Qual Foi o Primeiro Apóstolo a Morrer?
Tiago, filho de Zebedeu, foi o primeiro apóstolo a morrer pela causa do Evangelho. Na verdade, com exceção de Judas Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus e tirou a própria vida, Tiago, também chamado Tiago Maior, foi o único do grupo dos doze apóstolos de Cristo que teve sua morte registrada na Bíblia, no capítulo doze do livro de Atos dos Apóstolos.
Mas, se o primeiro apóstolo a morrer teve sua morte registrada na Bíblia, os demais apóstolos de Jesus tiveram suas mortes contadas apenas através de antigas tradições cristãs. Algumas dessas tradições são bem documentadas e parecem ser bastante confiáveis, sendo, inclusive, reproduzidas por antigos historiadores e pelos Pais da Igreja.
No entanto, há outros relatos que são claramente confusos e desencontrados. Alguns desses relatos até mesmo trocam certos apóstolos de Jesus por outros personagens bíblicos. Por isso, é sempre importante manter em mente que as antigas tradições podem nos ajudar a matar nossa curiosidade sobre determinados fatos, conhecer melhor o contexto bíblico e pós apostólico, mas não podem nos dar o tipo de certeza que somente o texto bíblico é capaz de fornecer, e jamais devem ser equiparadas à Escritura. Por tudo isso, o registro sobre o primeiro apóstolo a morrer é o mais confiável de todos.
Como foi a morte de Tiago, o primeiro apóstolo a morrer
O primeiro apóstolo a morrer por Cristo foi martirizado durante a perseguição judaica contra os primeiros cristãos. Essa perseguição foi promovida pelo rei Herodes Agripa I, neto de Herodes o Grande, e sobrinho de Herodes Antipas. Então, o primeiro governante a perseguir os cristãos na Igreja Primitiva era o neto do rei que tentou matar Jesus recém-nascido quando ordenou a morte dos meninos em Belém; bem como era o sobrinho do governante que decapitou o profeta João Batista e que também participou da condenação de Jesus Cristo.
No capítulo 12 do livro de Atos dos Apóstolos, lemos que Herodes Agripa estendeu suas mãos para maltratar os cristãos. Foi nesse contexto que ele matou o apóstolo Tiago à espada e ainda prendeu o apóstolo Pedro. A Bíblia registra que a violência de Herodes contra os cristãos agradava os líderes judeus daquela época (Atos 12:1-3). Inclusive, o apóstolo Pedro só não foi morto naquele período, porque o Senhor o libertou milagrosamente da prisão através de um anjo (Atos 12:4-11).
Curiosamente, Tiago também era irmão do apóstolo João, que provavelmente foi o último dos apóstolos de Jesus a morrer. Outro fato interessante é que ainda durante o ministério terreno de Jesus Cristo, Tiago e João ouviram do próprio Senhor um tipo de prenuncio sobre os sofrimentos aos quais seriam submetidos por proclamarem o Evangelho. Nesse sentido, Jesus disse aos dois irmãos: “Bebereis o cálice que eu bebo e recebereis o batismo com que eu sou batizado” (Marcos 10:39). Tomar o mesmo cálice e receber o mesmo batismo de Cristo, nesse contexto são figuras que indicam que Tiago e João padeceriam pela mensagem do Evangelho, tal como o Senhor Jesus.
A morte de Tiago ocorreu por volta de 44 d.C. A informação bíblica de que Tiago morreu à espada, provavelmente significa que ele foi decapitado. Apesar de tudo, o Evangelho não deixou de ser anunciado e a igreja continuou crescendo.