Quem Foi Adoni-Bezeque na Bíblia?
Adoni-Bezeque é o nome ou o título do rei da cidade de Bezeque mencionado na Bíblia. A história de Adoni-Bezeque está registrada no Antigo Testamento, no livro de Juízes (Juízes 1:5-7). Ele ficou conhecido por ter tido seus dedos polegares das mãos e dos pés cortados após ser derrotado pelos israelitas; numa referência ao modo violento como tratava seus inimigos.
O nome Adoni-Bezeque provavelmente significa “senhor de Bezeque”. Por isso, muitos comentaristas acreditam que esse nome era, na verdade, um tipo de título real do rei cananeu. A cidade de Bezeque ficava localizada ao norte de Canaã, aproximadamente vinte quilômetros de Siquém.
A história de Adoni-Bezeque na Bíblia
Adoni-Bezeque aparece na Bíblia no contexto da sequência da conquista da Terra Prometida pelos israelitas após a morte de Josué. De acordo com texto bíblico, as tribos de Judá e Simeão atacaram e conquistaram a cidade de Bezeque. É provável que a tribo de Judá tenha sido ameaçada no Norte pelas forças militares cananeias lideradas por Adoni-Bezeque, e precisou enfrentar e resolver essa ameaça.
Os cananeus formavam um dos grupos que habitavam o território de Canaã, e os israelitas tinham recebido do Senhor a ordem para destruí-los. Inclusive, limpar a terra de Canaã de outros povos, fazia parte dos termos da aliança da qual os israelitas eram parte (cf. Deuteronômio 7; 20).
O escritor do livro de Juízes registra que o Senhor entregou aquele território nas mãos de Judá, e com a ajuda dos homens da tribo de Simeão, a tribo de Judá derrotou os cananeus e os ferezeus, e feriram em Bezeque cerca de dez mil homens. Adoni-Bezeque, por sua vez, tentou fugir, mas foi perseguido e preso pelos israelitas.
O castigo de Adoni-Bezeque
Quando a cidade de Bezeque foi capturada pelas tribos de Judá e Simeão, o texto bíblico registra um detalhe um tanto quanto curioso a respeito da vida de Adoni-Bezeque. O relato bíblico informa que, ao cair pelas mãos dos israelitas de Judá, Adoni-Bezeque teve os dedos polegares das mãos e dos pés cortados (Juízes 1:6).
Em seguida, diante desse castigo, a Bíblia diz que Adoni-Bezeque declarou: “Setenta reis, com os dedos polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam as migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou” (Juízes 1:7).
Isso significa que o castigo imposto a Adoni-Bezeque pelos israelitas de Judá não foi algo aleatório. Na verdade, esse era o castigo que Adoni-Bezeque costumava impor aos seus inimigos. Segundo sua própria declaração, antes disso ele também havia cortado os dedos polegares das mãos e dos pés de outros setenta reis. Surpreendentemente, Adoni-Bezeque também identificou o que lhe aconteceu como sendo um ato de justiça retributiva por parte de Deus.
Mas por que Adoni-Bezeque cortava os dedos polegares dos pés e das mãos de outros reis? A maioria dos intérpretes bíblicos concorda que essa prática de Adoni-Bezeque era um ato de soberania que servia para impossibilitar que seus reis vassalos pudessem lutar. Com os dedos polegares mutilados, esses reis não eram mais capazes de empunhar uma arma de forma adequada, e nem possuíam mais equilíbrio e agilidade para o combate.
A morte de Adoni-Bezeque
A Bíblia diz que após ter sido capturado pelos israelitas, o rei Adoni-Bezeque foi levado para a cidade de Jerusalém, onde acabou morrendo (Juízes 1:7). Fora isso, o texto bíblico não fornece mais nenhuma informação sobre a história de Adoni-Bezeque. Alguns comentaristas sugerem que talvez o rei de Bezeque tenha morrido em decorrência de alguma complicação pelas mutilações que sofreu, mas não há nenhuma evidência disso.
Algumas pessoas também estranham o fato de o rei Adoni-Bezeque ter sido levado para Jerusalém após ser capturado, uma vez que a cidade só foi ocupada pelos israelitas posteriormente no tempo do rei Davi. Contudo, não há nenhum problema nisso. O escritor do livro de Juízes deixa claro que naquele tempo a cidade de Jerusalém foi atacada pelos israelitas, mas seus habitantes jebuseus não foram expulsos naquele tempo pela tribo de Benjamim (Juízes 1:21).
Então, possivelmente algum tempo depois Jerusalém deve ter voltado ao controle dos jebuseus, talvez por falha no processo de ocupação por parte dos israelitas, até que foi recapturada pelo rei Davi.
Ainda sobre Adoni-Bezeque e Jerusalém, é importante saber que esse rei cananeu jamais deve ser confundido com Adoni-Zedeque, o rei de Jerusalém que articulou uma coalisão de reis amorreus para lutar contra Gibeão diante do avanço dos filhos de Israel sob a liderança de Josué.
Foi no contexto da batalha entre os filhos de Israel e os amorreus, que ocorreu o conhecido episódio em que, na linguagem do observador, o escritor bíblico registra que Josué orou e o sol e a lua pararam no céu (Josué 10:12-15). Naquela ocasião, o rei Adoni-Zedeque de Jerusalém foi morto por Josué junto com os reis de Hebrom, de Jarmute, de Laquis e de Eglom (Josué 21:16-27). Portanto, o rei Adoni-Zedeque de Jerusalém viveu antes do rei Adoni-Bezeque que foi levado a Jerusalém após ter sido derrotado pelos israelitas.