Por Que a Força de Sansão Estava no Cabelo?

A Bíblia não diz que a força de Sansão estava no cabelo. Na verdade, essa ideia popular de que a fonte da força de Sansão estava no cabelo é resultante de uma interpretação equivocada do texto bíblico. A origem da força de Sansão estava no Senhor e tinha a ver com a sua consagração a Ele.

As pessoas geralmente pensam que a força de Sansão estava no cabelo, porque o texto bíblico registra que ele perdeu essa força quando teve seus cabelos cortados por Dalila. Mas uma leitura mais atenta da história de Sansão na Bíblia mostra que esse entendimento não está correto.

A fonte da força de Sansão

Para entender qual era a fonte da força de Sansão, primeiramente é preciso saber por que ele não podia cortar os seus cabelos. Quando o nascimento de Sansão foi anunciado pelo Anjo do Senhor, seus pais ficaram sabendo que o menino que haveria de nascer seria um nazireu, ou seja, ele seria consagrado a Deus desde o seu nascimento até o fim de sua vida. Deus havia escolhido aquele menino para ser o libertador de Israel das mãos dos filisteus (Juízes 13:1-5).

O nazireado era um voto de consagração ao Senhor. Geralmente os israelitas faziam esse tipo de voto de forma voluntária durante um determinado período de suas vidas, mas havia também alguns que eram nazireus por toda vida, pois tinham sido dedicados ao Senhor por seus pais desde o nascimento. Esse foi o caso de Sansão.

Como nazireu desde o nascimento, obviamente Sansão deveria observar todas as regras do voto do nazireado. Isso significa que ele tinha de cumprir certas restrições, como por exemplo, ele não podia consumir uva e nada derivado dela, nenhuma bebida levedada, não podia ter contato com um morto, e não podia cortar seus cabelos (cf. Números 6).

Esse voto identificava Sansão como o ungido do Senhor para liberar os filhos de Israel, e a resposta de Sansão na observância das restrições desse voto deveria caracterizar sua consagração. O fato de ele não poder passar navalha em sua cabeça, não significava que os seus cabelos, em si, eram a fonte de sua força, mas que os seus longos cabelos eram um dos sinais distintivos de sua consagração ao Senhor.

Receber Estudos da Bíblia

A força de Sansão não estava no cabelo

Diante de tudo isso, por que Sansão falou a Dalila que o segredo de sua força estava no fato de ele não poder cortar o seu cabelo? E ainda, por que realmente a força de Sansão acabou quando o seu cabelo foi cortado?

Em primeiro lugar, a Bíblia é clara ao afirmar que o Senhor abençoou Sansão, e que o Espírito de Deus agia nele (Juízes 13:25). Inclusive, quando Sansão demonstrava uma força sobre-humana, o texto bíblico registra que esse fenômeno era resultado da ação do Espírito do Senhor em sua vida, e não uma influência do tamanho de seus cabelos. Por exemplo:

  • Quando Sansão rasgou um leão com as próprias mãos, o escritor bíblico escreveu que o Espírito do Senhor se apossou de Sansão (Juízes 14:6).
  • O Espírito do Senhor novamente se apossou de Sansão e ele matou trinta filisteus em Ascalom (Juízes 14:19).
  • O Espírito do Senhor mais uma vez se apoderou de Sansão e ele matou mil homens com uma queixada de jumento (Juízes 15:14-20).
  • Na ocasião de sua morte, quando Sansão derrubou o templo de Dagom matando mais inimigos naquele episódio do que durante toda sua vida, isso aconteceu depois de ele ter suplicado ao Senhor que lhe concedesse uma última vez sua força descomunal (Juízes 16:28).

Em segundo lugar, Sansão agiu com grande irresponsabilidade e desprezo para com a Lei do Senhor e as restrições de sua consagração. Isso significa que ao longo de sua vida Sansão quebrou todas as restrições do voto do nazireado. Ele teve contato com cadáveres, e não apenas isso, também se alimentou de um mel que estava dentro da carcaça do leão que ele havia matado; participou de uma festa de casamento entre os filisteus, que obviamente incluía vinho e outras bebidas levedadas; e, por último, passou navalha em sua cabeça ao revelar a condição do seu voto a Dalila.

O Senhor era a fonte da força de Sansão

Portanto, a fonte da força de Sansão não estava em seu cabelo, mas estava no Senhor. Outorgado pelo Espírito de Deus, Sansão fazia coisas incríveis. Mas, quando ele revelou a restrição de cortar os seus cabelos a Dalila, ele negligenciou completamente sua consagração a Deus. Isso quer dizer que quando o seu cabelo foi cortado, finalmente o último voto nazireu de Sansão foi quebrado.

Porém, quando Sansão orou a Deus pedindo que lhe devolvesse o seu talento especial apenas mais uma vez, o texto bíblico registra que os seus cabelos já tinham voltado a crescer (Juízes 16:22). Isso significava que seu voto poderia ser renovado, e um novo período de consagração poderia começar.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico