Monte Ararate na Bíblia

O Monte Ararate está localizado a leste da fronteira da atual Turquia entre Armênia, Irã e Azerbaijão, e a sudeste do Mar Negro. Segundo o registro do livro de Gênesis, a arca de Noé repousou sobre “os montes de Ararate” (Gn 8:4). Neste estudo conheceremos um pouco mais sobre a região de Ararate na Bíblia.

O Monte Ararate

O Monte Ararate é a montanha mais alta da Turquia moderna. Na verdade ele possui dois picos. O maior, conhecido como “Grande Ararate”, possui 5.137 metros de altitude. O menor, conhecido como “Baixo Ararate”, possui 3.896 metros de altitude. A altitude do pico mais alto do Monte Ararate é alvo de certo debate, com algumas autoridades no assunto atestando uma altitude de 5.165 metros.

O Monte Ararate é um vulcão, porém não é possível estimar quanto teria sido sua última erupção. Acredita-se que por volta de 3.000 a.C. o Ararate estava em plena atividade.

O Monte Ararate na Bíblia

A palavra Ararate é citada quatro vezes na Bíblia, todas no Antigo Testamento. A passagem bíblica mais famosa envolvendo o Ararate está registrada no livro de Gênesis, e envolve os relatos do Dilúvio que atingiu a Terra no tempo de Noé.

De acordo com o texto bíblico (Gn 8:4), foi nas montanhas do Ararate onde a arca de Noé repousou após as águas do Dilúvio baixarem. É importante saber que isso não significa que a arca tenha ficado repousada exatamente sobre um dos dois grandes picos do Ararate, mas que pode ter ficado encalhada em qualquer lugar naquele planalto, ou seja, em toda a região que era conhecida como Ararate, incluindo os dois maiores picos.

As outras ocorrências do nome Ararate na Bíblia incluem:

  • A terra para onde fugiram Andrameleque e Sarezer, os parricidas de Senaqueribe, pedindo exílio. Esse episódio está registrado em 2 Reis 19:37 e no livro do profeta Isaías 37:38. Em algumas versões a expressão “terra de Ararate” em ambos os versículo é traduzida como “terra da Armênia“.
  • Alguns reinos convocados para destruir a Babilônia na conclamação profética do profeta Jeremias (Jr 51:27). Nesse versículo aparece a expressão “reinos de Ararate“.

A maioria dos estudiosos concorda que o Ararate bíblico é o “Urartu” que aparece nas inscrições assírias, um reino que se estendia até a região da atual Armênia. Tal termo também era utilizado para designar toda aquela vasta região.

Algumas inscrições em persa antigo que datam do século 6 a.C. já se referiam àquela região como “Armênia”. O reino de Urartu provavelmente desapareceu também por volta do século 6 a.C., num período próximo ao que viveu o profeta Jeremias.

A arca de Noé e o Monte Ararate

Como já foi dito, a Bíblia declara que a arca construída por Noé repousou nas montanhas de Ararate. Também falamos que tal informação pode indicar que a arca tenha estacionado na região montanhosa do Ararate e não necessariamente em um dos dois picos maiores.

Nas últimas décadas muitas expedições arqueológicas se propuseram a explorar esta região a fim de encontrar vestígios da arca de Noé. Durante este período, muitas pessoas afirmaram ter encontrado a famosa arca, entretanto nunca foi provado nada de concreto, ou seja, ninguém conseguiu fornecer qualquer evidência realmente satisfatória nesse sentido.

Vale dizer que existe uma grande dificuldade de exploração na região, pois por problemas geopolíticos várias expedições acabam sendo limitadas ou até mesmo proibidas.

Na verdade as chances de não existir mais nenhum fragmento da arca são bem maiores do que o contrário. Também existe possibilidade do próprio Noé tê-la desmontado para utilizar seu material na construção de abrigo ou para qualquer outra finalidade em sua tarefa de recomeçar novamente a civilização humana após o castigo divino.

Seja como for, para o verdadeiro cristão a Bíblia não necessita de provas arqueológicas ou documentos históricos que atestem a veracidade de seus registros. Apesar da arca nunca ter sido encontrada (embora há quem alegue o contrário), pela fé sabemos que realmente ela existiu e serviu perfeitamente o propósito para qual foi construída.

Aplicativo de Estudo Bíblico

Você pode gostar também Mais do autor

2 Comentários

  1. Maria O usuário diz

    Quero saber mais da Bíblia

  2. Maria O usuário diz

    Quero receber mais sobre a palavra

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.