Um Inimigo Que Precisa Ser Resistido

Satanás é um inimigo que precisa ser resistido. A Bíblia é muito clara ao afirmar que os crentes jamais devem ceder às investidas malignas do inimigo das nossas almas. Inclusive, o conceito bíblico acerca da realidade da verdadeira batalha espiritual trata exatamente dessa questão (Efésios 6:10-20). Os crentes, capacitados pelo Espírito Santo de Deus, são chamados a viver uma vida de santificação. Assim eles são habilitados a resistir ao inimigo.

  • Veja também: Quer melhorar o aproveitamento de suas aulas da EBD? Conheça um curso completo de formação para professores e líderes da Escola Bíblica Dominical. Conheça aqui! (Vagas Limitadas)

Um inimigo perigoso

À luz da Palavra de Deus, não há qualquer dúvida de que Satanás é um inimigo perigoso. Ele é um anjo caído mais poderoso que os homens, e dedica sua existência a fazer oposição a Deus, à Sua obra e ao seu povo. Seu maior empreendimento é conduzir as pessoas para cada vez mais longe de Deus.

Não é à toa que o apóstolo Pedro escreve que o diabo é um inimigo que anda ao derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (1 Pedro 5:8). Sua periculosidade fica expressa claramente em cada designativo que a Bíblia lha atribui. Os nomes e títulos pelos quais ele é chamado nas Escrituras indicam seu caráter maligno. Por exemplo: os dois principais, Satanás e diabo, significam adversário e acusador, respectivamente. Saiba mais sobre quem é o diabo.

Quando Pedro escreve sobre a ação destrutiva do inimigo, ele adverte os crentes dizendo: “Sede sóbrios; vigiai”. Na sequência ele indica que os cristãos precisam resistir ao adversário estando firmes na fé em Jesus Cristo (1 Pedro 5:8,9).

A boa notícia é que Deus concede ao seu povo, através da união com Cristo, a ajuda necessária e a força suficiente para toda e qualquer ocasião adversa. Apesar da oposição maligna, o plano eterno de Deus para a glorificação dos redimidos jamais será frustrado (1 Pedro 5:10).

Receber Estudos da Bíblia

O crente precisa resistir ao inimigo

O apóstolo Paulo também fala muito sobre Satanás como um inimigo que precisa ser resistido. Ao exortar os cristãos de Éfeso sobre como os cristãos devem despojar a velha vida e se revestir da nova vida em Cristo, Paulo alerta: “E não deis lugar ao diabo” (Efésios 4:27).

Sem dúvida o inimigo usa as obras da carne em sua tentativa de destruir a unidade entre os crentes e afastá-los de uma vida de santificação. Por esse motivo o apóstolo apresenta algumas maneiras pelas quais os crentes podem viver da forma que agrada a Deus.

Ele diz que os redimidos devem abandonar a mentira e prezar pela verdade; jamais devem ceder à ira descontrolada, mas serem caracterizados pelo domínio próprio; não devem buscar meios ilícitos de sobrevivência, mas o trabalho honesto; devem se guardar da linguagem destrutiva, mas propagar palavras que edificam; devem também se voltar da amargura, da ira e de toda discórdia, para o amor e o reconhecimento das dádivas de Deus (Efésios 4:25-31).

Assim os crentes devem ser imitadores de Deus (Efésios 5:1). Obviamente, isso consiste em viver uma vida de santidade ao Senhor. Nessa mesma linha Tiago também aconselha: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós (Tiago 4:7).

Tiago fala sobre o inimigo que precisa ser resistido num contexto em que ele trata das raízes que causam divisões entre os crentes. Dessa forma ele indica os desejos corruptos da carne como causa principal disso. Mas é interessante perceber que antes de ele falar sobre a resistência ao inimigo, ele fala da sujeição a Deus. Essa sujeição significa obediência a Deus e completa submissão a Sua vontade e aceitação de Sua autoridade. O inimigo foge do crente que o resiste com fé em Jesus Cristo e revestido da armadura de Deus em plena sujeição a Ele através da santificação.

1 comentário em “Um Inimigo Que Precisa Ser Resistido”

  1. Paz do senhor Jesus a TDS vcs muito bom o estudo aqui relatado sou professor de EBD e gosto muito da maneira que e esposto aqui Jesus o abençoe e que possamos estar sempre contando com vcs fica na paz do senhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close