Onde Jesus Nasceu? Foi em Belém ou Nazaré?
Jesus nasceu em Belém da Judéia, uma pequena cidade que ficava nas proximidades da cidade de Jerusalém. Inclusive, o fato de Jesus Cristo ter nascido em Belém implicou no cumprimento de profecias bíblicas que se deram nos tempos do Antigo Testamento.
Mas apesar de a Bíblia dizer claramente que Jesus nasceu em Belém, algumas pessoas ainda acabam confundindo o local de seu nascimento com outras cidades que serviram como pano de fundo para sua vida e ministério terreno. É por isso que muitas pessoas pensam que Jesus nasceu em Nazaré ou em Jerusalém.
Há também alguns estudiosos que defendem que Jesus não nasceu em Belém. Mas esse tipo de entendimento está longe de expressar alguma evidência realmente válida de que Belém não foi o local do nascimento de Jesus. Na verdade, o argumento de quem rejeita Belém como a cidade do nascimento de Jesus apenas expressa a visão distorcida e incrédula dessas pessoas a respeito do conteúdo bíblico.
Jesus nasceu em Belém
A cidade de Belém ficava na Judeia numa distância de aproximadamente oito quilômetros da importante cidade de Jerusalém. Mas Belém não era uma cidade parecida com Jerusalém. Inclusive, é até mais apropriado pensar em Belém como um tipo de aldeia ou uma cidade bem pequena.
A Bíblia diz que antes do nascimento de Jesus, José, marido de Maria, teve de ir até Belém para um recenseamento. Foi determinado que cada um fizesse esse alistamento em sua terra natal. Àquela altura, Maria já estava na fase final de sua gravidez, e acabou entrando em trabalho de parto durante a viagem.
Porém, em Belém José não conseguiu vaga numa hospedaria para poder abrigar Maria. Então, o texto bíblico informa que o parto de Maria ocorreu de forma um tanto quanto improvisada, e Jesus foi colocado numa manjedoura (Lucas 2:6,7).
O fato de Jesus ter nascido em Belém foi muito importante devido a sua identificação como descendente da casa de Davi. Repetidas vezes Deus falou durante o período do Antigo Testamento que o Messias haveria de vir da linhagem do rei Davi. Portanto, Belém também havia sido a cidade de origem do pastor de ovelhas que se tornou no rei mais conhecido da história de Israel (1 Samuel 16:1-13).
Além disso, o profeta Miqueias profetizou de forma clara que Cristo, o Rei Eterno, seria procedente de Belém; ainda que Belém fosse tão pequena dentro de Judá (Miqueias 5:2).
Belém ou Nazaré?
Muitas pessoas pensam que Jesus não nasceu em Belém por conta de sua forte identificação com a cidade de Nazaré. Inclusive, até mesmo no tempo de Jesus muitas pessoas pensavam que Ele havia nascido na Galileia, região onde ficava Nazaré (João 7:41,42). Além disso, Jesus Cristo é chamado várias vezes de “nazareno” no texto bíblico do Novo Testamento (Mateus 26:71; Marcos 1:24; Lucas 18:37; João 18:7). Até mesmo o próprio Jesus se autoidentificava como “nazareno” (Atos 22:8).
Contudo, a identificação de Jesus com Nazaré não era devido ao local de seu nascimento, mas devido ao local de sua criação. Jesus nasceu em Belém, passou um pequeno período do início de sua infância no Egito enquanto sua família fugia da perseguição do rei Herodes, e cresceu em Nazaré (Mateus 2:14-23).
Em outras palavras, Jesus foi criado em Nazaré, e isso explica sua íntima ligação com essa cidade. Mas essa identificação de Jesus com Nazaré em momento algum implica num problema em relação ao local de seu nascimento. Até os dias atuais é muito comum encontrar pessoas que nasceram numa determinada cidade e são identificadas não com sua cidade natal, mas especialmente com a cidade onde foram criadas.
Jesus não nasceu em Belém?
Por outro lado, é verdade que alguns estudiosos questionam a veracidade da informação bíblica a respeito do local onde Jesus nasceu. Esses estudiosos basicamente afirmam que é muito improvável que Jesus tenha nascido em Belém, e atribuem a Nazaré o local de seu nascimento. Na visão dessas deles, o relato bíblico acerca do local do nascimento de Jesus não passa de uma afirmação teológica, e jamais deve ser considerado uma afirmação histórica.
No entanto, dois, dos quatro Evangelhos, afirmam de forma direta que Jesus nasceu em Belém (Mateus 2:1; Lucas 2:4). Os outros dois Evangelhos, apesar de não citarem explicitamente o nome do local do nascimento de Jesus, em nenhum momento apresentam qualquer indício de que Belém devesse ser considerada um local improvável. Muito pelo contrário! João, por exemplo, até mesmo registra que, de fato, era conhecido dos judeus que o Messias haveria de vir de Belém, de acordo com a Escritura, mas em nenhuma parte sugere que esse tipo de interpretação da profecia veterotestamentária estava incorreta (João 7:42).
Na verdade, não há qualquer contradição entre os relatos dos Evangelhos. As pessoas que insistem em procurar erros e contradições nos registros dos evangelistas, falham em perceber que os quatro Evangelhos se completam ao muitas vezes narrarem os eventos centrais do ministério terreno de Jesus por diferentes perspectivas. Os estudiosos que negam que Jesus nasceu em Belém, não apresentam qualquer evidencia ou argumento convincente, mas apenas são críticos da autoridade e da infalibilidade da Bíblia.