Quem Foi Aimeleque na Bíblia?

Aimeleque é o nome de pelo menos três personagens bíblicos distintos que viveram no contexto do início da monarquia em Israel, especialmente durante os reinados de Saul e Davi. A Bíblia fala do sacerdote de Nobe que se chamava Aimeleque, de seu neto que também era sacerdote e tinha o mesmo nome, e de um homem hitita que seguiu Davi em seus dias de fugitivo.

O nome Aimeleque significa “meu irmão é rei” ou “irmão de um rei”. Algumas pessoas não observam os detalhes bíblicos a respeito dos três homens que tiveram esse mesmo nome, e acabam confundindo-os; principalmente considerando o fato de que eles viveram basicamente na mesma época. A seguir, vamos entender o que a Bíblia diz sobre quem foi cada um desses homens que se chamavam Aimeleque, para que possamos diferenciá-los uns dos outros corretamente.

Aimeleque, o sumo sacerdote em Nobe

O primeiro Aimeleque mencionado na Bíblia é o filho de Aitube e pai de Abiatar. Ele também era neto de Finéias, o filho do sumo sacerdote Eli que educou o profeta Samuel. Aimeleque exerceu a função de sumo sacerdote na cidade de Nobe, até que teve um final trágico (1 Samuel 21 e 22).

Aconteceu que Davi estava fugindo de Saul quando buscou ajuda em Nobe, entre os sacerdotes. Davi, então, enganou Aimeleque ao fingir que estava a serviço do próprio Saul. Aimeleque ajudou Davi e ofereceu a ele os pães da proposição e a espada do gigante Golias (1 Samuel 21:1-9).

Porém, a ajuda prestada por Aimeleque a Davi foi denunciada ao rei Saul por um homem edomita chamado Doegue. Quando escutou a história maldosa contada por Doegue, Saul interpretou o ato de Aimeleque como uma traição. Então, de forma completamente descontrolada e desproporcional, o rei Saul ordenou o massacre dos sacerdotes de Nobe. Naquela ocasião, Aimeleque e outros oitenta e quatro sacerdotes foram mortos sob as ordens de Saul. Além disso, Doegue ainda massacrou a cidade inteira de Nobe. Apenas Abiatar, filho de Aimeleque, conseguiu escapar e levou a notícia da tragédia a Davi (1 Samuel 22:6-20).

Curiosamente, Aimeleque também é referido na Bíblia pelo nome Aías (1 Samuel 14:3,18). Os estudiosos apresentam duas principais explicações para isso. Alguns pensam que Aías talvez fosse uma forma contraída do nome Aimeleque. Outros sugerem que Aías e Aimeleque eram nomes distintos, mas que pertenciam a mesma pessoa.

Receber Estudos da Bíblia

Aimeleque, filho de Abiatar e sacerdote no reinado de Davi

O segundo Aimeleque citado na Bíblia é o filho de Abiatar e neto do primeiro Aimeleque, o sumo sacerdote em Nobe (2 Samuel 8:17; 1 Crônicas 24:3,6,31). Ele é mencionado como sacerdote no reinado de Davi, servindo juntamente com Zadoque, filho de Aitube.

Mas é verdade que alguns eruditos defendem que a menção do nome “Aimeleque” como filho de Abiatar, talvez tenha sido um erro de algum copista que, supostamente, inverteu a designação “Abiatar, filho de Aimeleque” para “Aimeleque, filho de Abiatar”. Mas o registro do capítulo 24 do primeiro livro de Crônicas torna essa hipótese pouco provável (1 Crônicas 24:3,6,31). Embora esse tipo de patronímico não fosse comum, não era algo impossível naquele tempo.

Em outra passagem bíblica, o filho de Abiatar é chamado de Abimeleque (1 Crônicas 18:16). Nesse caso, os estudiosos concordam que, de fato, provavelmente se trata de um erro de copista que confundiu os nomes Aimeleque e Abimeleque.

Aimeleque, o heteu seguidor de Davi

Por fim, o terceiro Aimeleque mencionado na Bíblia foi um heteu que acompanhou Davi durante sua fuga de Saul (1 Samuel 26:6). Apesar de não haver muitas informações sobre este Aimeleque, a menção a ele demonstra que o nome Aimeleque não está restrito a uma única linhagem familiar no texto bíblico, pois esse Aimeleque nada teve a ver com os outros dois homens que tiveram esse mesmo nome.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico