O Que Significa Enxofre na Bíblia?

O enxofre na Bíblia é citado várias vezes geralmente com o propósito de transmitir um significado espiritual de punição. O enxofre é um elemento químico muito importante no mundo, visto que ele faz parte da composição de aminoácidos dos organismos vivos. Em seu estado sólido, em temperatura ambiente, o enxofre possui uma coloração amarelo-claro.

Nos textos bíblicos, a referência ao enxofre normalmente tem a ver com o dióxido de enxofre, que é um composto químico formado por um átomo de enxofre e dois átomos de oxigênio. O dióxido de enxofre é um gás denso, tóxico e sufocante, resultante da combustão do enxofre. Na natureza, por exemplo, esse gás sulforoso é emitido durante atividades vulcânicas.

Então, na Bíblia, usando a linguagem do observador, os escritores bíblicos aplicaram a palavra “enxofre” tendo em mente provavelmente o enxofre em combustão que apresenta uma chama azul brilhante formando o dióxido de enxofre, e, até mesmo, às cinzas ou às lavas derramadas por uma erupção vulcânica.

O significado espiritual do enxofre na Bíblia

Por mais de uma dezena de vezes a palavra “enxofre” é usada nos textos bíblicos para falar, de forma figurada, a respeito da destruição e do castigo por causa do pecado. Por exemplo: no Pentateuco, o Senhor falou através de Moisés que aquele que quebrasse à aliança com o Senhor e desviasse seu coração para adorar a outros deuses, seria afligido com pragas, e sua terra seria infértil como um deserto abrasador de sal e enxofre (Deuteronômio 29:23).

Antes disso, no tempo de Abraão, o livro de Gênesis registra que as cidades de Sodoma e Gomorra foram destruídas quando o Senhor fez chover do céu fogo e enxofre sobre elas (Gênesis 19:24). Alguns comentaristas tentam explicar o cenário da destruição dessas cidades argumentando que pode ter ocorrido alguma erupção vulcânica e um abalo sísmico naquela região. Seja como for, qualquer fenômeno natural que possa ter ocorrido ali, foi ocasionado diretamente pela intervenção divina.

No livro de Jó, lemos que não há nada de bom reservado para o ímpio. Muito pelo contrário! Ele perderá sua segurança e o seu lar será destruído, de modo que enxofre ardente será espalhado sobre sua casa (Jó 18:15). Nesse mesmo sentido, o salmista escreveu que o Senhor fará cair sobre os perversos brasas de fogo, enxofre e vento tempestuoso (Salmo 11:6).

Na profecia do profeta Ezequiel também é dito que os inimigos do povo de Deus serão arrasados por meio de peste e de sangue, e uma chuva forte acompanhada de grandes pedras de saraiva, fogo e enxofre cairá sobre eles (Ezequiel 38:22). Isso está de acordo com a descrição do profeta Isaías a respeito do juízo divino, ao retratar o sopro de Deus como uma torrente de enxofre ardente (Isaías 30:33).

Receber Estudos da Bíblia

O significado do enxofre no Novo Testamento

No Novo Testamento, a figura do enxofre continuou sendo usada como símbolo da punição pelo pecado. No livro do Apocalipse, o apóstolo João teve a visão dos ímpios sendo destruídos com fogo e enxofre (Apocalipse 9:17,18).

Em seguida, o mesmo apóstolo João também viu os adoradores da Besta sendo atormentados por toda a eternidade com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro (Apocalipse 14:10,11).

Na verdade, o livro do Apocalipse registra que não apenas os ímpios, mas também a Besta, o Falso Profeta, o Diabo e seus anjos, todos serão lançados no lago de fogo que queima com enxofre (Apocalipse 19:20; 20:10; 21:8).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico