Todos os Caminhos Levam a Deus?

Todos os caminhos levam a Deus? Essa é uma pergunta feita por muitas pessoas. Para outras, essa frase não é uma pergunta, mas uma afirmação. Elas declaram com todas as letras que todos os caminhos levam a Deus. Mas segundo a Bíblia Sagrada, essa frase está certa ou errada? Vamos entender a seguir.

Mas a afinal, todos os caminhos levam a Deus?

Apesar de parecer simples, a resposta para essa pergunta depende da forma com que é aplicada e interpretada a frase “todos os caminhos levam a Deus”. Isso significa que a resposta tanto pode ser “sim” como “não”.

Se alguém diz que todos os caminhos levam a Deus com o objetivo de defender o pluralismo religioso, então a resposta é não. Quem assim o faz, geralmente procura afirmar que todas as crenças e práticas religiosas são verdadeiras, boas e aproveitáveis. Eles argumentam que essas crenças defendem o amor e o respeito. A ideia é que elas relevam a mesma divindade apenas por ângulos diferentes. Consequentemente, por tal equivalência e igualdade, supostamente elas resultarão no mesmo fim. Então nesses casos, obviamente a resposta correta é que nem todos os caminhos levam a Deus.

O que acontece é que nesse caso a frase “todos os caminhos levam a Deus” está sendo aplicada com o sentido de salvação ou retribuição final. Quem aplica essa frase dessa forma, diz que no final todos alcançam basicamente o mesmo paraíso. Por isso que nem todos os caminhos levam a Deus quando estamos falando de salvação e bem-aventurança eterna.

Nesse sentido, a Bíblia é muito clara ao dizer que é apenas pelos méritos de Cristo que somos reconciliados com Deus (Romanos 5:10; 2 Coríntios 5:18; Colossenses 1:20,21). O próprio Jesus declarou: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai se não por mim” (João 14:6). Saiba quem é Jesus.

Receber Estudos da Bíblia

Em que sentido todos os caminhos levam a Deus?

Por outro lado, se alguém diz que todos os caminhos levam a Deus com o objetivo de afirmar que ninguém pode escapar do Deus santo e justo, pois independentemente da crença ou prática religiosa, todos estarão diante dele no Dia vindouro, então a resposta correta é sim. Sob esse aspecto é correto dizer que todos os caminhos levam a Deus.

Através das Escrituras aprendemos sobre os atributos de Deus. Três desses atributos são: onipotência, onipresença e onisciência. Tais atributos significam, respectivamente, que Deus possui todo poder, está presente em todos os lugares e conhece todas as coisas.

Logo, não há nada nem ninguém que possa passar despercebido por Ele. Nesse caso não existe um jeito de se afastar de Deus ou se esconder dele. Isso também resulta na verdade bíblica de que nosso encontro com Ele será inevitável.

O apóstolo Paulo, em sua Carta aos Romanos, escreveu o seguinte: “Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus” (Romanos 14:11). O mesmo apóstolo, escrevendo a igreja em Filipos, declarou: “Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2:10-11).

Assim, nesse sentido, fica claro que todos os caminhos levam a Deus, pois de uma forma ou de outra todos nós nos encontraremos com Ele. Deus é todo amor, como também é todo justiça. Alguns se encontrarão com Ele e viverão por toda a eternidade diante de Sua infinita e plena presença amorosa. Mas outros se encontrarão com Ele para viver por toda a eternidade diante de Sua infinita e plena presença de justiça. Essa justiça de Deus exige o pagamento pelo pecado. Agora a pergunta a ser feita é: Como será o seu encontro com Ele?

Todos os caminhos levam a Deus, mas apenas um nos conduz à salvação

Vivemos em mundo onde as pessoas acreditam que existem milhares de opções que podem ser seguidas. Para as pessoas que ainda estão cegas pelo pecado, com seus ouvidos tapados para a mensagem do Evangelho e presas em suas religiosidades que superficialmente as satisfazem, Jesus parece ser apenas mais uma entre tantas outras opções disponíveis.

Parece até ofensivo dizer isto, mas a verdade é que para tais pessoas Jesus é apenas um caminho entre muitos. Às vezes até um caminho que deve ser rejeitado e negligenciado, pois ameaça os sistemas religiosos humanos. A obra de Cristo ofende o pecador que se apega num tipo de justiça própria. Por isso Ele é Pedra Angular para alguns, mas também é Pedra de Tropeço para outros (1 Pedro 2:7,8).

Realmente, da perspectiva humana, existem muitas opções, porém para todas elas existem apenas duas respostas no final. Todas as pessoas, sem exceção, escutarão: “Para trás de mim que não vos conheço” (Mateus 7:23); ou “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mateus 25:34).

Em ambos os casos o pecador escutará as doces palavras de bem-aventurança, ou as amargas palavras de condenação, pronunciadas pelo próprio Deus. Assim, todos os os caminhos levam a Deus, mas a diferença entre eles são as circunstâncias desse encontro.

Deus é o criador e todos são criaturas dele, mas filhos de Deus são apenas aqueles adotados em Cristo Jesus. É por nossa união com Cristo que hoje temos o direito imerecido de chamarmos a Deus de Pai (João 1:12; Efésios 1:5; Romanos 8:14; Gálatas 4:7). Jesus é o único caminho que nos apresenta Deus como Pai. As pessoas podem até vê-lo como um caminho entre muitos, mas pode ter certeza: Ele é único entre todos.

A frase “todos os caminhos levam a Deus” na maioria das vezes pode até ser aplicada e interpretada de forma equivocada para defender um conceito errado e antibíblico. Porém, é inegável que em sua ignorância, mesmo sem saber, quem a utiliza anuncia a vinda do terrível e maravilhoso dia do juízo de Deus. Nesse dia todos estarão admirados ou estarrecidos diante da plenitude da presença de nosso Senhor.

 

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

2 Comentários

  1. verdade! ninguém escapa do juízo de Deus – Rm 14.11 Fp 2.10,11
    vencendo vem Jesus!
    Portanto, buscai ao Senhor enquanto se pode achar!
    vencendo vem Jesus!

  2. O ÚNICO CAMINHO QUE NOS LEVA A DEUS É JESUS CRISTO; POIS ELE MESMO DISSE EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA E NINGUÉM VEM AO PAI SE NÃO POR MIM. JOÃO 14.6, ENTÃO TODOS O OUTRO CAMINHO LEVA A PERDIÇÃO, O GRADE E ÚNICO SÁBIO SALOMÃO DISSE HÁ CAMINHOS QUE PARECE DIREITO MAS O FIM É A MORTE. Pv 14.12
    O SENHOR NOSSO DEUS DIZ NO LIVRO DE DEUTERONÔMIO; 30.15; JEREMIAS 21.8; EIS QUE TENHO COLOCADO DIANTE DE VÓS DOIS CAMINHOS UM QUE LEVA A VIDA E OUTRO QUE LEVA A MORTE; PORFIAI PELO CAMINHA DA VIDA PARA QUE SE DÊ BEM TÚ E A TUA FAMÍLIA