Lição 9: A Vinda de Jesus em Glória

A Vinda de Jesus em Glória é o tema da lição 9 das Lições Bíblicas CPAD do 1º trimestre de 2016 para a Escola Bíblica Dominical. Nesta lição estudaremos esse momento tão glorioso, e as diferentes posições escatológicas sobre o assunto.

Texto Áureo:

Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
(Mateus 24:30)

Leitura Bíblica em Classe:

E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
(Mateus 24:29,30)

E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército.
E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.
(Apocalipse 19:19,20)

E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.
(Apocalipse 20:1-3)

Introdução: A Vinda de Jesus em Glória

A vinda de Jesus em glória e poder é o clímax de toda a história presente. Sem dúvida é o momento mais aguardado pela Igreja do Senhor. Como quase tudo dentro da escatologia bíblica, a vinda de Jesus também é tema de intensos debates.

Nem sempre foi assim, pois antes do século 19 havia “certa” concordância entre os cristãos sobre como se daria esse evento e, as discussões que ocorriam, estavam geralmente relacionadas ao que aconteceria após esse momento. Porém, foi no século 19, quando a visão Pré-Tribulacionista da volta de Cristo começou a ser massivamente ensinada de forma oficial, e adotada por várias denominações, que essa discussão ganhou seu ápice de controvérsia.

Neste texto abordaremos essas diferentes interpretações, além de analisarmos algumas características sobre esse evento tão glorioso.

  • Veja também: Quer melhorar o aproveitamento de suas aulas da EBD? Conheça um curso completo de formação para professores e líderes da Escola Bíblica Dominical.Conheça aqui! (Vagas Limitadas)

Jesus Voltará e Todos o Verão: A Vinda de Jesus em Glória

Como já dissemos, antes do século 19, havia quase uma unanimidade entre os cristãos sobre como se daria a Segunda Vinda de Cristo. Embora discordassem sobre a interpretação do Milênio, geralmente Pré-Milenistas Históricos, Amilenistas e Pós-Milenistas concordavam (e ainda concordam, salvo alguns casos de hiperpreterismo de alguns Pós-Milenistas) sobre as principais características desse momento.

É verdade que antes do século 19 há indícios da existência de alguns materiais propondo uma visão semelhante ao que conhecemos hoje como Pré-Tribulacionismo, porém foi no século 19, com o surgimento oficial da posição escatológica Pré-Milenista Dispensacionalista Clássica, que as maiores diferenças interpretativas apareceram. Isso aconteceu porque o Pré-Tribulacionismo, defendido geralmente pelos Dispensacionalistas Clássicos, dividiu a Segunda Vinda de Cristo em duas fases, sendo elas: Arrebatamento Secreto da Igreja, e Vinda de Cristo em Glória.

Vejamos como as principais correntes escatológicas interpretam esse evento:

  • Amilenismo: A segunda vinda de Cristo é um evento único e visível a todos, ou seja, não existe o conceito de arrebatamento secreto. No Amilenismo a Segunda Vinda de Cristo em glória e o arrebatamento é uma coisa só.
  • Pré-Milenismo Histórico: A Segunda Vinda de Cristo e o arrebatamento são o mesmo evento, tal como no Amilenismo.
  • Pós-Milenismo: Igual às visões anteriores, Cristo volta de forma visível e em glória em um único evento.
  • Dispensacionalismo Clássico: A Segunda Vinda de Cristo será dividida em duas fases, sendo a primeiro para arrebatar secretamente a igreja, e a segunda de forma visível e em glória após os sete anos de grande tribulação.

Particularmente, creio que a posição mais coerente biblicamente é que a vinda de Jesus será um único evento, visível a todos e após a Grande Tribulação. Não consigo encontrar fundamentação bíblica alguma para defender uma divisão desse evento em duas fases. Para saber mais sobre isso leia os textos:

Jesus Voltará Para Dar a Devida Recompensa Aos Ímpios

Devido as diferentes posições escatológicas, o objetivo da vinda de Cristo em glória, será diferente em posição com relação à outra:

  • Pré-Milenismo Dispensacionalista: de forma bem resumida, o objetivo da vinda de Jesus em glória para o Pré-Milenismo Dispensacionalista, será para castigar os ímpios e livrar o povo de Israel do extermínio. Tudo ocorrerá na chamada “Batalha do Armagedom”, onde o exército do Anticristo terá cercado o povo de Israel para destruir-lhes. Na ocasião, os judeus não terão condições de vencer essa guerra e muitos morrerão. Cristo então voltará, pisará os Seus pés no Monte das Oliveiras e destruirá o Anticristo que tentará atacá-lo. Após o Anticristo ter sido destruído e, juntamente com o Falso Profeta, lançado na condenação eterna, Cristo julgará as nações. Para muitos Dispensacionalistas, os representantes de cada nação se apresentarão diante de Cristo, e as nações serão julgadas pelo modo com que trataram Israel.
  • Pré-Milenismo Histórico e Amilenismo: existem muitas diferenças entre essas duas correntes escatológicas, porém, de forma geral, ambas concordam em relação ao objetivo principal da Segunda Vinda de Cristo. A volta de Jesus ocorrerá após o período de Grande Tribulação para buscar a Sua Igreja, livrando Seu povo da perseguição terrível que estará ocorrendo motivada pelo Anticristo e seu governo maligno. Cristo então destruirá o Anticristo. No Pré-Milenismo Dispensacionalista, existe total diferença entre Israel e Igreja, ou seja, Deus tem planos distintos para Israel e para a Igreja. Já no Pré-Milenismo Histórico e no Amilenismo, não existe essa diferença, isto é, Deus tem um só povo, a Igreja, que é o Israel espiritual. Logo, quando Cristo voltar para livrar o Seu povo, isso é uma referência à Igreja, e não ao Israel étnico, e, esse evento, é a Batalha do Armagedom.
  • Pós-Milenismo: nessa posição, alguns defendem que ocorrerá um período final de tribulação antes da vinda de Jesus, enquanto outros defendem que ocorrerá apenas uma grande apostasia. Já para outros (a maioria), o mundo estará uma maravilha e plenamente evangelizado nesse momento. Muitos Pós-Milenistas não acreditam no surgimento de um Anticristo escatológico, mas creem que qualquer um que se opõe a pregação do Evangelho age no espírito do Anticristo, ou seja, é um tipo de Anticristo. Nessa corrente escatológica, a volta de Cristo será com o principal objetivo de buscar Sua Igreja e condenar os ímpios.
Receber Estudos da Bíblia

Preparação Para o Milênio: A Vinda de Jesus em Glória

O Milênio também é tema de longos debates na escatologia bíblica. Não pretendo aprofundar o assunto nessa lição, pois trataremos especificamente sobre isso na próxima lição. Entretanto, podemos adiantar as principais diferenças entre as posições escatológicas acerca do Milênio:

  • Pré-Milenismo Dispensacionalista Clássico: Milênio futuro e literal após a segunda fase da Segunda Vinda de Cristo. O Anticristo e o Falso Profeta terão sido lançados no Lago de Fogo, e Satanás ficará aprisionado por mil anos literais. Nessa posição participará do Milênio a Igreja, o povo de Israel, bem como as nações que escaparem da Grande Tribulação e que tiverem apoiado Israel.
  • Pré-Milenismo Histórico: É reconhecido o Reino de Cristo na presente era com a Igreja, porém haverá também um reino milenar e literal no futuro após a Segunda Vinda de Cristo, com Jesus reinando sobre as nações do mundo (talvez não necessariamente o período seja de mil anos).
  • Amilenismo: O Milênio não é um período literal de mil anos. No Amilenismo o Milênio é espiritual onde os salvo reinam com Cristo no céu e sobre a terra, e começou na Primeira Vinda de Cristo.
  • Pós-Milenismo: Conforme o Evangelho for sendo pregado será iniciado o Milênio, onde o mundo inteiro será evangelizado e a maioria das pessoas será convertida. O cristianismo será o padrão e não a exceção, ou seja, a plantação será de trigo e não de joio (a referência a Parábola de Jesus é usada para defender esse conceito).

Conclusão: A Vinda de Jesus em Glória

Realmente existem muitas diferenças entre as correntes escatológicas, o que acaba dividindo opinião entre os Cristãos. Embora sejam nítidos os erros graves de algumas dessas posições, não considero nenhuma delas como uma heresia. Para mim, heresia seria uma posição que negasse a volta de Cristo, e isso nenhuma delas faz. O Importante é que Jesus voltará, e para sempre viveremos com Ele.

Meu conselho é que tenhamos muito respeito com quem pensa diferente de nós, e, mesmo que venhamos em algum momento debater algum assunto escatológico, que possamos fazer isso com sabedoria e sem arrogância. Eu tenho minha preferência escatológica, e defendo e ensino a posição que penso ser a mais coerente biblicamente.

Apoio Teológico

O Livro de Apocalipse

Como Estudar o Livro de Apocalipse?

O Sermão Escatológico de Jesus

Escola Dominical – Lições Bíblicas 1º Trimestre 2016: O Final de Todas as Coisas – Esperança e Glória Para os Salvos EBD CPAD – Lição 9: A Vinda de Jesus em Glória.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Um Comentário

  1. Parabéns pelo subsídio, o melhor que já vi até agora. Estudo todas as semanas nesta página. É de muita relevância teológica para a EBD. Continue nessa força e dedicação, os professores lhe agradecem. Abração.