Parábola: Uma Lição Para a Vida

Parábola: uma lição para a vida! As parábolas ensinadas por Jesus trazem mensagens profundas e fundamentais aos seus seguidores. Elas não são simplesmente histórias inventadas como outras parábolas quaisquer.

Por definição, basicamente uma parábola é uma ilustração. É uma pequena narrativa que emprega linguagem figurada para transmitir uma mensagem, principalmente através de comparações ou analogias. As verdades ensinadas nas parábolas são comunicadas por meio de símbolos. Existem outras figuras de linguagem que se assemelham muito à parábola, como: alegoria, fábula, símile e metáfora.

Nem todas as parábolas de Jesus são, tecnicamente, parábolas. Algumas são símiles, outras são metáforas, e outras são alegorias. Mas popularmente os leitores da Bíblia costumam designar todas essas narrativas como sendo parábolas. Saiba mais sobre o que é uma parábola.

  • Veja também: Quer melhorar o aproveitamento de suas aulas da EBD? Conheça um curso completo de formação para professores e líderes da Escola Bíblica Dominical. Conheça aqui! (Vagas Limitadas)

A arte de ensinar por parábolas

A prática de Jesus contar histórias para ensinar certas verdades não era uma novidade no primeiro século. Os próprios rabinos costumavam se utilizar de parábolas em seus ensinamentos. Além disso, desde os tempos do Antigo Testamento há registros de histórias que trazem elementos alegóricos, parabólicos e metafóricos (cf. Ezequiel 17:1-10; 19:10-14; 23:1-29; 37:1-14).

Mas é claro que nenhuma outra parábola é uma lição para vida de tal modo como são aquelas contadas por Jesus Cristo. Suas histórias, e as lições transmitidas por elas, não podem ser comparadas e equiparadas a nenhuma outra.

Jesus realmente usou muitas vezes desse recurso de contar histórias. Não é necessário concluir que necessariamente todas as parábolas contadas por Ele estão registradas no Novo Testamento. Os Evangelhos, sobretudo os Sinóticos, trazem uma rica seleção que contém todas as parábolas que o Senhor achou por bem que deveriam ficar registradas nas Escrituras. Saiba o que são os Evangelhos Sinóticos.

Normalmente os intérpretes formulam uma lista com cerca de quarenta parábolas presentes no Novo Testamento. A diferença nesse número depende da forma como certas narrativas são classificadas como sendo parábolas ou não.

Receber Estudos da Bíblia

Lições acerca dos mistérios do reino do céu

Em suas histórias Jesus empregava diretamente exemplos e elementos de seu cotidiano. Em suas parábolas é possível perceber claramente o contexto da vida na Palestina do primeiro século.

Por isso em algumas de suas histórias Jesus usa como pano de fundo certas práticas que eram corriqueiras em Jerusalém, como na Parábola do Fariseu e o Publicano. Em outras Ele recorre às experiências da vida no campo, como na Parábola do Joio e do Trigo. Em outras ainda ele cita exemplos relacionados à cultura da época, como na Parábola das Dez Virgens. A região da Galileia, especialmente com seu grande lago, o Mar da Galileia, também esteve presente na mente do Senhor Jesus ao formular suas parábolas. A Parábola da Rede é um bom exemplo disso.

Mas engana-se quem pensa que as parábolas tornam acessíveis e claros a todos os ensinamentos a respeito do reino do céu. Na verdade é exatamente o oposto disso.

Ao contar essas histórias, Jesus estava cumprindo as Escrituras. Ele estava revelando as verdades espirituais àqueles que foram dados a conhecê-las; mas ao mesmo tempo estava ocultando tais verdades àqueles que deveriam ter sua confusão e incredulidade aumentadas.

Aqueles que demonstram hostilidade a Cristo e seu Evangelho não ficam impunes. Eles enxergam, mas não veem de fato; eles ouvem, mas não entendem realmente (Mateus 13:11-17). Entenda por que Jesus ensinava por parábolas.

É como aconteceu com Faraó. Ele endureceu o coração e Deus o tornou ainda mais duro (Êxodo 7:22; 8:15-32; 9:7-12). Deus entrega o pecador impenitente à plenitude de sua própria ignorância e incredulidade (cf. Provérbios 29:1). Então enquanto para alguns a parábola é uma lição para a vida ao revelar os mistérios do reino do céu, para outros a mesma parábola faz aumentar o juízo divino sobre eles.

Se você quer se aprofundar mais neste assunto, conheça também um material completo que preparamos contendo a explicação de todas as parábolas de Jesus. Clique e saiba mais aqui.

1 comentário em “Parábola: Uma Lição Para a Vida”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close