Estudo Bíblico de Êxodo 32

Êxodo 32 é o capítulo da Bíblia que registra a idolatria dos israelitas quando construíram um bezerro de ouro no Sinai. O estudo bíblico de Êxodo 32 revela a rebeldia do povo de Israel e a resposta de Deus a essa desobediência.

O episódio narrado em Êxodo 32 ocorreu enquanto Moisés está no Monte Sinai recebendo as tábuas da Lei. Este contraste revela a fragilidade humana frente à idolatria e a necessidade da intercessão divina.

O esboço de Êxodo 32 pode ser organizado da seguinte forma:

  1. A rebeldia de Israel (Êxodo 32:1-6).
  2. A ira de Deus e a intercessão de Moisés (Êxodo 32:7-14).
  3. O julgamento e a destruição do bezerro (Êxodo 32:15-20).
  4. A confrontação com Arão (Êxodo 32:21-24).
  5. A punição dos idólatras (Êxodo 32:25-29).
  6. A nova intercessão de Moisés (Êxodo 32:30-35).

A rebeldia de Israel (Êxodo 32:1-6)

O capítulo começa com o povo de Israel ansioso e impaciente pela demora de Moisés no Monte Sinai. Então, representantes do povo se dirigiram a Arão e pediram que ele fizesse “deuses” que os conduzissem (Êxodo 32:1). A raiz do pecado de Israel, neste ponto, residiu na impaciência e no desejo de adorar algo visível. Eles não tiveram qualquer resistência em querer trocar a liderança e a proteção de Jeová, por ídolos humanos construídos por suas próprias mãos. Inclusive, parece que eles enxergavam a libertação da servidão do Egito, como obra de um homem que havia sumido, não reconhecendo o ato redentor do Senhor.

A resposta de Arão, infelizmente, foi conivente com o desejo idólatra do povo. Ele pediu os brincos de ouro das mulheres, filhos e filhas e os fundiu para fazer um bezerro de ouro (Êxodo 32:2-4). Estes brincos, possivelmente parte dos despojos do Egito (cf. Êxodo 12:36), foram utilizados para criar um ídolo que simbolizava uma grande traição a Deus. A palavra hebraica ‘egel, traduzida como “bezerro”, refere-se a um jovem touro, símbolo de força e fertilidade, comum em cultos de fertilidade da época.

Este ato de criação de um ídolo representava uma quebra direta dos mandamentos dados por Deus, especificamente a proibição contra a idolatria (Êxodo 20:3-5). O texto destaca que o povo, ao ver o bezerro, declarou: “Eis aí os seus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito” (Êxodo 32:4). Esta declaração foi uma perversão da verdade, atribuindo, agora, a libertação milagrosa de Deus a uma imagem de metal.

Arão, em seguida, construiu um altar diante do ídolo e proclamou um festival ao Senhor (Êxodo 32:5). Parece que para Arão, a imagem do bezerro de ouro era uma representação de YHWH, mas isto não o inocentava naquele episódio. Na verdade, o que estava ocorrendo ali era uma mistura do culto verdadeiro com práticas pagãs.

Esta primeira seção de Êxodo 32 termina descrevendo como na manhã seguinte houve o oferecimento de sacrifícios e o povo se entregou à “diversão” (Êxodo 32:6). A maioria dos estudiosos acredita que essa descrição é um eufemismo que provavelmente indica orgias e festas licenciosas no culto idólatra de Israel.

A ira de Deus e a intercessão de Moisés (Êxodo 32:7-14)

Na segunda parte de Êxodo 32, a cena muda para o Monte Sinai, onde Deus informou a Moisés sobre a corrupção do povo. Deus expressou sua ira justa, chamando o povo de “teu povo, que tiraste da terra do Egito” (Êxodo 32:7). Esta mudança de pronome sugere um distanciamento divino em resposta ao pecado de Israel. Inclusive, Deus declarou Sua intenção de destruir o povo idólatra e fazer de Moisés uma grande nação (Êxodo 32:10).

Moisés, porém, assumiu o papel de intercessor. Ele implorou a Deus que poupasse Israel, apelando à honra do Nome Divino entre os egípcios e lembrando as promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó (Êxodo 32:11-13). Moisés destacou que a destruição de Israel resultaria em descrédito para o nome de Deus, pois os egípcios poderiam afirmar que Deus tirou Israel do Egito apenas para destruí-los no deserto.

Esta intercessão refletiu o papel mediador que Moisés desempenhou no contexto da Antiga Aliança, prefigurando Cristo como o mediador final entre Deus e a humanidade na Nova Aliança. O texto, então, informa que “o Senhor se arrependeu do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo” (Êxodo 32:14). Esta expressão se trata de um antropopatismo que indica a misericórdia divina em resposta à oração intercessora. O que ocorreu não pegou Deus de surpresa. Na verdade, a intercessão de Moisés fazia parte do cumprimento do propósito eterno do Senhor. As Escrituras revelam que Deus cumpre o seu propósito apesar do homem e através do homem.

O julgamento e a destruição do bezerro (Êxodo 32:15-20)

Moisés desceu do monte com as tábuas da Lei em suas mãos, tábuas escritas “pelo dedo de Deus” (Êxodo 32:16). Ao se aproximar do acampamento e ver o bezerro e as danças, Moisés, em um ato de indignação justa, quebrou as tábuas ao pé do monte (Êxodo 32:19). Este ato de Moisés simbolizava a quebra da aliança por parte de Israel.

Moisés, então, queimou o bezerro no fogo. Depois, moeu-o até aquela imagem virar pó e misturou o pó do ídolo no abastecimento de água dos israelitas, obrigando-os a beberem daquela água contaminada (Êxodo 32:20). Todo este processo significava a humilhação e a destruição completa do ídolo construído pelos israelitas, além de uma lição vívida sobre a futilidade da idolatria.

A confrontação com Arão (Êxodo 32:21-24)

Em seguida, Moisés confrontou Arão, questionando-o sobre como ele havido permitido um pecado tão grande (Êxodo 32:21). Inclusive, a expressão bíblica aplicada neste ponto era a mesma utilizada no antigo Oriente Próximo para se referir ao adultério.

Arão tentou justificar-se, colocando a culpa na “malícia” do povo e oferecendo uma explicação evasiva sobre como o bezerro surgiu do fogo (Êxodo 32:22-24). Esta tentativa de autojustificação de Arão foi uma reflexo da fraqueza humana e a tendência de evitar a responsabilidade direta pelo pecado. Este tipo de comportamento tem se repetido na história humana desde a Queda no Éden (Gênesis 3).

A punição dos idólatras (Êxodo 32:25-29)

Moisés viu que o povo estava “à solta” e que Arão os havia deixado “sujeitos ao escárnio entre os seus inimigos” (Êxodo 32:25). Isto significava que o povo estava fora de controle, num comportamento rebelde desenfreado.

Em resposta, Moisés ficou em pé, à entrada do acampamento de Israel, e conclamou quem estivesse ao lado do Senhor, para que se juntasse a ele. Aquela era uma oportunidade para o arrependimento. O texto bíblico registra que todos os levitas responderam ao chamado e se juntaram a Moisés. Então, Moisés lhes ordenou que matassem os idólatras, resultando na morte de cerca de três mil homens (Êxodo 32:26-28).

Provavelmente este ataque teve como alvo aquelas pessoas que permaneceram obstinadamente em sua idolatria e rejeição ao Senhor. Portanto, esse ato severo de julgamento reforçava a santidade de Deus e a seriedade da idolatria. Os levitas restauraram a ordem no acampamento israelita e foram abençoados pelo Senhor. Mais tarde, a história bíblica relata como os levitas desempenharam um papel importante no auxílio do serviço a Deus em Israel.

A nova intercessão de Moisés (Êxodo 32:30-35)

Por fim, Êxodo 32 registra que no dia seguinte Moisés declarou ao povo que eles tinham cometido um grande pecado e subiu novamente ao monte para tentar fazer expiação por eles (Êxodo 32:30). Nesse sentido, Moisés estava preocupado em oferecer propiciação pelo pecado do povo.

Moisés, então, implorou a Deus para perdoar o pecado do povo, oferecendo-se para ser riscado do livro que Deus escreveu, provavelmente aludindo a um registro celestial dos vivos (Êxodo 32:31,32). Em outras palavras, Moisés estava dizendo ao Senhor que estava disposto a perecer com os israelitas se seus pecados não fossem perdoados. Esta argumentação de Moisés deve ser entendida à luz da ideia anterior de Deus destruir aquele povo idólatra e suscitar de Moisés uma grande nação (Êxodo 32:10).

Deus respondeu a Moisés dizendo que riscaria de seu livro os que pecaram contra Ele. Deus também ordenou a Moisés que conduzisse o povo ao lugar que Ele havia prometido. Embora a proteção divina estivesse garantida, ainda havia a ameaça de que os culpados seriam punidos (Êxodo 32:33-34).

Isto indica que em seu papel de mediador, Moisés obteve algum êxito ao conseguir o adiamento do julgamento divino. Contudo, o capítulo termina com Deus enviando uma praga sobre o povo por causa do pecado da idolatria ao bezerro de ouro que Arão fez (Êxodo 32:35).

Conclusão sobre Êxodo 32

Êxodo 32 é um capítulo que revela profundamente a natureza pecaminosa do ser humano e a santidade intransigente de Deus. O julgamento sobre os idólatras neste capítulo serve como um alerta sobre a seriedade do pecado e a necessidade de fidelidade ao Senhor.

Sem dúvida, em Êxodo 32 a necessidade de um mediador superior a Moisés fica evidente. Porém, à luz do Novo Testamento, descobrimos que esta expectativa foi cumprida na pessoa de Cristo, o Mediador supremo que apresentou uma expiação perfeita, eficaz e definitiva pelo pecado do seu povo. Então, a intercessão de Moisés descrita em Êxodo 32 prefigurou a obra redentora de Cristo.