Lição 4: Esteja Alerta e Vigilante, Jesus Voltará

Esteja Alerta e Vigilante, Jesus Voltará é o tema da lição 4 das Lições Bíblicas CPAD do 1º trimestre de 2016 para a Escola Bíblica Dominical. Nesta lição estudaremos a importância da vigilância diante da promessa real de que Jesus voltará.

Texto Áureo:

Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia.
(Lucas 17:24)

Leitura Bíblica em Classe:

Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia.
Mas primeiro convém que ele padeça muito, e seja reprovado por esta geração.
E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem.
Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos.
Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;
Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.
Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.
(Lucas 17:24-30)

Introdução – Lição 4: Esteja Alerta e Vigilante, Jesus Voltará

A Bíblia traz várias exortações acerca da vigilância em relação à volta de Cristo. O próprio Jesus em diversas ocasiões afirmou que o momento de Sua volta será de grande surpresa para muitos, porém a Igreja deve estar vigilante, pois para os escolhidos de Deus este será um dia de imensa alegria.

  • Veja também: Quer melhorar o aproveitamento de suas aulas da EBD? Conheça um curso completo de formação para professores e líderes da Escola Bíblica Dominical.Conheça aqui! (Vagas Limitadas)

I- A Vinda de Jesus Será Repentina – Lição 4: Esteja Alerta e Vigilante, Jesus Voltará

Em Seu Sermão Escatológico (Mt 24; Mc 13; Lc 21 e passagens correlatas em Lc 17) Jesus advertiu acerca do fim dos tempos e como Sua vinda será repentina e surpreendente. Jesus também deixou claro que muitos tentariam anunciar o momento exato de Sua vinda, mas que não deveríamos acreditar:

E então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo; ou: Ei-lo ali; não acrediteis.
(Marcos 13:21)

Jesus também disse que os falsos profetas e mestres seriam muito persuasivos, tanto que se pudessem enganariam até mesmo os escolhidos. Algumas pessoas acreditam que tais ensinamentos estranhos de fato podem enganar os escolhidos de Deus, mas não é isso que a Bíblia nos ensina. Existem sim advertências para que sejamos prudentes, porém o verdadeiro salvo nunca poderá ser enganado.

Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
(João 10:5)

Paulo entendeu bem esse conceito e ressalta essa condição à igreja de Corinto:

O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.
(1 Coríntios 1:8)

Jesus também alerta que nos momentos que antecedem Sua volta as pessoas viverão tranquilamente suas vidas como se as promessas de Cristo fossem apenas fábulas. Jesus utilizou alguns exemplos para descrever o momento de Sua vinda, dentre eles podemos citar dois: será como um relâmpago e como um ladrão à noite.

  1. Como um relâmpago: muitas pessoas entendem errado essa expressão e a interpretam de forma como se a vinda de Cristo será invisível e imperceptível. Primeiramente não existe base bíblica alguma para defender a Segunda Vinda de Cristo como um evento invisível, para isso é preciso fazer um verdadeiro “malabarismo teológico” e utilizando textos de maneira isolada e fora do seu contexto imediato. Seja como for, se tem uma coisa que não dá para comparar é um relâmpago com algo imperceptível. Quando um relâmpago aparece no céu ele se mostra esplendoroso, visível a todos que estejam por perto, ilumina o céu até mesmo quando ocorre durante o dia, seu barulho é estrondoso e, para grande parte das pessoas, ele é apavorante. Diante desses aspectos é que Jesus usa tal expressão. Não há como não perceber um relâmpago quando aparece. No original a expressão de Jesus remete ao sentido de evidência, um evento perceptível e sem ambiguidade. É fácil perceber isso, no versículo anterior (Mt 24:26) Jesus alerta que muitos estarão anunciando que o Cristo estará em diversos lugares, mas isso será mentira porque quando Ele realmente vier todos perceberão.
  2. Como um ladrão: essa é outra expressão que muitas vezes é mal compreendida. Cristo virá como um ladrão e surpreenderá apenas os ímpios. Não há possibilidade da Igreja de Cristo ser surpreendida, pois os salvos verdadeiros aguardam com vigilância e ansiedade esse momento tão glorioso. Paulo de Tarso explica bem essa condição em sua Epístola aos Tessalonicenses.

Irmãos, quanto aos tempos e épocas, não precisamos escrever-lhes,
pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite.
Quando disserem: “Paz e segurança”, então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão.
Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão.
Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas.
(1 Tessalonicenses 5:1-5)

II- Como Foi Nos Dias de Noé – Lição 4: Esteja Alerta e Vigilante, Jesus Voltará

Jesus comparou esses dias aos dias de Noé, as pessoas festejarão, comerão, se darão em casamento e escarnecerão dos que ainda aguardarem o juízo Divino sob um mundo tão corrompido (2 Pe 3:4). É nesse cenário que Cristo voltará, tão repentinamente e visivelmente como um relâmpago, tão inesperadamente como um ladrão que surpreende uma casa em plena noite quando todos dormem.

III- A Corrupção Geral na Terra – Lição 4: Esteja Alerta e Vigilante, Jesus Voltará

Se considerarmos todas as passagens bíblicas sobre os momentos que antecedem a volta de Cristo, perceberemos que será um momento de grande apostasia, onde o homem da iniquidade será manifestado e o mundo o acolherá (2 Ts 2). Esse momento será um momento de provação para a Igreja, e só irão perseverar aqueles que realmente foram feitos novas criaturas em Cristo Jesus. O cristianismo parecerá estar em declínio, os mandamentos de Deus completamente ignorados, a moralidade contestada, e o que é imoral e pervertido será posto como padrão a ser seguido.

Nos dias em que vivemos já podemos perceber aspectos desse momento. Por exemplo, o modelo tradicional de família já está sendo negado, a descrição “pai” e “mãe” nas certidões de nascimento podem estar com os dias contados, o mundo já pede um novo padrão, uma nova moral, um novo deus. Isso é apenas um exemplo, apenas um dos lados, mas as coisas piorarão de uma maneira nunca vista antes (Mc 13:19). Jesus comparou a sociedade desses últimos momentos que antecederão Sua volta com a sociedade de Gênesis capítulo 6. Talvez os verdadeiros seguidores de Cristo, com seus ideais antiquados serão identificados como uma ameaça à evolução da sociedade, um atentado à nova cultura, algo que deva ser combatido. É nesse momento que veremos a diferença entre as virgens prudentes e as loucas, entre os sábios e os tolos, entre os crentes verdadeiros e os hipócritas.

IV- Como Foi nos Dias de Ló – Lição 4: Esteja Alerta e Vigilante, Jesus Voltará

Jesus também comparou os momentos que precedem Sua vinda com os dias de Ló, quando este vivia na cidade de Sodoma. Todos nós conhecemos bem essa história, e também sabemos como o juízo de Deus veio sobre aquele povo. Como já dissemos no tópico anterior, o mundo em que vivemos atualmente em muito já se assemelha às cidades de Sodoma e de Gomorra.

Receber Estudos da Bíblia

Conclusão – Lição 4: Esteja Alerta e Vigilante, Jesus Voltará

Algumas pessoas ainda esperam melhoras para esse mundo, mas segundo o que a Bíblia nos ensina isso não ocorrerá, ao contrário, o mundo irá piorar cada vez mais.

Quanto a nós, devemos sempre nos atentar ao fato de que a volta de Cristo é uma promessa real e deve ser o momento mais aguardado pela Igreja. Jesus, pela Sua Palavra, nos exorta constantemente sobre como deve ser o comportamento do cristão verdadeiro diante desse evento tão maravilhoso: vigiar e estar preparado, pois Ele voltará!

Apoio Teológico:

O Sermão Escatológico de Jesus

A Parábola das Dez Virgens

Escola Dominical – Lições Bíblicas 1º Trimestre 2016: O Final de Todas as Coisas – Esperança e Glória Para os Salvos EBD CPAD – Lição 4: Esteja Alerta e Vigilante, Jesus Voltará.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

2 Comentários

  1. Amo os estudos
    Do estilo adoração
    São bem explicados e verdadeiros
    Deus abençoe que nunca desanime
    Pera nos trazer estes ensinos maravilhosos…
    A paz do SENHOR