Casa / Personagens Bíblicos / Quem foi Noé na Bíblia? Conheça Sua História

Quem foi Noé na Bíblia? Conheça Sua História

Noé é um dos personagens mais famosos da Bíblia e sua história é contada no Livro de Gênesis. Noé teve uma vida muito diferente do restante da sociedade de sua época, e desempenhou um importante papel nas Escrituras. Neste estudo bíblico conheceremos um pouco mais sobre quem foi Noé na Bíblia.

Quem foi Noé e qual o significado de seu nome?

Noé, filho de Lameque da linhagem de Sete, foi o último patriarca antediluviano. Embora não se saiba exatamente a etimologia do nome “Noé”, é amplamente aceito que seu nome “Noé” (hebraico noah) significa “repouso”, “descanso” ou “conforto”, acreditando que seu nome venha da raiz “nwh” (descansar) e associado ao verbo “nhm“, traduzido como “consolará” em Gênesis 5:29.

Certo é que seu pai, Lameque, o chamou de “Noé” porque ele iria confortar a humanidade em relação à terra que Deus havia amaldiçoado.

A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou.
(Gênesis 5:29)

A história de Noé e seu caráter irrepreensível

É conhecido que Noé foi o sobrevivente do dilúvio e tornou-se uma peça chave no recomeço da história humana, porém isso foi o resultado de uma vida integra e justa diante de Deus.

Noé desfrutava de uma comunhão muito grande com Deus com um caráter justo e integro totalmente diferente do restante da população de sua época que possuíam um nível moral completamente corrompido pelo pecado. Ele também é descrito nas Escrituras como um homem de fé, devoto e obediente a Deus.

Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.
(Gênesis 6:9)

Embora exista uma discussão sobre a idade de Noé, a interpretação mais aceita é a que encontramos explicitamente na Bíblia. Com 500 anos de idade Noé teve seu primeiro filho (Gn 5:32), quando tinha 600 anos veio o dilúvio sobre a terra (Gn 7:11) e, após o dilúvio, ele viveu mais 350 anos totalizando 950 anos de idade (Gn 9:28).

Foi por volta de seus 480 anos que Noé recebeu de Deus a ordem para que construísse a arca (Gn 6:3; 1Pe 3:20) e que haveria 120 anos até que Deus executasse juízo para com o restante dos homens. Foi muito provavelmente nesse período que ele pregou a justiça incansavelmente, porém sem resultado, pois não houve arrependimento.

Receber Estudos da Bíblia

Uma civilização corrompida: Noé e o Dilúvio

Noé já tinha quase 500 anos de experiência de vida quando recebeu de Deus o aviso da destruição da raça humana e a ordem para que construísse a Arca. Embora com toda essa experiência ele parecesse ser um homem totalmente qualificado para a missão dada pelo Senhor, foram suas qualificações espirituais que realmente fizeram diferença. A Bíblia diz que Noé achou graça aos olhos do Senhor.

O capítulo 6 de Gênesis mostra o quanto a civilização da época de Noé estava corrompida. Eles praticavam todas as variedades de crimes, desobedeciam a Deus com toda naturalidade, sendo que até mesmo a geração de Sete que guardava os mandamentos do Senhor já havia sido corrompida. Saiba mais sobre os filhos de Deus e as filhas dos homens em Gênesis 6.

A civilização da época de Noé já era suficientemente desenvolvida para que a notícia dos feitos de Noé e a pregação de arrependimento fossem divulgadas por toda a terra (Gn 6:11). Mesmo com todos os avisos do juízo de Deus sobre os ímpios, Noé foi ridicularizado pela população de sua época.

Mesmo com toda dificuldade no processo de construção da Arca, pela dificuldade de se imaginar um evento nunca visto antes (Hb 11:7) e tendo que suportar todo o escárnio de seus contemporâneos, Noé foi fiel a Deus, construiu a Arca e colocou sua família e os casais de cada espécie de animais dentro dela conforme a ordem de Deus. Quando todos estavam dentro da Arca, Deus trancou a porta pelo lado de fora e a terra foi inundada.

Após o dilúvio, Noé ofereceu um sacrifício de ação de graças a Deus com animais limpos e aves. Provavelmente a profissão de Noé era agricultor, o que parece concordar com Gênesis 9:20 que descreve uma vinha plantada por Noé.

A continuidade do pecado na história de Noé

Embora toda aquela população pecaminosa tenha sido extinta com o dilúvio, o pecado não foi extinto, ou seja, a natureza depravada e perversa do homem não deixou de existir. Um episódio descrito em Gênesis 9:20 confirma essa condição.

Noé plantou uma vinha, ficou embriagado e, de uma forma vergonhosa, se expôs sem sua tenda. Cam, provavelmente levado por seu filho Canaã, zombou de Noé. Como consequência dessa ação maldosa, Noé amaldiçoou Canaã e Cam não foi abençoado. Em contraste a isso, Sem e Jafé foram respeitosos com Noé, o cobriram e foram abençoados.

Os descendentes de Noé:

A Bíblia declara que Noé teve três filhos: Sem, Cão e Jafé (Gn 5:32; 9:18,19; 10:1), todos nascidos antes do dilúvio. Após o dilúvio os descendentes de Noé se espelharam sobre a terra, e multiplicaram-se conforme a ordem dada por Deus (Gn 9:1).

É bem provável que ele tenha tido outros filhos após o dilúvio, porém a Bíblia não os menciona. Gênesis 10 apresenta um relato dos descendentes de Noé e os lugares que foram povoados por eles.

Noé no Novo Testamento

Existem várias referência de Noé no Novo Testamento, sempre afirmando seu exemplo de retidão, fé e justiça. O próprio Jesus fez referência à Noé comparando os dias que antecederam o dilúvio e a civilização perversa daquela época com os dias da vinda do Filho do homem (Mt 24:37,38; Lc 17:26,27). O apóstolo Pedro também escreveu sobre Noé chamando-o de “pregoeiro da justiça”.

Mas foi o escritor de Hebreus que descreve de forma mais objetiva sobre o caráter de Noé, colocando-o na galeria dos Heróis da Fé.

Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
(Hebreus 11:7)

Textos Relacionados:

Qual era o tamanho da Arca de Noé?

Sobre Daniel Conegero

Daniel Conegero
Daniel Conegero é o líder do Projeto Estilo Adoração. Começou a pregar a Palavra de Deus com apenas 3 anos de idade. Aos nove anos começou a compor e liderar o louvor na igreja. É professor de Teologia e também da Escola Bíblica Dominical na igreja em que congrega. É formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Além disso, verifique

Quem foi o rei Belsazar

Quem Foi o Rei Belsazar?

O rei Belsazar foi o governante da Babilônia que morreu em decorrência da invasão da ...

2 Comentários

  1. Eugenio c. s. matos

    foi muito gratificante saber quem era noe, muito obrigado !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *