Haverá Casamento no Céu? Existirá Casamento Após a Ressurreição?

A Bíblia diz que não haverá casamento no Céu. Foi o próprio Jesus quem ensinou que na eternidade ninguém será casado ou se casará (Mateus 22:30). Certamente no Céu teremos muitas atividades e seremos parte de um grande relacionamento familiar, mas o casamento não mais existirá.

Sobre isto, também é importante entender que quando falamos no Céu como nossa morada futura, na verdade estamos nos referindo ao universo renovado e purificado. Esse lugar é chamado nas Escrituras de “novo céu e nova terra”, onde habitaremos eternamente com Deus após a ressurreição (Apocalipse 21:1). A ideia de que o paraíso futuro será algo etéreo é fruto da imaginação da Idade Média e não tem qualquer base bíblica.

Hoje, de fato, os crentes que morrem encontram-se espiritualmente com Deus em sua morada celestial (cf. Atos 7:59; Filipenses 1:21,23). Porém, eles estão aguardando a ressurreição de seus corpos e o início da nova realidade que se dará após a consumação dos séculos com a vinda de Cristo (1 Tessalonicenses 4:16).

Quando Jesus disse que não haverá casamento no Céu?

Jesus disse que no Céu não haverá casamento ao responder uma pergunta capciosa dos saduceus. Esse partido judaico não cria na imortalidade da alma, na ressurreição do corpo, no juízo final e na existência de anjos. Eles eram mundanos, isto é, apegados apenas a coisas terrenas e materiais. Saiba mais sobre quem eram os saduceus.

Certo dia, já na semana da paixão, alguns representantes desse grupo se aproximaram de Jesus. Eles queriam justamente tentar ridicularizar a doutrina da ressurreição dos mortos. Mal eles sabiam que a ressurreição que marcaria para sempre a História aconteceria em poucos dias.

Então eles fizeram uma pergunta à Jesus com base na lei do casamento levirato, registrada no Pentateuco (Deuteronômio 25:5,6). De acordo com essa lei, uma viúva deveria casar-se com o irmão de seu marido ou um parente próximo, caso ele tivesse morrido sem gerar filhos. Os saduceus usaram como exemplo uma mulher que supostamente teria se casado com sete irmãos segundo a lei do casamento levirato. Após contarem a história dessa mulher, eles fizeram a seguinte pergunta: “Na ressurreição, pois, de qual dos sete será ela esposa?” (Mateus 22:28).

Obviamente os saduceus não estavam preocupados se no Céu os laços matrimoniais seriam mantidos. Eles queriam apenas provar que a fé na imortalidade da alma, e consequentemente na ressurreição, era absurda. Eles achavam que Jesus ficaria sem saída, pois afinal, eles tinham feito a pergunta com base nas Escrituras. Mas Jesus lhes advertiu que eles não conheciam nem as Escrituras e nem o poder de Deus da qual elas testificam (Mateus 22:29).

Não haverá casamento após a ressurreição

Depois de repreendê-los por seu erro de interpretação e aplicação das Escrituras, Jesus respondeu de forma bem direta a pergunta deles acerca do casamento após a ressurreição. Jesus disse: “Porque na ressurreição não se casa nem se dá em casamento, mas são como os anjos celestiais” (Mateus 22:30).

Jesus disse que nesse aspecto, e apenas nele, seremos semelhantes aos anjos que também não se casam. É interessante notar a forma com que Jesus aplica a figura dos anjos para explicar a questão do casamento na ressurreição.

Como foi dito, os saduceus não negavam apenas a ressurreição, mas também a existência dos anjos. Quando tentaram apontar um problema na crença da ressurreição, eles citaram o Pentateuco. Para eles, somente o Pentateuco tinha autoridade máxima como Escritura. Quando Jesus adicionou os anjos em sua resposta, Ele escancarou a falta de conhecimento dos saduceus nas Escrituras. O Pentateuco, muito claramente, ensina a existência dos anjos (Gênesis 19:1-15; 28:12; 32:1).

Receber Estudos da Bíblia

Por que no Céu não haverá mais casamento?

A Bíblia não fornece muitos detalhes sobre como será o nosso corpo ressurreto. Sabemos apenas que será semelhante ao de Cristo (1 Coríntios 15:51-53). Quando olhamos para as finalidades do matrimônio, fica fácil entender por que no Céu não haverá mais casamento. O casamento faz parte da estrutura da criação na era presente. Na era futura, isto é, no estado eterno, essa estrutura não será mais a mesma. Além do mais, a Bíblia deixa claro que o casamento cessa com a morte de um dos cônjuges (Romanos 7:2,3).

Quando Deus criou a mulher e uniu o primeiro casal, Adão e Eva, Ele apontou as finalidades principais do casamento. A mulher é a adjutora do homem, isto é, sua companheira. Segundo a ordem do Senhor, o homem deve deixar sua família de nascimento e unir-se com sua mulher. Juntos, o homem e a mulher devem encontrar um no outro amor, satisfação, prazer, alegria e companhia por toda a vida. Deus também indicou que o casamento do homem e da mulher naturalmente deveria resultar em filhos.

No entanto, é muito claro o ensino bíblico de que o corpo glorioso será imortal (1 Coríntios 15:51-53). Isto significa que com a ausência da morte, a raça humana não precisará mais ser reproduzida. Além disso, os redimidos ressuscitados desfrutarão de uma indescritível comunhão com Deus por toda eternidade. No novo céu e nova terra viveremos para sempre como uma grande família desfrutando do mais elevado amor fraternal. Não haverá mais a necessidade de encontrarmos no casamento a companhia para toda uma vida eterna.

Logo, o matrimônio será uma coisa do passado, e por isto não haverá mais casamento no Céu. De qualquer forma, não devemos nos entristecer por causa disto. Apesar de muito de nossa vida futura ser ainda um mistério, sem dúvida nossos relacionamentos acontecerão num nível muito superior ao que conhecemos hoje. Lá poderemos nos alegrar com antigos amigos e familiares, irmãos em Cristo, de uma forma muito mais especial.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Um Comentário

  1. Muito esclarecedor, minha filha tinha feito pergunta sobre esse assunto ontem pra mim, inclivel, vou poder explicar melhor pra ela, obrigada.