A Bíblia diz que quando Davi foi enfrentar o gigante Golias, ele pegou cinco pedras lisas num ribeiro e guardou em seu alforge de pastor (1 Samuel 17:40). Diante disso, muitas pessoas questionam qual seria o significado das cinco pedras de Davi, principalmente considerando o fato de que ele usou apenas uma pedra.
As cinco pedras que Davi pegou no ribeiro tinham um propósito obvio: seriam usadas em sua funda. Naquela ocasião, Davi levou consigo apenas seu cajado, sua funda e as cinco pedras, quem basicamente eram as armas de um pastor — embora a funda também fosse uma arma simples amplamente usada pelos exércitos nos tempos antigos.
No entanto, o texto bíblico não oferece uma explicação específica para o porquê de Davi ter escolhido cinco pedras lisas no ribeiro ao enfrentar Golias. Definitivamente a Bíblia não atribui nenhum significado particular às cinco pedras recolhidas por Davi.
Supostos significados das cinco pedras de Davi
Apesar do silêncio bíblico a respeito de um suposto significado especial das cinco pedras de Davi, ao longo do tempo, várias interpretações e especulações têm sido sugeridas para explicar esse número.
Algumas pessoas, por exemplo, dizem que as cinco pedras representavam diferentes aspectos da relação entre Deus e o homem, como fé, obediência, serviço, oração e a Palavra de Deus. Mas, obviamente, não há nenhuma base no texto bíblico para isso.
Outras pessoas também falam das cinco pedras que Davi pegou como que simbolizando diferentes sentimentos que Davi supostamente teria sentido naquela ocasião. Os adeptos dessa interpretação não entram num acordo a respeito de quais supostos sentimentos teriam sido estes (medo, ira, ódio, coragem, humildade, perseverança, gratidão etc.). Mas, novamente, esse tipo de interpretação não possui nenhum fundamento bíblico.
Há também aqueles que alegam que as cinco pedras simbolizavam a graça de Deus na situação. Já outros especulam que as cinco pedras poderiam representar os cinco livros da Torá, como uma metáfora da fundação da fé judaica derrotando o inimigo. Ambas as interpretações também não podem ser justificadas à luz do texto bíblico.
Uma interpretação que tem se popularizado muito, é a de que supostamente Davi teria pegado cinco pedras, porque Golias possuía quatro irmãos, tornando um total de cinco gigantes inimigos. Então, a ideia é que Davi estava preparado não apenas para Golias, mas também para outros potenciais desafios.
Assim como as interpretações anteriores, esta interpretação não passa de especulação. De fato, em outra parte o texto bíblico fala de outros gigantes que lutavam em favor dos filisteus, e pelo menos um deles parece ter sido irmão de Golias (cf. 1 Crônicas 20:5). Porém, no contexto do embate entre Davi e Golias, nenhum outro gigante é mencionado no texto bíblico. Mais tarde na narrativa bíblica, fica claro que Davi e seus homens ao longo do tempo mataram pelo menos cinco gigantes, mas afirmar que as cinco pedras que Davi pegou no ribeiro tinham a ver com os gigantes adicionais que são mencionados posteriormente, é dizer algo que o texto bíblico não diz.
Por último, uma interpretação mais simples e direta sugere que as cinco pedras apenas indicavam uma preparação adicional. Davi estava confiante em Deus e não tinha qualquer dúvida de que pelo poder do Senhor o gigante filisteu cairia naquele dia. Porém, ele não tinha como saber exatamente quantas pedras precisaria usar no combate. Então, Davi teria pegado um punhado de pedras no ribeiro, ocasionalmente cinco pedras, e as guardou em seu alforge, indicando que ele estava confiante e bem-preparado.
As cinco pedras de Davi não são importantes
As especulações sobre os supostos significados das cinco pedras de Davi mostram como muitas pessoas acabam se baseando em nada e perdendo o foco principal do texto bíblico ao perseguir detalhes secundários sem muita importância. O foco principal do texto bíblico que menciona as cinco pedras de Davi não está na quantidade dessas pedras, e muito menos em um suposto significado obscuro a partir delas.
Sabemos, pelo escritor bíblico, que Davi pegou cinco pedras lisas no ribeiro, mas se ele tivesse pegado três, seis ou dez pedras, isso não teria feito qualquer diferença na narrativa bíblica. Nessa parte, o foco do texto bíblico está na manifestação do poder e da glória de Deus através de um improvável adolescente hebreu que derrotou o mais temido guerreiro inimigo usando apenas os instrumentos de um pastor de ovelhas.
Inclusive, antes de Davi apanhar as cinco pedras no ribeiro, o rei Saul tentou equipá-lo com sua armadura pessoal e sua espada. Davi nunca havia usado algo parecido, e nem mesmo conseguiu andar. Então, prontamente ele rejeitou a melhor armadura e espada disponíveis em Israel, afinal eram a armadura e a espada do rei, e apenas escolheu usar seu cajado, sua funda e um punhado de pedras de rio.
Davi não estava indo à luta contra o gigante Golias com base na eficiência de suas armas, ou com base em suas próprias habilidades, mas em nome do Senhor dos Exércitos. Davi rejeitou a armadura e as armas de Saul, e como resultado toda a terra soube que “o Senhor salva, não com espada, nem com lança, porque do Senhor é a guerra” (1 Samuel 17:47). O mesmo Nome que Golias e os filisteus insultaram, foi a ruína deles. Portanto, se preocupar em achar um suposto significado oculto nas cinco pedras de Davi, é algo sem sentido algum diante de uma passagem bíblica que destaca a glória e a honra do nome de Deus.