Quem Escreveu o Livro de Obadias?
As tradições judaica e cristã concordam, em sua maioria, que quem escreveu o livro de Obadias na Bíblia foi o profeta cujo nome deu o título ao livro. As primeiras palavras do livro de Obadias informam claramente que o seu conteúdo é o registro da “visão de Obadias”, ou seja, é a publicação da mensagem que o Senhor lhe falou (Obadias 1:1).
Apesar de a autoria do profeta Obadias ser amplamente aceita, pouco se sabe sobre esse profeta. Seu nome, Obadias, parece ter sido muito comum nos tempos do Antigo Testamento, e seu significado indica um adorador ou um servo do Senhor. Inclusive, no texto bíblico mais de dez pessoas são citadas com esse mesmo nome.
Mas embora não se saiba muita coisa sobre o profeta escritor do livro de Obadias, o importante é entender que o conteúdo de sua mensagem não partiu de sua própria vontade, e muito menos foi fruto de sua imaginação. Muito pelo comentário! Apesar de Obadias ser considerado um profeta um tanto quanto desconhecido em comparação a outros profeta bíblicos, sua mensagem era autoritativa e poderosa, pois ele simplesmente proclamou aquilo que o próprio Deus lhe comunicou.
Por que Obadias escreveu esse livro?
O conteúdo do livro de Obadias apresenta um cenário de contraste entre Edom e Judá. Parece que enquanto Edom havia prosperado, Judá experimentava um estado de humilhação e derrota. Os edomitas eram um povo que descendia de Esaú, filho de Isaque, mas sempre esteve em oposição ao povo de Deus (cf. Isaías 63:1-6). Portanto, a rivalidade entre Edom e Israel teve início ainda no período patriarcal, ou seja, essa rivalidade era o desdobramento da rivalidade entre os irmãos Esaú e Jacó.
No contexto da narrativa do livro de Obadias, essa oposição é enfatizada. Nesse sentido, o livro de Obadias registra a mensagem de juízo da parte de Deus através do profeta contra Edom. Ao mesmo tempo, o livro ainda traz uma palavra de encorajamento para o povo da aliança. O conteúdo do livro anuncia que o justo Juiz haveria de julgar o povo de Edom, e o seu propósito soberano seria cumprido na história. Dessa forma, o povo de Deus tinha de confiar e depositar a sua fé n’Ele, independentemente das circunstâncias.
Quando o escritor do livro de Obadias escreveu o seu livro?
O livro de Obadias não fornece nenhuma informação cronológica que possa indicar com clareza a data em que ele foi escrito. Contudo, o livro fala dos edomitas envolvidos num ataque a Jerusalém. Para alguns estudiosos, isso pode ter ocorrido em meados do século 8 a.C., quando Judá sofreu com a invasão dos filisteus e dos árabes nos dias do rei Jeorão (cf. 2 Reis 8:20-22; 2 Crônicas 21:8-17).
Já outros estudiosos conectam o cenário da profecia de Obadias com as invasões de Judá pelo exército do rei Nabucodonosor que levaram Jerusalém à queda em 586 a.C. Inclusive, o comportamento hostil dos edomitas naquele contexto foi documentado na Escritura (cf. Salmo 137; Ezequiel 35). Por isso, muitos comentaristas sugerem que o profeta Obadias pode ter sido contemporâneo do profeta Jeremias, e ter escrito o seu livro naquela mesma época.