Leia diariamente estudos bíblicos, devocionais, esboços de pregações, parábolas de Jesus, artigos teológicos, curiosidades bíblicas, escola dominical (EBD) e muito mais!

Todos os Caminhos Levam a Deus?

Todos os caminhos levam a Deus!? Em forma de afirmação ou de interrogação, essa ideia de que todos os caminhos levam a Deus é muito conhecida e discutida entre as pessoas. É comum encontrarmos alguém usando essa frase nos mais diferentes contextos, o que acaba fazendo com que alguns fiquem em dúvida se tal frase está certa ou errada. 

Mas a afinal, todos os caminhos levam a Deus?

Apesar de parecer simples, a resposta para essa pergunta depende da forma com que é aplicada e interpretada a frase “todos os caminhos levam a Deus”, ou seja, a resposta pode ser “sim” e “não”.

Se alguém diz que todos os caminhos levam a Deus com o objetivo de defender o pluralismo religioso, afirmando então que todas crenças e práticas religiosas são verdadeiras, boas e aproveitáveis, pois defendem o amor e o respeito, e que elas relevam a mesma divindade apenas por ângulos diferentes, e consequentemente, por tal equivalência e igualdade, elas resultarão no mesmo fim, então obviamente a resposta correta é não.

O que acontece é que nesse caso a frase “todos os caminhos levam a Deus” está sendo aplicada com o sentido de salvação ou retribuição final, onde todos alcançam basicamente o mesmo paraíso. Logo, nem todos os caminhos levam a Deus quando estamos falando de salvação e bem-aventurança eterna.

Nesse sentido, a Bíblia é muito clara ao dizer que é apenas pelos méritos de Cristo que somos reconciliados com Deus (Rm 5:10; 2Co 5:18; Cl 1:20,21). Na verdade, o próprio Jesus declarou o seguinte: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai se não por mim” (Jo 14:6).

Por outro lado, se alguém diz que todos os caminhos levam a Deus com o objetivo de afirmar que ninguém pode escapar do Deus santo e justo, pois independentemente da crença ou prática religiosa todos estarão diante dele no Dia vindouro, então a resposta correta é sim, pois nesse caso todos os caminhos levam a Deus.

Através das Escrituras aprendemos sobre os atributos de Deus. Três desses atributos são: onipotência, onipresença e onisciência. De forma bem simples, podemos dizer que tais atributos significam, respectivamente, que Deus possui todo poder, está presente em todos os lugares e conhece todas as coisas.

Logo, não há nada nem ninguém que possa passar despercebido por Ele. Nesse caso não existe um jeito de se afastar de Deus ou se esconder dele. Isso também resulta na verdade bíblica de que nosso encontro com Ele será inevitável:

O apóstolo Paulo, em sua Carta aos Romanos, escreveu o seguinte: “Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus” (Rm 14:11). O mesmo apóstolo, escrevendo a igreja em Filipos, declarou: “Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Fp 2:10-11).

Assim, nesse sentido, fica claro que todos os caminhos levam a Deus, pois de uma forma ou de outra todos nós nos encontraremos com Ele. Deus é todo amor, como também é todo justiça. Alguns se encontrarão com Ele e viverão por toda a eternidade diante de Sua infinita e plena presença amorosa, enquanto outros, que também se encontrarão com Ele, viverão por toda a eternidade diante de Sua infinita e plena presença de justiça, que exige o pagamento pelo pecado. Agora a pergunta a ser feita é: Como será o seu encontro com Ele?

Todos os caminhos levam a Deus, mas apenas um nos conduz à salvação

Vivemos em mundo onde as pessoas acreditam que existem milhares de opções que podem ser seguidas, e de fato realmente existem. Para as pessoas que ainda estão cegas pelo pecado, com seus ouvidos tapados para a mensagem do Evangelho e presas em suas religiosidades que superficialmente as satisfazem, Jesus parece ser apenas mais uma entre tantas outras opções disponíveis.

Parece até ofensivo dizer isso, mas a verdade é que para tais pessoas Jesus é apenas um caminho entre muitos, às vezes até um caminho que deve ser rejeitado e negligenciado, pois ameaça os sistemas religiosos humanos, e ofende o pecador que se apega num tipo de justiça própria. O mesmo que é Pedra Angular para alguns também é Pedra de Tropeço para outros (1Pe 2:7,8).

Realmente, da perspectiva humana, existem muitas opções, porém para todas elas existem apenas duas respostas no final: “Para trás de mim que não vos conheço” (Mt 7:23) ou “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25:34).

Em ambos os casos, o pecador escutará as doces palavras de bem-aventurança ou as amargas palavras de condenação pronunciadas pelo próprio Deus. Assim, todos os os caminhos nos levam a Deus, mas a diferença entre eles são as circunstâncias desse encontro.

Deus é o criador e todos são criaturas dele, mas filhos de Deus são apenas aqueles adotados em Cristo Jesus, que nos deu o direito imerecido de chamarmos a Deus, nosso criador, de Pai (João 1:12; Efésios 1:5; Romanos 8:14; Gálatas 4:7). Jesus é o único caminho que nos apresenta Deus como Pai. Logo, as pessoas podem até vê-lo como um caminho entre muitos, mas tenha certeza de que Ele é único entre todos.

A frase “todos os caminhos levam a Deus” na maioria das vezes pode até ser aplicada e interpretada de forma equivocada para defender um conceito ruim e antibíblico, mas é inegável que em sua ignorância, mesmo sem saber, quem a utiliza anuncia a vinda do terrível e maravilhoso dia do juízo de Deus, onde todos estarão admirados ou estarrecidos diante dele.

Aplicativo de Estudo Bíblico

2 Comentários
  1. Marcos O usuário diz

    verdade! ninguém escapa do juízo de Deus – Rm 14.11 Fp 2.10,11
    vencendo vem Jesus!
    Portanto, buscai ao Senhor enquanto se pode achar!
    vencendo vem Jesus!

  2. Deoclécio Amaro de Andrade O usuário diz

    O ÚNICO CAMINHO QUE NOS LEVA A DEUS É JESUS CRISTO; POIS ELE MESMO DISSE EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA E NINGUÉM VEM AO PAI SE NÃO POR MIM. JOÃO 14.6, ENTÃO TODOS O OUTRO CAMINHO LEVA A PERDIÇÃO, O GRADE E ÚNICO SÁBIO SALOMÃO DISSE HÁ CAMINHOS QUE PARECE DIREITO MAS O FIM É A MORTE. Pv 14.12
    O SENHOR NOSSO DEUS DIZ NO LIVRO DE DEUTERONÔMIO; 30.15; JEREMIAS 21.8; EIS QUE TENHO COLOCADO DIANTE DE VÓS DOIS CAMINHOS UM QUE LEVA A VIDA E OUTRO QUE LEVA A MORTE; PORFIAI PELO CAMINHA DA VIDA PARA QUE SE DÊ BEM TÚ E A TUA FAMÍLIA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.