Abisai foi um dos sobrinhos do rei Davi. Ele era filho de Zeruia e irmão de Joabe e Asael (1 Crônicas 2:16). A história de Abisai na Bíblia ficou conhecida por seu espírito impetuoso que combinava lealdade com um comportamento sanguinário.
O significado do nome Abisai é incerto, apesar de haver algumas sugestões entre os intérpretes. Toda a trajetória de Abisai no texto bíblico foi desenvolvida nos eventos que envolveram a carreira de Davi. É dessa forma que Abisai é citado, por exemplo, ao lado de Davi no deserto de Zife, no tempo em que o jovem Davi estava fugindo do rei Saul.
Inclusive, Abisai acompanhou Davi na ousada missão de chegar diante de Saul enquanto o rei de Israel dormia. Naquela ocasião, Abisai pediu permissão a Davi para matar o rei adormecido, mas Davi não permitiu que ele fizesse tal coisa (1 Samuel 26:6-9).
O ímpeto violento de Abisai e sua lealdade a Davi
O episódio em que Abisai se ofereceu para matar o rei Saul enquanto ele dormia, já era uma amostra de suas tendências sanguinárias. Por exemplo: quando seu irmão, Joabe, buscou vingança contra Abner pela morte de Asael, seu outro irmão, Abisai participou do assassinato traiçoeiro de Abner (2 Samuel 3:30).
Mais tarde, quando Absalão, filho de Davi, buscou tomar o trono de seu próprio pai, Abisai continuou leal a Davi. Num determinado momento, o rei Davi teve de fugir de Jerusalém, e naquela ocasião um homem chamado Simei, que pertencia à casa de Saul, amaldiçoou Davi. Então, Abisai, que estava ao lado de Davi, pediu permissão para alcançar Simei e lhe cortar a cabeça, mas Davi impediu Abisai (2 Samuel 16:9-11).
Depois, quando Davi voltou à cidade de Jerusalém após o fim da revolta de Absalão, Abisai ainda não havia se esquecido do comportamento hostil que Simei tinha demonstrado; embora naquela ocasião Simei já tivesse se arrependido de seu pecado contra Davi. Então, apesar de Abisai ainda desejar matar Simei, Davi mais uma vez não permitiu que ele seguisse o seu instinto violento (2 Samuel 19:21).
Abisai foi um grande guerreiro de Israel
Abisai ocupava uma posição importante no exército de Davi, e era o responsável por muitos homens de combate. No conflito contra as tropas de Absalão, por exemplo, Abisai liderou um terço do exército de Davi (2 Samuel 18:2).
Quando os israelitas tiveram que lutar contra a aliança dos amonitas e dos sírios, coube a Abisai atacar os amonitas, enquanto seu irmão, Joabe, se encarregou dos sírios (2 Samuel 10:10-14). Em outra ocasião, Abisai liderou uma ofensiva militar contra os edomitas, e matou pelo menos dezoito mil homens, basicamente conquistando Edom (1 Crônicas 18:12,13).
No contexto dos desdobramentos da rebelião de Absalão, Abisai esteve junto de Joabe na perseguição e morte de Seba, um homem que havia estado no centro de toda fomentação do levante contra o reinado de Davi.
Abisai também foi o responsável por matar um gigante filisteu chamado Isbi-Benote. Naquela batalha contra os filisteus, Davi já era um homem idoso, e Abisai o salvou após o rei ter ficado numa posição difícil contra o gigante inimigo (2 Samuel 21:17).
Por tudo isso, fica claro que Abisai desfrutava de grande prestígio na corte de Israel durante o reinado de Davi, e tinha um status elevado entre os homens de confiança do rei (cf. 1 Crônicas 11:20). Mas o texto bíblico não fornece qualquer informação sobre o fim da sua vida. Os estudiosos apenas acreditam que talvez Abisai já estivesse morto na época dos eventos que marcaram o início do reinado do rei Salomão em Israel.