelitas receberam a Lei. Já a Nova Aliança é associada ao Monte Sião celestial. Ali os crentes se achegam com alegria e confiança por causa do sangue de Cristo.

Ele conclui com mais uma enfática exortação sobre o perigo de rejeitar e ignorar a voz do Senhor. Ninguém que despreza a revelação de Deus por meio de Cristo, escapará do juízo. Quanto a nós, devemos servir a Deus de modo agradável, com reverência e temor. Nesse ponto ele faz uma citação de Deuteronômio 4:24. Ele escreve que o nosso Deus é fogo consumidor. Esta declaração enfatiza a santidade de Deus e revela a severidade de seu juízo para com os apóstatas.

No capítulo 13 o escritor bíblico, com um cuidado pastoral, fala aos seus leitores sobre os deveres sociais que eles devem ter uns para com os outros (Hebreus 13:1-6). Na sequência ele fala sobre os deveres espirituais e eclesiásticos. Ele aconselha os crentes a se lembrarem de seus líderes e a obedecê-los; a não se envolver e a rejeitar ensinos estranhos; e a buscar a santidade (Hebreus 13:7-17). Então ele conclui suas exortações finais sobre a grande maratona da fé com algumas recomendações pessoais, orações e bênçãos e as últimas saudações.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

2 Comentários

  1. Glória a Deus por mais um estudo valioso para à nossa edificação espiritual. Que o senhor Jesus Cristo proporcione para vocês, mais inspirações e sabedoria da parte do senhor; para que este trabalho encontre mais vidas. E sejam produtivos. Jesus Cristo abençoe a todos vocês