A Superioridade de Jesus em Relação a Moisés

A superioridade de Jesus em relação a Moisés é o tema central do capítulo 3 da Epístola aos Hebreus. Nos capítulos anteriores o escritor neotestamentário já havia afirmando a superioridade de Cristo em relação aos anjos (Hebreus 1:1-2:18).

No mesmo capítulo, ao dizer que Jesus é superior a Moisés, o escritor também faz uma importante exortação. Ele chama a atenção de seus leitores para o perigo da incredulidade e da desobediência (Hebreus 3:7-4:13).

Moisés, o servo fiel

Ao comparar Moisés e Cristo, o escritor de Hebreus não despreza a pessoa e o exemplo de Moisés. Na verdade ele mostra Moisés como um servo fiel. Então ele compara o servo fiel com o Filho fiel.

Cristo é o Filho fiel, enquanto Moisés é o servo fiel (Hebreus 3:1-6). Moisés foi o grande legislador de Israel. Durante sua jornada ele teve o privilégio de falar com Deus face a face, e até mesmo de ver a sua forma (Números 12:8). Moisés certamente era uma pessoa comprometida com os propósitos de Deus, e que zelava por sua honra e glória. Saiba mais sobre quem foi Moisés.

Sem dúvida ele é o personagem bíblico mais importante do Antigo Testamento. Ele foi usado por Deus para tirar o povo de Israel do Egito. Depois, foi ele quem recebeu e transmitiu ao povo a Lei no Sinai. O Pentateuco escrito por ele fornece as bases que repousam o desenvolvimento de todo o restante da narrativa bíblica.

Com tudo, Moisés era nada mais que um servo de Deus. Considerando o ministério para o qual ele foi designado pelo Senhor, sob certo aspecto Moisés prefigura Cristo. Ele serviu como um tipo de mediador da antiga aliança.

  • Veja também: Quer melhorar o aproveitamento de suas aulas da EBD? Conheça um curso completo de formação para professores e líderes da Escola Bíblica Dominical.Conheça aqui! (Vagas Limitadas)

A superioridade de Jesus

Mas Cristo é o mediador da nova aliança. A antiga aliança apontava para Cristo, em quem encontra seu cumprimento pleno. Por isso Cristo trouxe a nova aliança. Essa nova aliança é superior à antiga aliança, pois ela é a expressão suprema da aliança da graça de Deus com os pecadores (Hebreus 7-10).

Embora o autor de Hebreus compare Moisés e Cristo favoravelmente quanto à fidelidade de ambos, ele também estabelece um contraste quanto à honra de ambos. A honra de Cristo é incomparável. Enquanto Moisés era simplesmente um servo “em toda casa de Deus”, Jesus é o “Filho, em sua casa” (Hebreus 3:5,6).

Cristo é aquele que estabeleceu todas as coisas. Como criador, Ele é digno de glória e honra (Hebreus 1:2; 3:3; cf. Colossenses 1:16). Nesse ponto o autor de Hebreus fala tanto da divindade de Jesus, quanto de sua distinção pessoal do Pai (Hebreus 3:6). Saiba por que Jesus é Deus.

De fato Moisés exerceu um serviço singular no plano soberano de Deus. Ele foi o ministro da Lei. Justamente por isso pode-se entender que o principal objetivo do ministério de Moisés era testemunhar de Cristo. O caráter temporário da Lei Mosaica apontava para as bênçãos futuras e permanentes trazidas por Cristo. O Tabernáculo terreno foi substituído, e Deus habita com seu povo através do Espírito Santo. Pela obra de Cristo, o eterno e perfeito Sumo Sacerdote, hoje temos acesso à presença de Deus.

Receber Estudos da Bíblia

O perigo da incredulidade em relação à superioridade de Jesus

Após o autor de Hebreus expor a superioridade de Jesus em relação a Moisés, ele também fala da importância em rejeitar a incredulidade diante de uma revelação tão grandiosa. Ele aconselha os seus leitores a receberem com firmeza à verdade sobre a superioridade de Cristo, conforme revelada na Palavra de Deus (Hebreus 3:7-4:13).

Em sua exposição o escritor faz uma citação do Salmo 95:7-11. Então para alertar os seus leitores, o autor lembra as peregrinações do povo de Israel pelo deserto após ter sido libertado do Egito. Mesmo os israelitas sendo testemunhas oculares de muitas obras milagrosas de Deus, ainda assim eles demonstraram descrença (cf. Êxodo 17; Número 14:22,23).

Para o escritor de Hebreus, diante da verdade da superioridade de Jesus em relação a Moisés, é inadmissível uma rejeição ao Filho de Deus para retornar a Moisés, o servo de Deus. Por isso ele fala da urgência em escutar e obedecer à voz de Deus, e da importância da perseverança, demonstrando a fé genuína através da fidelidade (Hebreus 3:7-19).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

4 Comentários

  1. A paz do senhor meus queridos gostaria de agradece pela ajuda que vcs tem nos dados através da lição e comentários extraordinário expirados pelo o espírito santo muito bom .
    Gostaria de deixar minha opinião sobre o mesmo se vcs podecem adicionar as referências também diretamente clicando em cima delas igual nos comentários destacados de azul. Esta e minha opinião desde já deixo meus agradecimento.

  2. É muito bom este ensino. Sobre a lição das escolas dominical. Pois é à melhor escola do mundo. Porque evangeliza enquanto ensina .nos ajuda muito nosso aprendizado, para apricar aos alunos.