Últimos Posts
Casa / Livros da Bíblia / O Evangelho de Mateus

O Evangelho de Mateus

O Evangelho de Mateus é o primeiro livro do Novo Testamento, e era o principal Evangelho utilizado pela Igreja Primitiva. Neste texto, faremos um panorama completo sobre esse livro tão importante para todos nós.

Quem foi o Autor do Evangelho de Mateus?

Como acontece também com os outros Evangelhos, no livro de Mateus não consta o nome do seu autor, porém a tradição da Igreja Primitiva o atribuiu a Mateus (também chamado de Levi), um dos doze apóstolos de Jesus. Embora alguns discordem, a atribuição da autoria do Evangelho a Mateus é bem aceita entre os estudiosos, desde os mais antigos até os mais modernos.

Em qual idioma o Evangelho de Mateus foi escrito?

O que causa mais discussão entre os estudiosos é em relação ao idioma em que o Evangelho de Mateus foi originalmente escrito. Alguns defendem que o livro de Mateus foi escrito em grego, porém o mais aceito é o idioma hebraico, defesa reforçada também por vários pais da Igreja Primitiva. Sobre o fato de ser encontrado o Evangelho de Mateus também em grego, uma das possibilidades aceita é de que Mateus mesmo poderia ter traduzido o livro, ou mesmo escrito também em grego em uma versão ainda mais completa.

Para quem o Evangelho de Mateus foi escrito?

Provavelmente o Evangelho de Mateus teve como destinatários a igreja de Antioquia, uma congregação formada por judeus e gentios. A forma com que o Evangelho cita promessas feitas no Antigo Testamento sobre a vinda do Messias, o fato da Genealogia de Jesus ter sido retroagida até Abraão, a repetida expressão “Jesus Filho de Davi”, a utilização do termo “Reino dos Céus” ao invés de “Reino de Deus” e o pouco aprofundamento em relação a costumes judaicos, comprovam que havia muitos judeus entre os destinatários.

Qual a data que foi escrito o Evangelho de Mateus?

A data que o Evangelho de Mateus foi escrito é incerta, mas muito provável que seja entre 60 d.C. e 80 d.C., sendo a primeira a possibilidade mais aceita, estando Mateus na Palestina. Existe uma dúvida se o Evangelho de Mateus foi escrito antes do Evangelho de Marcos. Caso tenha sido escrito depois, existe a possibilidade de Mateus ter utilizado como fonte em alguns momentos o Evangelho de Marcos.

Resumo e Propósito do Evangelho de Mateus

O propósito e tema do Evangelho de Mateus é apresentar Jesus como o Messias, Filho de Deus, sendo o cumprimento das profecias anunciadas pelos profetas no Antigo Testamento, e também Rei como pode ser comprovado na genealogia do capítulo 1, além de nos proporcionar relatos do ministério de Jesus por uma testemunha ocular.

O arranjo sistemático também é muito bem feito, trazendo uma categorização e organização dos temas de forma impecável.

Curiosidades sobre o Evangelho de Mateus:

  • Dentre os Evangelhos, este é o mais Judaico;
  • Era o Evangelho mais utilizado pela Igreja Primitiva, principalmente para discipulados;
  • É o Evangelho que mais cita a frase “para que se cumprisse o que fora dito“, treze vezes no total, sendo que em Marcos e Lucas essa frase não foi citada;
  • A palavra “reino” é encontrada cinquenta e seis vezes em Mateus, e a frase “Reino dos Céus” só é encontrada nesse Evangelho;
  • É o Evangelho que mais apresentou Jesus como Rei dos Judeus;
  • Os cinco sermões principais encontrados no Evangelho (Sermão do Monte, Instruções aos Doze, As Parábolas do Reino, A Comunidade Cristã que trata do caráter dos verdadeiros seguidores do Senhor e o Sermão Escatológico de Jesus) contém os textos mais completos entre os Evangelhos sobre o ensino de Jesus;
  • Embora tenha sido originalmente escrito para os judeus, o Evangelho de Mateus claramente demonstra que a sua intenção não era apenas que ficasse restrito a eles, mas que fosse propagado também entre os gentios através dos tempos.

Sobre Daniel Conegero

Daniel Conegero
Daniel Conegero é o líder do Projeto Estilo Adoração. Começou a pregar a Palavra de Deus com apenas 3 anos de idade. Aos nove anos começou a compor e liderar o louvor na igreja. É professor de Teologia e também da Escola Bíblica Dominical na igreja em que congrega. É formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Além disso, verifique

Epístola de Paulo a Filemom

Epístola de Paulo a Filemom

A Epístola a Filemom é a mais curta de todas as cartas escritas pelo Apóstolo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *