É amplamente aceito entre os cristãos que quem escreveu o livro de Ageu no Antigo Testamento foi o próprio profeta Ageu. As tradições judaica e cristã atribuem a autoria desse livro ao profeta que recebeu a revelação divina que está registrada nele.
Mas como ocorre com quase todos os livros bíblicos, também há alguns críticos que contestam a autoria normalmente aceita a respeito do livro de Ageu. Alguns estudiosos, por exemplo, sugerem que o livro é obra de vários autores, ou que ele foi escrito por algum escriba que apenas transmitiu as mensagens do profeta Ageu; ou ainda que o livro foi resultado da compilação de um editor posterior.
De forma mais especulativa, geralmente quem pensa assim alega que o livro traz uma linguagem mais complexa em relação àquela esperada de um profeta do século 6 a.C. No entanto, o livro de Ageu possui uma estrutura bem unificada, e não há nenhuma evidência séria que sirva para afirmar que quem escreveu o livro de Ageu não foi o profeta bíblico de mesmo nome.
Portanto, a posição que atribui a autoria do livro ao profeta Ageu continua sendo a mais correta e confiável. Inclusive, a tradição cristã sobre a autoria de Ageu é muito antiga, e recua até os primeiros séculos da Igreja.
Quando o livro de Ageu foi escrito?
O livro de Ageu localiza de forma clara o contexto de sua mensagem. Ageu viveu no contexto da reconstrução do Templo em Jerusalém liderada por Zorobabel depois que a comunidade da aliança havia ficado por décadas no exílio babilônico.
Em sua linha introdutória, o autor do livro de Ageu informa que recebeu a Palavra do Senhor no segundo ano do reinado do rei Dario I, o monarca que governou a Pérsia entre 522 e 486 a.C. Inclusive, é possível saber que as mensagens registradas no livro foram dadas por Deus entre agosto e dezembro de 520 a.C. Isso porque Ageu teve o cuidado de datar cada um de seus oráculos da parte de Deus, algo não muito comum na literatura profética.
A porção do texto que forma o capítulo 1 do livro de Ageu, é a mensagem que o profeta recebeu do Senhor no primeiro dia do sexto mês do segundo ano do rei Dario I. Provavelmente isso significa que Ageu recebeu essa mensagem em 29 de agosto de 520 a.C.
A segunda mensagem de Ageu foi recebida por ele no vigésimo primeiro dia do sétimo mês do mesmo ano, ou seja, provavelmente o equivalente a 17 de outubro de 520 a.C., em nosso calendário (Ageu 2:1-9).
Ageu recebeu a terceira mensagem da parte do Senhor no vigésimo quarto dia do mês nono, no segundo ano de Dario I (Ageu 2:10-19). Já a quarta e última mensagem de Ageu foi recebida nesse mesmo dia. Então, provavelmente o Senhor deu essas duas mensagens a Ageu em 18 de dezembro de 520 a.C.
Portanto, o livro escrito por Ageu registra essas mensagens proféticas que o profeta recebeu do Senhor e comunicou ao povo no contexto desafiador de reconstrução do Templo de Jerusalém. As mensagens presentes no livro de Ageu, encorajaram o povo a enfrentar a oposição externa e a combater o desânimo interno, depositando sua confiança no Senhor.