Estudo Bíblico de Êxodo 18
Êxodo 18 é o capítulo bíblico que registra o encontro entre Moisés e seu sogro, Jetro. O estudo bíblico de Êxodo 18 ainda mostra como Moisés foi aconselhado por Jetro a escolher auxiliares para ajudá-lo na liderança dos israelitas.
O esboço de Êxodo 18 pode ser organizado da seguinte forma:
- O encontro entre Moisés e Jetro (Êxodo 18:1-12).
- O conselho de Jetro para a escolha dos auxiliares de Moisés (Êxodo 18:13-27).
O encontro entre Moisés e Jetro (Êxodo 18:1-12)
Êxodo 18 começa relatando que Jetro, o sogro de Moisés, ouviu tudo o que o Senhor havia feito a Moisés e a Israel. Ele soube a respeito de como Deus tirou os filhos de Israel do Egito (Êxodo 18:1). Jetro é apresentado no texto bíblico como um sacerdote de Midiã. Em outra passagem bíblica, ele é chamado pelo nome Reuel (Êxodo 2:18). Essa variação de nomes não se trata de uma contradição bíblica, mas de algo relativamente comum naquele tempo.
Midiã, o local onde Jetro morava, ficava nas proximidades do Monte Sinai, e o encontro entre Jetro e Moisés aconteceu justamente quando o povo israelita chegou àquela região. O texto bíblico diz que Jetro trouxe ao acampamento de Israel no Sinai a Zípora, esposa de Moisés, junto dos dois filhos do líder hebreu, Gerson e Eliézer (Êxodo 18:2-5). Parece que em algum momento na sequência dos eventos do êxodo israelita do Egito, Moisés enviou sua família de volta a Midiã, talvez por proteção.
Em Êxodo 18 fica claro que Moisés recebeu Jetro com muito respeito (Êxodo 18:7). Dentro de uma tenda, Moisés relatou ao seu sogro tudo o que Deus havia feito a Faraó e aos egípcios para livrar o seu povo escolhido (Êxodo 18:8).
Jetro, por sua vez, ficou muito feliz com o que ouviu, e rendeu graças ao Senhor (Êxodo 18:9,10). Em conexão a isso, Jetro ainda fez uma declaração de fé no Deus de Israel, ao dizer: “Agora, sei que o Senhor é maior que todos os deuses, porque livrou este povo de debaixo da mão dos egípcios, quando agiram arrogantes contra o povo” (Êxodo 18:11).
Não é possível saber se essa declaração de Jetro foi a expressão do início de sua fé no Deus de Israel, ou o desenvolvimento de uma fé que já havia brotado antes (cf. 2 Reis 5:15). Seja como for, o fato é que Jetro ofereceu holocausto e sacrifícios ao Senhor, e Arão e os anciãos de Israel participaram da comunhão com ele (Êxodo 18:12).
O conselho de Jetro para a escolha dos auxiliares de Moisés (Êxodo 18:13-27)
Êxodo 18 também relata que, no dia seguinte, Moisés se assentou para julgar as demandas do povo de Israel. Essa tarefa durou o dia todo (Êxodo 18:13). Jetro, ao observar isso, questionou Moisés a respeito do que ele estava fazendo (Êxodo 18:14). Então, Moisés explicou a Jetro que o povo se reunia diante dele buscando a orientação do Senhor. Quando havia alguma questão entre o povo, cabia a Moisés julgar a causa e a ensinar os estatutos e as leis de Deus (Êxodo 18:16).
Mas Jetro percebeu que aquele processo não estava bom (Êxodo 18:17). Ele disse a Moisés que se continuasse fazendo as coisas daquela maneira, ele e o povo iria desfalecer. Em outras palavras, aquela tarefa era pesada demais para uma pessoa sozinha (Êxodo 18:18).
Dessa forma, Jetro deu um importante conselho a Moisés para que ele pudesse continuar a representar o povo diante de Deus, ensinando as leis divinas aos israelitas e guiando-lhes pelos caminhos corretos (Êxodo 18:19,20).
O conselho de Jetro consistia na organização governamental do povo israelita. Ele falou para Moisés procurar dentro o povo homens moralmente qualificados e tementes a Deus, com a finalidade de colocá-los como líderes de subdivisões do povo. Assim, esses homens poderiam dividir com Moisés a tarefa de julgar as demandas dos filhos de Israel. Apenas as questões mais complicadas é que deveriam chegar a Moisés; e dessa forma a tarefa de Moisés na liderança de Israel seria mais tranquila (Êxodo 18:21-23).
O texto bíblico diz que Moisés escutou o conselho de Jetro e separou homens capazes de todo o Israel para serem chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez (Êxodo 18:24,25). Esses homens dividiram a carga com Moisés, e julgaram toda causa simples que surgia no meio do povo (Êxodo 18:26). E por fim, Jetro se despediu de Moisés e retornou para sua terra (Êxodo 18:27).