Qual Era o Tamanho da Força de Sansão na Bíblia?
A Bíblia não diz exatamente qual era o tamanho da força de Sansão, mas através do registro de alguns eventos de sua vida é possível saber que realmente ele foi o personagem bíblico mais icônico quando o assunto é força física.
Sansão era um juiz de Israel que foi consagrado ao Senhor desde o seu nascimento através do voto do nazireado. Durante sua vida, os filhos de Israel viviam uma constante tensão contra os filisteus. Por esse motivo, as maiores demonstrações de força de Sansão tiveram a ver com seus conflitos contra esse povo.
O tamanho da força de Sansão
À luz do texto bíblico, podemos perceber que, de fato, Sansão fez coisas espetaculares que demonstraram uma força descomunal. Por exemplo: a Bíblia registra a primeira grande façanha de Sansão dizendo que quando ele estava em Timna, matou um leão com as próprias mãos, rasgando-o ao meio. Mais tarde, Sansão encontrou um enxame de abelhas na carcaça do mesmo leão que havia matado. Então, ele tirou o mel com as mãos e foi comendo pelo caminho (Juízes 14:6-9).
Depois, em conexão com as festividades de seu casamento com uma mulher filisteia, Sansão matou trinta homens de Ascalom, tomou suas roupas e as deu aos convidados de seu casamento (Juízes 14:19).
O casamento de Sansão com a mulher filisteia ainda rendeu outras façanhas. Após a mulher ter sido dada como esposa a outro homem, Sansão resolveu se vingar dos filisteus. Ele capturou trezentas raposas, as amarrou aos pares pela cauda e prendeu uma tocha em cada par de caudas. Como resultado, as plantações dos filisteus foram incendiadas (Juízes 15:1-5). Esse incidente ocasionou um ciclo de vingança e violência entre Sansão e os filisteus.
Quando os filisteus souberam que Sansão havia sido o responsável por aquilo, decidiram queimar o sogro e a esposa de Sansão. Então, Sansão ficou muito furioso e massacrou os filisteus sem piedade e depois se abrigou numa caverna da rocha de Etã. A Bíblia não diz exatamente quantos filisteus morreram naquele confronto, mas registra que houve uma terrível matança (Juízes 15:6,7).
As demonstrações mais emblemáticas da força de Sansão
Os filisteus não desistiram da vingança contra Sansão. Eles foram a Judá e exigiram que Sansão fosse entregue a eles amarrado. Então, três mil homens de Judá foram até Sansão na caverna para entregá-lo aos filisteus. Naquela ocasião Sansão foi amarrado com duas cordas novas, mas quando ele estava se aproximando para ser entregue aos filisteus, a Bíblia diz que o Espírito do Senhor se apoderou dele e as cordas foram arrebentadas como linho queimado. Em seguida, Sansão encontrou uma queixada de jumento e com ela matou mil homens (Juízes 15:9-20).
Outra grande demonstração do tamanho da força de Sansão foi a forma como ele arrancou os portões da cidade de Gaza com tranca e tudo, e o carregou nos ombros até o topo de uma colina (Juízes 16:1-3).
A perda e a recuperação da força de Sansão
É fácil o leitor da Bíblia ficar impressionado com o tamanho da força de Sansão. Mas é importante saber que a força de Sansão não era apenas física; era também uma representação da presença poderosa de Deus em sua vida. Inclusive, quando ele se afastou do Senhor, sua força também lhe foi tirada e ele acabou sendo capturado e aprisionado pelos filisteus (Juízes 16:18-21).
Sansão foi castigado pelos filisteus, que furaram os seus olhos e o colocaram para girar um moinho na prisão. Mas, mesmo cego e enfraquecido, Sansão se arrependeu e pediu a Deus que lhe devolvesse aquela força descomunal uma última vez. Isso aconteceu durante a ocasião em que os filisteus se reuniram para oferecer um grande sacrifício no templo do deus Dagom.
O Senhor atendeu a súplica de Sansão e ele forçou as colunas centrais do templo, derrubando-o sobre todos os filisteus que estavam ali. Dessa forma, nessa última demonstração de força, Sansão matou mais inimigos em sua morte do que em toda sua vida (Juízes 16:26-30).