Quem Foi Ainoã Esposa de Saul? Ela Também Foi Esposa de Davi?

Ainoã foi a esposa de Saul na Bíblia. Ela era filha de Aimaás e é citada na Bíblia no Antigo Testamento no primeiro livro de Samuel (1 Samuel 14:50). O nome Ainoã significa “meu irmão é deleite”, e em algumas traduções bíblicas esse nome é registrado como Aquinoã. Além da esposa de Saul, na Bíblia uma das esposas de Davi também é citada com esse mesmo nome.

Apesar de ter sido a esposa do rei Saul, o primeiro rei de Israel, a Bíblia não traz qualquer detalhe sobre a história de Ainoã. Apesar de a Bíblia informar que Saul teve vários filhos, em nenhum momento é revelado de forma clara se Ainoã era a mãe de todos eles, ou de apenas um e outro. Mas parte dos estudiosos acredita que talvez Ainoã realmente tenha sido a mãe dos filhos de Saul citados nominalmente no livro de Samuel.

O versículo bíblico onde Ainoã é citada, traz apenas a seguinte informação: “A mulher de Saul chamava-se Ainoã, filha de Aimaás. O nome do general do exército, Abner, filho de Ner, tio de Saul” (1 Samuel 14:50).

Mas esse breve versículo traz uma informação importante sobre quem foi Ainoã. O texto registra o nome do seu pai, Aimaás, e essa informação torna-se muito útil na sequência do texto bíblico, pois ajuda os leitores da Bíblia a não confundir a esposa de Saul com outra mulher citada no mesmo livro.

Ainoã foi esposa de Saul e esposa de Davi?

O livro de Samuel indica que uma das esposas de Davi também se chamava Ainoã. Por conta disso, muitas pessoas acabam pensando, equivocadamente, que a esposa de Saul depois acabou se casando com Davi. Porém, não foi isso o que aconteceu. A esposa de Davi apenas tinha o mesmo nome da esposa de Saul.

O texto bíblico traz alguns detalhes importantes que indicam claramente a distinção entre as duas mulheres. Em primeiro lugar, a respeito da origem das duas mulheres, o texto diz que Ainoã, a esposa de Saul, era filha de Aimaás — ou Aquinaás, dependendo da tradução. Já a esposa de Davi é descrita como uma mulher de Jezreel, uma terra que ficava ao norte do monte Gilboa.

Em segundo lugar, o contexto em que Davi se casou com Ainoã torna impossível que ela fosse a esposa de Saul que tinha esse mesmo nome. A Bíblia diz que antes de Ainoã ser esposa de Davi, ele teve um relacionamento com Mical, a filha de Saul. O rei Saul entregou Mical como esposa a Davi (1 Samuel 18:20-30). Mas o problema é que um tempo depois Saul tirou Mical de Davi e a deu a outro homem.

Receber Estudos da Bíblia

E parece que foi após ter perdido Mical que Davi se casou com Ainoã (1 Samuel 25:43,44). Portanto, obviamente não faz nenhum sentido pensar que Davi se casou com a esposa de Saul depois de o próprio Saul ter tomado sua filha Mical, que era mulher de Davi, e tê-la dado a outro homem.

Na primeira vez que Ainoã, a esposa de Davi, é citada no texto bíblico, isso ocorre em associação ao outro casamento de Davi com Abigail. Então, nesse ponto os estudiosos discutem a respeito de com quem Davi se casou primeiro, se com Ainoã ou com Abigail. Sobre isso, a posição mais aceita é a de que Davi se casou primeiro com Ainoã e depois se casou com Abigail.

Quem pensa assim chega a essa conclusão pelo fato de que na maioria das passagens bíblicas em que as duas mulheres são citadas juntas, Ainoã sempre é mencionada primeiro — apesar de o casamento de Davi com Abigail ser citado antes do casamento de Davi com Ainoã. Além disso, Ainoã foi a mãe de Amnom, o primeiro filho de Davi; enquanto que Abigail foi a mãe de Quileabe, o segundo filho de Davi (2 Samuel 3:1-3). Considerando tudo isso, fica claro que Ainoã, esposa de Saul, e Ainoã, esposa de Davi, eram pessoas diferentes.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar