Quem Foi Asael na Bíblia?

Asael foi um dos filhos de Zeruia, irmã de Davi. Portanto, Asael foi sobrinho do rei mais emblemático de Israel, embora ele tenha morrido antes de Davi ter reinado sob um reino unificado. Asael também era irmão de Joabe e Abisai, dois homens que ficaram muito conhecidos na história bíblica por seus feitos junto às forças israelitas. A história de Asael está registrada na Bíblia no Antigo Testamento no Segundo Livro de Samuel e no Primeiro Livro de Crônicas (2 Samuel 2-3; 23; 1 Crônicas 2; 27).

O nome Asael significa “Deus fez”. O texto bíblico destaca a coragem e a agilidade de Asael (2 Samuel 2:18; 23:24). Ele era um dos trinta homens valentes de Davi, ou seja, ele fazia parte de um grupo de guerreiros de elite que se destacaram por suas proezas em batalhas (2 Samuel 23.24).

Um guerreiro respeitado

Asael é citado no livro de Crônicas como um dos poderosos do exército de Davi (1 Crônicas 11:26). Inclusive, numa menção posterior o cronista bíblico relacionou Asael como chefe de uma divisão de vinte e quatro mil homens no exército de Davi, numa referência sempre muito debatida entre alguns estudiosos (1 Crônicas 27:7). Acontece que nessa referência, Asael é mencionado como o quarto dos capitães mensais de Israel durante o reinado do rei Davi. O problema é que Asael já havia morrido quando Davi se tronou rei de todo o Israel. Alguns críticos enxergam nisso uma inconsistência.

No entanto, um estudo mais atendo do texto bíblico revela que não há nenhuma contradição. Evidentemente, Asael tinha uma posição de destaque entre os guerreiros durante o reinado de Davi em Judá. Depois de sua morte que ocorreu antes de Davi reinar sobre todo o Israel, seu filho, Zebadias, ficou em seu lugar.

Portanto, o fato de o nome de Asael ser relacionado numa posição de honra durante o reinado de Davi em Israel, não se trata de uma contradição cronológica na história bíblica, mas de uma referência a respeito de sua participação no exército de Davi e, depois, de um tipo de honraria que Asael recebeu postumamente através da pessoa de seu filho como seu representante diante do exército de Israel.

Receber Estudos da Bíblia

A morte de Asael

O grande destaque de Asael na Bíblia, ocorre por conta de sua morte imprudente. O contexto em que isso aconteceu foi a disputa entre os apoiadores de Davi e a casa de Saul. Depois da morte do rei Saul e de seus filhos, Isbosete, o único filho de Saul sobrevivente, assumiu a liderança das tribos de Israel com o apoio de Abner, o comandante do exército de Saul.

No entanto, nesse tempo a liderança de Davi já era reconhecida em Hebrom pela tribo de Judá. Então, a Bíblia diz que houve uma grande batalha em Gibeom entre as tropas de Isbosete, lideras por Abner, e as tropas de Davi, lideradas por Joabe (2 Samuel 2).

As tropas de Abner foram derrotadas pelo exército de Davi sob a liderança de Joabe. Nesse cenário, Asael começou a perseguir Abner de forma implacável. O texto bíblico diz que ele era muito veloz. Dessa forma, Abner não conseguiu escapar de Asael. Ainda assim, Abner aconselhou Asael a desistir daquela perseguição, pois ele não queria feri-lo. Abner sabia que Asael era mais rápido que ele, mas também sabia que ele era superior a Asael no combate.

Entretanto, Asael não escutou os avisos de Abner, e continuou a persegui-lo obstinadamente. Então, sem ter uma alternativa, Abner teve de lutar com Asael. A Bíblia diz que Abner feriu Asael com um lança na altura da quinta costela, e a ponta da lança o atravessou e ele caiu e morreu naquele mesmo lugar (2 Samuel 2:23).

Nessa história, a coragem de Asael ficou evidente, mas também sua imprudência ao insistir em entrar num combate com alguém melhor preparado que ele. O texto bíblico registra que o corpo de Asael foi sepultado no túmulo de seu pai em Belém.

As consequências da morte de Asael

A morte de Asael teve implicações significativas para a ascensão de Davi ao trono, que acabou sendo adiada, e o que se seguiu foi uma longa guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi. Mas depois de um grave desentendimento entre Abner e Isbosete, o comandante do exército de Israel resolveu apoiar a ascensão de Davi sobre um reino unificado.

Porém, quando Abner finalmente articulou a união da nação sob Davi, ele acabou perdendo a vida. Joabe não havia se esquecido do que ocorreu na batalha em Gibeom, e de forma traiçoeira, covarde e ilegal, ele matou Abner numa cidade de refúgio, para vingar a morte de Asael (2 Samuel 3.26,27).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico