Quem Foi Acsa na Bíblia?
Acsa foi a filha de Calebe citada no texto bíblico no contexto da conquista da Terra Prometida. A história de Acsa na Bíblia está registrada no Antigo Testamento, especialmente nos livros de Josué e Juízes (Josué 15:16-19; Juízes 1:12-15). Acsa também é citada brevemente no primeiro livro de Crônicas (1 Crônicas 2:49).
Provavelmente o nome Acsa transmite o significado de “tornozeleira”, no sentido de uma corrente de tornozelo. A Bíblia não traz praticamente nenhum detalhe sobre a vida da jovem, apenas informa que ela foi dada em casamento a Otniel, o primeiro juiz de Israel. Portanto, provavelmente Acsa viveu a maior parte de sua vida na fase inicial do período dos juízes de Israel.
O pai de Acsa, Calebe, havia sido um dos doze espias enviados por Moisés de Cades-Barnéia para sondar Canaã. Do grupo enviado, apenas ele e Josué demonstraram confiança na promessa de Deus e puderam entrar na Terra Prometida.
O casamento de Acsa e Otniel
Quando os israelitas avançaram sobre a terra de Canaã sob a liderança de Josué, Calebe reivindicou sua porção daquele território que havia sido prometido a ele desde o tempo de Moisés. Dessa forma, Calebe recebeu como herança uma terra entre os filhos de Judá na região montanhosa no sul de Canaã.
Naquele tempo, Calebe já era um homem idoso, e ele precisava expulsar os anaquins do território reivindicado. No entanto, mesmo assim ele não desistiu de tomar posse da terra que lhe havia sido prometida.
Então, no contexto da tomada de Quiriate-Sefer, uma terra que ainda não havia sido conquistada, Calebe prometeu dar a mão de Acsa, sua filha, ao homem que capturasse aquela cidade. A pessoa que liderou a conquista daquela cidade foi justamente Otniel, que também era aparentado de Calebe. À luz do texto hebraico, é possível que Otniel fosse sobrinho ou irmão de Calebe. Portanto, Acsa era prima ou, menos provavelmente, sobrinha de Otniel.
O pedido de Acsa
A Bíblia registra que após ter se casado com Otniel, Acsa o persuadiu a pedir um terreno adicional a seu pai, Calebe. Isso porque Calebe havia dado a ela uma terra seca no Neguebe. Então, Acsa foi até Calebe, e ele perguntou o que ela desejava. Acsa, por sua vez, pediu que Calebe lhe desse um presente, ou, literalmente, uma bênção. A maioria dos intérpretes do Antigo Testamento concorda que esse pedido de Acsa tinha a ver com o seu dote de casamento.
Esse presente era, na verdade, um campo fértil adicional onde houvesse fontes de água. Essas fontes de água adicionais, obviamente eram algo muito importante para a prosperidade de um povo numa região árida e desértica. Diante do pedido de Acsa, o texto bíblico informa que Calebe lhe concedeu as fontes superiores e as fontes inferiores (Juízes 1:15).
Muitos comentaristas têm enxergado o comportamento de Acsa ao buscar sua bênção, uma expressão de sua fé verdadeira. De fato, o pedido de Acsa se assemelha à atitude de fé de Calebe ao reivindicar a sua herança na Terra Prometida. Outros comentaristas também consideram Acsa como um modelo daquelas pessoas que demonstram confiança na Palavra do Senhor, e buscam em Cristo a bênção de sua plena herança.
Após esse registro envolvendo o pedido de Acsa, nada mais é dito sobre ela. A Bíblia não fornece nenhum detalhe a respeito de como foi a vida de Acsa ao lado de Otniel, o homem levantado por Deus para livrar os israelitas da opressão do rei da Mesopotâmia.