Quem Escreveu o Livro de Joel?

Quem escreveu o livro de Joel foi o próprio profeta que dá nome a esse livro do Antigo Testamento. Inclusive, esse é o entendimento comum dentro das tradições judaica e cristã que reconhecem que não há qualquer evidência séria que seja contrária à atribuição da autoria do livro ao profeta Joel.

No entanto, alguns críticos têm se apoiado no caráter um tanto quanto enigmático do profeta para contestar não apenas a sua autoria, mas também a sua historicidade. Essas pessoas geralmente afirmam que quem escreveu o livro de Joel foi um judeu desconhecido que usou o nome “Joel” de forma simbólica para expressar sua mensagem.

O nome Joel em hebraico significa “Jeová é Deus”, e, de fato, o significado desse nome se relaciona ao conteúdo da mensagem registrada nas profecias do livro de Joel. Também é verdade que nada se sabe sobre o profeta Joel além do que está presente no livro que traz o seu nome. Embora o Antigo Testamento mencione outras pessoas com esse mesmo nome, nenhuma delas tem qualquer associação com o profeta Joel.

No entanto, nada disso é suficiente para que a autoria do livro de Joel seja rejeitada; ou mesmo que sua historicidade seja questionada. Na verdade, Joel não é o único profeta bíblico que tem em seu próprio livro a única fonte de conhecimento a respeito de sua pessoa.

Em nenhum momento o livro de Joel indica que esse nome deva ser entendido de forma simbólica. Ao contrário disso, logo em sua primeira frase o livro de Joel apresenta o profeta como uma pessoa real: “Palavra do Senhor que foi dirigida a Joel, filho de Petuel” (Joel 1:1).

Além disso, mais tarde o Novo Testamento aponta para a historicidade de Joel. No livro de Atos dos Apóstolos, lemos sobre como o apóstolo Pedro citou a profecia de Joel de um modo que fica claro que o apóstolo não apenas reconhecia Joel como um personagem histórico; mas também não tinha qualquer dúvida de que ele era o autor desse livro do Antigo Testamento (Atos 2:16).

Portanto, sem dúvida a melhor interpretação é aquela que reconhece que quem escreveu o livro de Joel foi mesmo o profeta de mesmo nome que recebeu as revelações divinas que foram registradas nesse livro. Parece que Joel era um habitante de Jerusalém, e provavelmente de alguma forma estava relacionado ao Templo.

Receber Estudos da Bíblia

Quando o profeta Joel escreveu o livro de Joel?

Se não há dúvida de que quem escreveu o livro de Joel foi o profeta Joel, o mesmo não pode ser dito a respeito de quanto isso teria acontecido. Nenhuma data é mencionada no livro que possa servir para estabelecer alguma cronologia. Por causa disso, as sugestões de datas para a autoria do livro de Joel são tão amplas que cobrem vários séculos.

Ao longo da história cristã, a maioria dos estudiosos adotou datas mais recuadas para autoria do livro de Joel, especialmente entre os séculos 9 e 7 a.C. Mas muitos eruditos contemporâneos sugerem uma data mais recente, após à queda de Jerusalém e o exílio na babilônia. Quem defende uma data mais recente para autoria do livro de Joel, geralmente se apoia no fato de que o livro não menciona nenhum rei, e também não faz nenhuma referência ao Reino do Norte (Israel).

Porém, o conteúdo do livro de Joel não parece indicar um contexto histórico em que a terra de Judá já estivesse sob o domínio estrangeiro; e muito menos que o Templo de Jerusalém tivesse sido destruído. Essas características definitivamente tornam muito improvável a ideia de que o livro de Joel tenha sido escrito durante o exílio; mas ainda tornam possíveis a sugestão de que o livro tenha sido escrito no pós-exílio, quando não havia mais reis em Judá e o templo já havia sido reconstruído.

No entanto, se o livro de Joel foi escrito depois do exílio, então é estranho que nenhuma referência seja feita aos babilônios ou aos persas. Além do mais, a menção do livro de Joel a povos como os filisteus, egípcios e edomitas, pode indicar que o livro foi escrito numa data mais antiga.

Outro detalhe interessante é que existe a possibilidade de o profeta Amós ter feito referência à profecia de Joel; e se isso estiver correto, então de fato o livro de Joel deve ter sido escrito numa data recuada, colocando Joel como um dos profetas mais antigos. De qualquer forma, fica claro que não é possível estabelecer uma data exata para a composição do livro de Joel.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar