Qual Foi o Primeiro Livro da Bíblia a Ser Escrito?
A pergunta a respeito de qual foi o primeiro livro da Bíblia a ser escrito, sempre envolve muitos debates. Isso porque há muitas opiniões diferentes entre os estudiosos a respeito da datação dos livros bíblicos. Porém, é mais amplamente aceito nas tradições judaica e cristã, que o livro de Gênesis foi o primeiro livro bíblico a ser escrito.
Contudo, não é difícil encontrar pessoas que acreditam que outros livros bíblicos foram escritos antes de Gênesis. Um exemplo disso é o livro de Jó, que frequentemente é apontado por muitos como o primeiro livro da Bíblia a ser escrito.
Por outro lado, alguns críticos também defendem que os primeiros livros bíblicos a serem escritos foram aqueles que narram o início da monarquia de Israel. Por isso, alguns eruditos sugerem que os livros de Samuel, que nos manuscritos hebraicos mais antigos aparecem como uma obra unificada, foram os primeiros livros bíblicos.
Mas esse tipo de posicionamento não encontra muito apoio entre os estudiosos. Isso porque, nesse caso, é preciso rejeitar a autoria mosaica do Pentateuco. Quem pensa assim, defende que os cinco primeiros livros da Bíblia, o que inclui o livro de Gênesis, foram escritos por diferentes autores ao longo do primeiro milênio antes de Cristo. Todavia, faltam evidências em favor desse tipo de interpretação que, em grande parte, se baseia apenas em especulações.
Porém, de fato é preciso admitir que a datação dos livros da Bíblia é um processo muito complexo baseado em uma variedade de fatores, como evidências literárias, históricas e arqueológicas. A datação precisa dos livros bíblicos sempre é cercada de debates entre os estudiosos.
Gênesis não foi o primeiro livro da Bíblia a ser escrito?
Sem dúvida, o debate mais sério a respeito de qual foi o primeiro livro da Bíblia a ser escrito, é aquele que coloca o livro de Gênesis de um lado, e o livro de Jó, do outro. Os estudiosos que defendem que o livro de Jó foi escrito antes de Gênesis, geralmente se baseiam em detalhes literários e linguísticos do próprio livro de Jó que parecem indicar que sua escrita ocorreu numa época muito recuada.
Esses estudiosos também observam que no livro de Jó não há nenhuma menção ao povo israelita, à Lei Mosaica, ao sacerdócio hebreu, e nem ao Tabernáculo ou ao Templo em Jerusalém. Ao contrário disso, o livro fala de um homem que parece ter vivido perto dos duzentos anos de idade e numa época em que as riquezas eram medidas, principalmente, pelo tamanho dos rebanhos que uma pessoa possuía. Além disso, Jó também é descrito no livro como o sacerdote da sua casa, sendo, ele próprio, o responsável por oferecer sacrifícios a Deus.
Tudo isso, sem dúvida, indica que Jó viveu no período patriarcal, provavelmente numa época próxima ao tempo de Abraão. Porém, dizer que Jó viveu, pelo menos, quinhentos anos antes de Moisés ter escrito o livro de Gênesis, não significa que o livro de Jó foi escrito nessa mesma época.
O livro de Jó foi o primeiro livro da Bíblia a ser escrito?
O prólogo do livro de Jó traz um estilo de hebraico que praticamente exige que o livro deva ter sido escrito a partir da segunda metade do segundo milênio antes de Cristo. Outro detalhe interessante é que, ao narrar os acontecimentos que envolveram a vida de Jó, o autor do livro empregou o nome pessoal de Deus revelado em seu pacto com Israel (ex.: Jó 1:6; 2:1; etc.).
Tudo isso, contribui para a possibilidade de o livro de Jó ter sido escrito numa data mais recente. Dessa forma, é possível que o livro seja obra de um autor israelita que fez uso de fontes do tempo patriarcal para dar a forma final ao livro tal qual o conhecemos.
Esse debate é tão complexo, que os estudiosos do Antigo Testamento acreditam que o livro de Jó pode ter sido escrito desde o século 15 a.C., datando o livro próximo ao Pentateuco, até o século 2 a.C., fazendo desse livro o último a ser escrito no Antigo Testamento. Mas muitos estudiosos acreditam que uma data próxima ao tempo do rei Salomão, quando a literatura sapiencial hebraica estava bem desenvolvida, seria uma boa opção.
Por tudo isso, o livro de Gênesis, seguido pelos demais livros do Pentateuco, continua sendo a resposta mais segura a respeito de qual foi o primeiro livro da Bíblia a ser escrito. Além desses, o Salmo 90, também escrito por Moisés, sempre é lembrado pelos estudiosos como um dos textos mais antigos de toda a Bíblia.