Qual Era o Tamanho da Arca de Noé?

Muitas pessoas tem curiosidade sobre qual era o tamanho da arca de Noé, principalmente para entender se realmente ela conseguiria comportar toda a carga que deveria ser levada durante os dias de inundação na terra.

Antes de qualquer coisa, é importante termos em mente que, embora tenha sido Noé que construiu a arca, ela foi projetada pelo próprio Deus, portanto, seja como for, o que sabemos com certeza é que a arca possuía o tamanho necessário para atender as necessidades do plano de Deus.

O que a Bíblia diz sobre o tamanho da arca de Noé?

A Bíblia responde perfeitamente a pergunta sobre qual era o tamanho da arca de Noé nos dando as dimensões precisas no capítulo 6 do livro de Gênesis:

Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.
E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.
Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.
(Gênesis 6:14-16)

Embora a Bíblia nos forneça as dimensões exatas, existem varias sugestões de tamanho para a arca, isso devido as diferentes interpretações sobre qual seria o tamanho do côvado descrito em Gênesis. O côvado é uma unidade de medida muito usada na antiguidade, e equivale ao comprimento do antebraço de um adulto, ou seja, do cotovelo até a ponta do dedo maior. Ao longo da história, principalmente devido à diferença de estatura entre os povos, essa medida já representou valores que variam entre 43 a 56 centímetros.

Muitos estudiosos acreditam que a medida mais provável para o côvado hebraico antigo talvez seja algo em torno de 48,1cm. Considerando essa medida teremos então aproximadamente as seguintes dimensões:

  • Comprimento da arca: 144,45 metros;
  • Largura da arca: 24 metros;
  • Altura da arca: 14,45 metros;

A arca possuía três pavimentos e, considerando tais medidas, a área total da arca seria aproximadamente 10.345 m², o que resultaria em um volume total 50.168 m³, com capacidade para 13.960 toneladas, o que colocaria a arca de Noé na categoria de um navio de grande porte.

Se considerarmos a medida máxima para o côvado (o que não seria absurdo visto que o côvado egípcio antigo teria cerca de 55,58 cm) as dimensões da arca seriam de até 168 metros de comprimento, 28 metros de largura e 17 metros de altura, fazendo com que o volume total alcançasse algo em torno de 80.000 m³.

Outro dado importante é que Gênesis 7:20 parece indicar que arca totalmente carregada afundou metade de sua altura (quinze côvados) na água. Considerando a primeira projeção de tamanho, isso significa que a arca afundou 7 metros na água.

Com tais dimensões a arca teria tamanho suficiente para carregar toda a carga que lhe foi submetida. Estima-se que os animais tenham ocupado no máximo 56% de seu volume total, e o restante de sua capacidade foi utilizado para armazenar alimentos e outras coisas mais. Para saber mais sobre o carregamento da arca, leia nosso texto sobre quantos animais caberiam na arca de Noé.

Textos Relacionados:

Quem foi Noé?

Quem são os filhos de Deus e as filhas dos homens de Gênesis 6?

Quantos animais caberiam na Arca de Noé?

Aplicativo de Estudo Bíblico

Você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.