Quem Foi Abisague na Bíblia?

Abisague foi uma jovem sunamita que cuidou do rei Davi em sua velhice. A história de Abisague está registrada no primeiro capítulo do primeiro livro de Reis no Antigo Testamento (1 Reis 1:1-4,15). O significado do nome Abisague é incerto, mas alguns estudiosos sugerem que talvez esse nome signifique algo como “meu pai é um andarilho”.

Apesar de a Bíblia não trazer muitas informações sobre quem foi Abisague, a jovem aparece envolvida no contexto da morte de Adonias, um dos filhos do rei Davi. Além disso, o papel desempenhado por Abisague como companheira de Davi é muito debatido entre os intérpretes bíblicos.

Abisague, a sunamita

Abisague é descrita na Bíblia como uma jovem virgem natural de Suném. A cidade de Suném ficava a cerca de vinte e seis quilômetros a sudoeste do Mar da Galileia, nas proximidades do monte Gilboa, no território da tribo de Issacar (cf. Josué 19:18; 1 Samuel 28:4; 2 Reis 4:8).

Devido ao fato de as letras “L” e “N” aparentemente serem trocadas em alguns materiais da Antiguidade, alguns comentaristas observam que o designativo “sunamita” e “sulamita” podem ser equivalentes no texto bíblico. Se isso estiver correto, então ambos os termos indicam uma mulher de Suném.

Com base nessa possibilidade, alguns poucos estudiosos sugerem que Abisague pode ter sido a mulher citada poeticamente no livro de Cantares de Salomão. No entanto, não há evidencia alguma disso, e a maioria dos intérpretes considera essa hipótese absolutamente improvável.

O texto bíblico também diz que Abisague era uma mulher muito formosa. A Bíblia informa que no final da vida do rei Davi, ele teve muita dificuldade em se manter aquecido. Os servos o envolviam com muitas roupas, mas ainda assim ele não se aquecia. Então, os servos do rei mandaram procurar em todo o reino de Israel uma jovem donzela para estar perante o rei. Essa jovem tinha de cuidar de Davi, e aquece-lo em seus braços (1 Reis 1:2).

A jovem virgem encontrada foi justamente Abisague, e ela cuidou do rei Davi e o serviu. Inclusive, Abisague estava presente quando a rainha-mãe, Batseba, relembrou Davi a respeito do juramento feito de que Salomão seria seu sucessor no trono de Israel (1 Reis 1:15).

Abisague e Adonias

A Bíblia diz que após a morte de Davi, Adonias, que também era filho do rei, falou com Batseba para que ela intercedesse junto a Salomão para que Abisague lhe fosse dada por mulher (1 Reis 2:17).

O contexto do pedido feito por Adonias foi muito turbulento. Isso porque, pouco antes, houve uma grande conspiração para fazer de Adonias o sucessor de Davi. Mas quando Salomão foi oficialmente ungido a rei em lugar de Davi, Adonias pediu indulto temendo por sua vida, e Salomão deixou o seu meio-irmão viver.

Porém, mais tarde Adonias resolveu fazer o pedido por Abisague, e evidentemente o rei Salomão interpretou esse pedido como uma artimanha de Adonias para tomar o trono de Israel. Naquele tempo, no antigo Oriente Próximo, tomar como esposa uma mulher que havia pertencido ao harém de um rei, implicava numa reivindicação ao trono.

Por isso, Salomão entendeu que Adonias estava afrontando diretamente a sua autoridade como rei de Israel ao desejar possuir Abisague. Então, ele ordenou imediatamente que Adonias fosse morto (1 Reis 2:13-25).

Receber Estudos da Bíblia

Abisague foi esposa de Davi?

É verdade que os estudiosos discutem o real papel de Abisague ao lado de Davi. Alguns argumentam que Abisague foi como uma concubina ou esposa de Davi. Outros defendem que Abisague foi apenas companheira de Davi, no sentido de ela ter sido a pessoa encarregada de cuidar do rei em seus últimos dias, sem que isso signifique que ela tenha se tornado esposa de Davi.

De fato, essa é uma discussão um tanto quanto complicada devido a dois fatores. Em primeiro lugar, o texto bíblico destaca a respeito de Abisague, que o rei “não a conheceu” (1 Reis 1:4). Isso significa que Davi não possuiu Abisague, ou seja, ele não teve relações com ela. Essa informação pode favorecer a ideia de que inferir que Abisague tenha se tornado esposa de Davi, não é algo indiscutível.

Por outro lado, em segundo lugar, a forma como Abisague foi associada à morte de Adonias parece indicar que, pelo menos perante o reino de Israel, Abisague era mesmo considerada esposa ou concubina de Davi, ainda que eles não tenham tido relações.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar