Quem Foi Merabe Filha de Saul na Bíblia?

Merabe foi a filha primogênita de Saul. A história de Merabe ficou conhecida na Bíblia especialmente pela forma como ela quase foi dada em casamento ao jovem Davi. O significado exato do nome Merabe é desconhecido.

A Bíblia não traz muitas informações sobre quem foi Merabe. É bem provável que o nome de sua mãe fosse Ainoã, a esposa de Saul citada na Bíblia (cf. 1 Samuel 14:50); embora é sabido que o rei Saul possuía concubinas. O texto bíblico ainda registra que o rei Saul tinha duas filhas: Merabe e Mical. Merabe era a filha mais velha, e Mical a filha mais nova.

Merabe foi prometida a Davi

A Bíblia relata que após Davi ter derrotado o gigante Golias, sua fama cresceu muito em Israel. A princípio, Saul colocou Davi em uma posição de destaque em seu exército, mas tão logo a inveja tomou conta do seu coração e ele começou a perseguir Davi.

Saul, no entanto, percebia que Davi tinha sucesso porque o Senhor era com ele. Além do mais, as tribos do norte de Israel e Judá o amavam, e Saul de certa forma tinha medo de Davi. Antes disso, Saul já havia prometido dar sua filha em casamento ao homem que aceitasse o desafio de Golias e matasse o guerreiro filisteu. Como Davi foi esse homem, Saul procurou usar essa promessa não apenas para colocar Davi em sua família, mas para criar as condições favoráveis para que ele fosse morto em batalha.

Foi dessa forma que Saul prometeu dar Merabe como esposa a Davi, e acrescentou a condição de que Davi guerreasse as guerras do Senhor. Com isso, Saul basicamente esperava que os filisteus matassem Davi (1 Samuel 18:17).

Diante da proposta de Saul, Davi alegou não pertencer a uma posição social digna de se casar com a filha do rei de Israel. Porém, o texto bíblico diz que quando chegou o tempo de Merabe ser dada a Davi, Saul não cumpriu sua promessa e acabou dando a moça por mulher a outro homem, Adriel, o meolatita (1 Samuel 19:19).

O escritor bíblico não fornece nenhuma explicação a respeito do porquê Saul mudou de ideia e casou Merabe com outro homem. Mas é possível que a atitude de Saul tivesse a ver com o seu comportamento neurótico. Àquela altura, o rei Saul já era um homem perturbado, com seu espírito consumido pelo ódio, ciúme e raiva. Saul via Davi como seu rival, e queria prejudicá-lo de todas as formas.

Por fim, Merabe não se casou com Davi, mas sua irmã mais jovem, Mical, acabou se casando com ele. Na verdade, Saul viu no casamento de Davi com Mical a possibilidade de poder colocar Davi numa armadilha em que ele finalmente fosse morto pelos filisteus.

O que aconteceu com Merabe, filha de Saul?

Depois desses acontecimentos envolvendo a trama de Saul para casar uma de suas filhas com Davi, o texto bíblico não registra mais detalhes sobre a vida de Merabe. Dessa forma, não é possível saber como foi a sequência de sua vida ao lado de Adriel. A única exceção é um versículo em que a Bíblia informa que Merabe e Adriel tiveram ao menos cinco filhos (2 Samuel 21:8).

Mas os filhos de Merabe tiveram um final muito trágico. Eles foram entregues pelo rei Davi aos gibeonitas como consequência da traição de Saul contra aquele povo. Pelo que Saul havia feito, ao perseguir e matar muitos gibeonitas, eles pediram que Davi entregasse sete descentes de Saul para serem enforcados. Davi poupou Mefibosete, filho de Jônatas, mas entregou a eles os cinco filhos de Merabe, e os dois filhos de Rispa, concubina de Saul.