O Que Deus Criou no Segundo Dia da Criação?

No segundo dia da criação do mundo, Deus criou o firmamento pelo poder da Sua Palavra, conforme narrado em Gênesis 1:6-8. O texto bíblico indica que Deus usou o firmamento para estabelecer uma separação entre as águas que envolviam a massa informe que havia sido criada. Na verdade, a expansão criada por Deus separou as águas que estavam debaixo dela, das águas que estavam acima dela.

Algumas pessoas acreditam que os seres espirituais também foram criados por Deus em algum momento entre o primeiro dia e o segundo dia criação. Porém, a Bíblia não fornece nenhum detalhe a respeito disto. Na verdade, biblicamente tudo o que se sabe é que quando Deus estava formando a terra para ser um lugar habitável, parece que os seres espirituais já tinham sido criados (cf. Jó 38:4-7).

O firmamento no segundo dia da criação

O firmamento criado por Deus no segundo dia, é descrito como uma expansão que dividiu as águas. O texto bíblico registra que Deus chamou essa expansão “Céus”, no hebraico samayim (Gênesis 1:8). A palavra “firmamento” também traduz o termo hebraico raqia, que sugere a ideia de pressionar, bater, cunhar ou estender algo para cobrir uma superfície. Inclusive, o livro de Jó usa uma linguagem figurada para descrever o firmamento, comparando-o a um espelho fundido (Jó 37:18).

Essa descrição do firmamento como um tipo de elemento sólido semelhante a uma cúpula de metal batido, obviamente é uma forma poética ou simbólica para descrever o céu. Definitivamente a Bíblia não ensina a ideia de que o céu seria uma cobertura sólida que cobre a terra, algo comum em mitologias pagãs. Apesar de a descrição bíblica do firmamento muitas vezes ser interpretada de diferentes formas, geralmente é entendida como a atmosfera da Terra ou o céu visível.

A separação das águas no segundo dia

De acordo com o relato de Gênesis 1, aparentemente as águas cobriam a massa inicialmente criada por Deus (Gênesis 1:2). Então, a separação das águas pelo firmamento é um tema que indica o estabelecimento de ordem e estrutura. Isso quer dizer que a criação do firmamento demonstra o poder e a sabedoria de Deus para organizar o caos aquático inicial em uma estrutura ordenada e habitável.

A Bíblia diz que Deus separou as águas superiores e inferiores. As águas inferiores eventualmente formaram os oceanos e mares. Já as águas superiores, frequentemente são interpretadas pelos estudiosos como um manto de vapor que mais tarde teve um papel importante no dilúvio nos tempos de Noé (Gênesis 7:11,12; 9:11-15). De fato, essa ordenação das águas com a criação do firmamento, foi um passo fundamental na preparação do ambiente terrestre para a vida.

Receber Estudos da Bíblia

A importância do segundo dia da criação do mundo

O segundo dia da criação destaca o poder de Deus em transformar o caos em ordem. Sem os atos criativos de Deus que ocorreram no segundo dia, seria impossível a vida na Terra. Tal como a luz e as trevas foram separadas no primeiro dia, as águas foram ordenadas no segundo, demonstrando a soberania e a sabedoria de Deus na criação do mundo.

Porém, curiosamente no segundo dia da criação o texto bíblico não traz uma avaliação de Deus a respeito do que foi criado. Talvez isso tenha a ver com o fato de que a criação ainda estava em um estado inacabado, aguardando a formação dos sistemas que sustentam a vida.

Além disso, assim como no primeiro dia da criação, os atos criativos de Deus no segundo dia também podem nos ensinar princípios espirituais. Por exemplo: na Bíblia, a água frequentemente simboliza a vida e a purificação, mas também pode simbolizar o caos. Então, a ação de Deus em separar e ordenar as águas, reflete o Seu bom propósito de trazer ordem ao caos e preparar um lugar para a vida florescer.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico