Quais as Maiores Curiosidades Bíblicas?

Existem muitas curiosidades bíblicas que são importantes para o conhecimento de todos aqueles que amam ler e estudar as Escrituras. Para os cristãos, a Bíblia é muito mais do que um simples livro antigo, mas é a Palavra de Deus inspirada, infalível e inerrante.

Os seguidores de Cristo enxergam na Bíblia sua única regra e fé e prática. Os crentes sabem que é através da Bíblia que eles podem ter acesso à revelação especial de Deus. É através do registro bíblico que o salvo toma conhecimento da vontade do Senhor para sua vida. Então, sem dúvida, sempre é bom conhecer algumas curiosidades bíblicas.

Curiosidades bíblicas sobre as características do Cânon

A Bíblia foi escrita por mais de 40 autores de diferentes épocas e lugares, e isso aconteceu ao longo de um período de cerca de mil e quinhentos anos. O primeiro livro foi escrito aproximadamente 3.500 anos atrás, e o último livro foi escrito há quase dois mil anos.

Entre os escritores da Bíblia, estão: reis, profetas, sacerdotes, estadistas, juízes, agricultores, construtores, pescadores e, até mesmo, um médico e um cobrador de impostos. Esses homens não escreveram coisas de suas próprias imaginações, afinal, a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum. Na verdade, esses homens falaram e escreveram inspirados pelo Espírito Santo (2 Pedro 1:21).

Os livros da Bíblia são organizados em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. Esses livros bíblicos foram escritos originalmente em três idiomas antigos: hebraico, aramaico e grego. Esses idiomas não são mais falados, embora o hebraico e o grego possuam suas versões modernas.

O Antigo Testamento registra os eventos que ocorreram antes de Cristo vir ao mundo. Por outro lado, o Novo Testamento registra os eventos que ocorreram depois do nascimento de Cristo. O maior livro da Bíblia é o Livro de Salmos, com seus cento e cinquenta capítulos. Já o menor livro da Bíblia é a Segunda Epístola de João, com apenas um capítulo e treze versículos. Porém, se for considerada apenas a quantidade de palavras, a Terceira Epístola de João é ainda menor.

O maior capítulo da Bíblia é o Salmo 119, enquanto o menor capítulo é o Salmo 117. O maior versículo bíblico é Ester 8:9, mas o menor versículo depende da tradução considerada, podendo ser: Êxodo 20:13; Jó 3:2; Isaías 37:15 e João 11:35

Uma curiosidade bíblica interessante é que a divisão em capítulos e versículos dos livros da Bíblia, foi adotada apenas na Idade Média para facilitar a organização da leitura bíblica. A Bíblia possui, pelo menos, 1.189 capítulos e 31.100 versículos, mas esses números podem variar dependendo da versão ou da tradução da Bíblia.

Receber Estudos da Bíblia

Curiosidades bíblicas sobre a história registrada

Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, narra a origem de toda a história, mostrando que Deus é o criador de todas as coisas, e que tudo o que Ele fez era originalmente muito bom. Mas o mesmo livro também narra como tudo mudou, como o mal contaminou toda a criação, e como o primeiro paraíso foi perdido por causa do pecado do homem.

Na sequência, os livros da Bíblia registram como os israelitas foram escolhidos e moldados por Deus para serem a nação através da qual o Messias veio ao mundo com o objetivo de redimir para si um povo formado tanto por judeus quanto por gentios.

Porém, se o primeiro livro da Bíblia narra como tudo começou e fala sobre um paraíso perdido, Apocalipse, o último livro da Bíblia, traz profecias sobre como tudo irá terminar, sobre como será a consumação da história, e como o povo de Deus habitará um paraíso recuperado pelos méritos de Cristo. Esse último paraíso será muito superior ao primeiro paraíso perdido por Adão.

A Bíblia contém histórias de reis, profetas, sacerdotes, pescadores, agricultores, soldados, políticos e tantos outros personagens que viveram momentos de fé, amor, guerra, traição, perdão e muito mais. No entanto, todas essas histórias formam uma única história. É isso mesmo, a Bíblia narra uma história: a grande história da redenção, cujo herói e figura central é Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Ao longo dos séculos, muitas pessoas tentaram proibir e destruir completamente os registros bíblicos. Porém, mesmo assim a Bíblia permanece sendo o livro mais lido, traduzido e vendido da história. Os homens e seus planos se perdem no tempo, enquanto a Palavra de Deus permanece para sempre.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico