O Que Significa Amém na Bíblia?

Amém significa “que assim seja” ou “certamente”. Independentemente do idioma, essa palavra é muito utilizada por pessoas do mundo todo, mas nem todos sabem exatamente o que significa amém.

O que significa Amém na Bíblia

Etimologia da palavra amém

Amém é uma transliteração do termo hebraico ‘amen, que significa “firmeza”. Esse termo hebraico deriva de uma raiz que significa “crer”, “constante” ou “digno de fé”. Na Septuaginta (versão grega do Antigo Testamento) e no próprio Novo Testamento, o termo grego apenas translitera o hebraico.

No original, podemos encontrar essa palavra logo no livro de Gênesis, numa referência à fé de Abraão, onde lemos que “Abraão creu no Senhor” (Gênesis 15:6). Essa expressão originalmente indica que Abraão disse “amém” à promessa de Deus.

O significado de “amém” na Bíblia

Na Bíblia, a palavra amém é aplicada basicamente no sentido de concordância com algo que foi dito, ou como uma expressão que atesta a validade de determinada coisa. Nesse último caso, seu significado transmite essencialmente o sentido de “verdadeiro”.

Assim, ela aparece em diversas passagens como uma expressão de concordância. Essa concordância pode ser em relação a uma ordem dada, a um determinado anúncio, a uma profecia pronunciada, a uma oração ou benção (1 Reis 1:36; 1 Crônicas 16:36; Neemias 5:13; 8:6; Jeremias 28:6).

Também percebemos que em muitos casos essa palavra coloca o ouvinte como alguém responsável por aceitar as consequências do que foi dito. Nesses casos, geralmente a sentença consiste num juramento ou em uma maldição (Números 5:22; Deuteronômio 27:15; cf. Jeremias 11:5).

Algumas vezes o uso dessa palavra é duplicado. Isso ocorre com o objetivo de atribuir uma ênfase ainda maior ao que está sendo dito e concordado. Um exemplo disto ocorre no Salmo 41:13, onde lemos: “Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, de eternidade a eternidade! Amém e amém!”.

A palavra “amém”, aplicada como uma concordância em relação a uma benção ou doxologia, tornou-se comum na adoração das sinagogas. Mais tarde, da mesma forma ela foi adotada na liturgia dos cultos da Igreja Primitiva (cf. 1 Coríntios 14:16). Os cristãos usavam essa palavra para demonstrar a aprovação dos ouvintes depois das orações.

A palavra “amém” no Novo Testamento

No Novo Testamento a palavra “amém” aparece em diversas passagens. No livro do Apocalipse, por exemplo, essa palavra é utilizada como confirmação da esperança pela volta de Cristo (Apocalipse 1:6,7; 22:20).

Jesus também utilizou essa palavra como uma forma de apontar para sua própria autoridade e para atestar a veracidade de seu ensinamento. Isso é o que ocorre na fórmula “em verdade, em verdade vos digo”, muitas vezes pronunciada pelo nosso Senhor. Nessa frase, a expressão “em verdade” traduz o original “amém”. Isso significa que originalmente lemos: “amém, amém vos digo” (Mateus 5:18; Lucas 4:24; João 6:47; etc).

Jesus iniciava sua afirmação com essa palavra para certificar e enfatizar o ensino que vinha a seguir. Mas a maneira com que Jesus aplicava a palavra “amém” é incomparável e sem paralelo. Nenhum escriba ou rabi a utilizou dessa forma.

Receber Estudos da Bíblia

Amém como um título

Em Isaías 65:16 encontramos a expressão: “Deus da verdade”. Essa expressão no original aparece literalmente como “Deus do amém”. É um tipo de título que se refere ao fato de que Deus se mostra fiel à sua Palavra.

De forma semelhante, essa palavra também é utilizada como um título para Jesus. Em Apocalipse 3:14 podemos ler: “Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus”.

A expressão que designa Jesus como “o Amém” significa que Ele é a encarnação da verdade de Deus. Isso significa que Ele é o fiel cumpridor das promessas de Deus e de seus propósitos eternos. Essa expressão é paralela à designação de Cristo em Apocalipse 19:11 como “Fiel e Verdadeiro” (cf. Apocalipse 3:7).

É dessa mesma forma que o apóstolo Paulo escrevendo aos irmãos de Corinto aplicou a palavra “amém” (2 Coríntios 1:20). Ele estava ensinando que Cristo cumpre todas as promessas de Deus a seu povo.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar