O Que Deus Criou no Quinto Dia da Criação?

No quinto dia da criação, Deus criou as criaturas aquáticas e as aves do céu (Gênesis 1:20-23). Obviamente este foi um ato criativo fundamental para a origem da diversidade da vida na Terra. Enquanto nos dias anteriores Deus preparou a Terra para servir de habitat para as criaturas viventes, no quinto dia as primeiras destas criaturas surgiram.

A ação de Deus no quinto dia da criação, não apenas enriqueceu o ecossistema da Terra, mas também revelou a magnificência e a profundidade da sabedoria e do poder criativo de Deus. Este dia mostra que as primeiras criaturas que habitaram a Terra não foram fruto do acaso ou de uma combinação aleatória de fatores, mas do poder de Deus manifestado em Sua vontade através de Sua Palavra que trouxe essas criaturas à existência.

A criação da vida aquática e das aves no quinto dia

No início do quinto dia da criação, Deus proclamou: “Povoem-se as águas de seres viventes, e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento do céu” (Gênesis 1:20). No hebraico, o texto bíblico literalmente transmite a ideia de “enxamear com enxames de criaturas vivas”, ou seja, o texto fala das águas produzindo vida abundantemente. No entanto, isto não significa que a água tem, em si mesma, o poder de produzir vida de forma espontânea. Na verdade, a água foi capaz de produzir vida apenas através da Palavra de Deus.

Então, com Sua ordem Deus trouxe à existência uma variedade de criaturas marinhas, desde os pequenos peixes até os grandes monstros marinhos, e também as aves para voar acima da terra. Na sequência da história bíblica, a ação de Deus no quinto dia da criação é relembrada, como fez o salmista, por exemplo, que louvou a Deus pela variedade e riqueza da obra da criação (Salmo 104:24-25).

A grande diversidade de criaturas aquáticas que habitam às águas, e de aves que voam no céu, cada uma segundo a sua espécie, demonstram a complexidade da vida criada por Deus, que projetou cada criatura com características únicas e propósitos específicos. Além disso, as criaturas marinhas e as aves desempenham papéis cruciais nos ecossistemas da Terra, contribuindo para o equilíbrio e a manutenção da vida.

O quinto dia também trouxe um elemento novo na dinâmica da criação. Isto porque, neste dia, Deus não apenas viu que sua criação era “boa”, mas também a abençoou, introduzindo, pela primeira vez, o conceito de “abençoar” na Bíblia. Esta bênção divina permitiu a proliferação e a frutificação dos seres vivos no ambiente aquático e aéreo, refletindo a generosidade e a provisão de Deus para suas criaturas.

Receber Estudos da Bíblia

Significado teológico do quinto dia da criação

A criação no quinto dia carrega um significado teológico profundo. Os “grandes monstros marinhos” mencionados em Gênesis 1:21, frequentemente eram associados a forças caóticas nas culturas pagãs da Antiguidade. Nas mitologias de povos antigos, como os cananeus e os babilônios, por exemplo, esses monstros marinhos eram vistos como rivais dos deuses criadores.

Mas através do relato do quinto dia da criação em Gênesis 1, os israelitas puderam saber que, diferentemente de outros povos do Antigo Oriente Próximo, eles serviam ao verdadeiro Deus contra quem nunca houve rivais. Isto quer dizer que o quinto dia da criação nos apresenta o supremo Criador de todas as coisas, e os temíveis monstros que causavam terror e representavam o caos e a rebelião nos mitos pagãos dos povos antigos, não passavam de meras criaturas de Deus, submissas e dependentes d’Ele.

Portanto, a criação da vida aquática e das aves no quinto dia, destaca a soberania de Deus sobre todas as criaturas. Na verdade, Deus não apenas criou as criaturas marinhas e as aves, mas também estabeleceu as leis naturais que governam suas vidas e interações.

Isto, então, nos lembra da dependência de todas as formas de vida em relação a Deus. Ele não só deu início ao processo da criação, mas continua a sustentar e a cuidar de todas as criaturas. A diversidade da vida marinha e das aves é um testemunho constante do poder criativo e do cuidado providencial de Deus, o Sustentador e o Governador de toda a criação.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico