Quais São os Poderes dos Anjos na Bíblia?
Os anjos são seres espirituais maiores que os homens em força e poder. Mas a Bíblia não se preocupa em fornecer uma descrição detalhada a respeito de quais são os poderes dos anjos ou o tamanho de sua força. Na verdade, embora os anjos sejam citados com muita frequência no texto bíblico, especialmente no Novo Testamento, eles sempre aparecem num papel secundário, como por exemplo, ministros de Deus a serviço de seu povo escolhido.
No entanto, apesar de não haver na Bíblia um versículo específico que fale de forma exaustiva sobre quais são os poderes dos anjos, vários textos bíblicos nos ajudam a entender o potencial que esses seres espirituais possuem.
Um exemplo bem claro disso são as muitas passagens bíblicas que registram a ação dos anjos como guardiões do povo de Deus, e esse papel naturalmente implica na ideia de que eles devem ser criaturas que contam com grande força e poder. Inclusive, o texto bíblico registra um episódio em que um anjo do Senhor feriu, numa mesma noite, cento e oitenta e cinco mil soldados assírios do exército do rei Senaqueribe que tinha invadido Judá (Isaías 37:36).
Os estudiosos discutem a respeito de que forma esse anjo matou aqueles homens. Muitos acreditam que isso aconteceu através de uma praga. Mas, seja como for, é certo que o anjo da parte de Deus foi quem executou aquela sentença de juízo.
Os anjos possuem poderes diferentes
Nem todos os anjos possuem o mesmo nível de poder. Nesse sentido, de acordo com a Bíblia Miguel parece ser o anjo mais poderoso no exército celestial. Ele é descrito como o “um dos primeiros príncipes” e comandante das forças angelicais (Daniel 10:13; Apocalipse 12:7-9).
O poder que os anjos de Deus possuem também pode ser usado contra outros tipos de anjos, como os anjos caídos. O livro do profeta Daniel narra a ocasião em que o arcanjo Miguel enfrentou um ser espiritual poderoso e ímpio que estava influenciando o governo da Pérsia (Daniel 10:11-13).
Entre os poderes que os anjos possuem, também está a capacidade de eles se manifestarem de modo corpóreo. Por isso, várias vezes os anjos aparecem na Bíblia numa forma semelhante aos homens (cf. Gênesis 18—19). Mas também a Bíblia diz que um anjo mau, como Satanás, possui o poder de se manifestar disfarçado de um anjo de luz (2 Coríntios 11:13-15).
Os poderes dos anjos têm limites
Mais importante do que saber quais são os poderes dos anjos, é entender que, sim, os anjos são poderosos, mas não são onipotentes. Eles são fortes, mas não passam de criaturas de Deus. Jamais os anjos devem ser vistos como deuses, e por isso a Bíblia proíbe qualquer tipo de culto ou oração aos anjos (Colossenses 2:18,19; Apocalipse 19:10).
Quando em algum texto bíblico um anjo aparece recebendo adoração, na realidade trata-se de uma teofania, ou seja, uma manifestação visível do próprio Deus que alguns autores bíblicos chamam de “o Anjo do Senhor” (cf. Gênesis 31:13; Êxodo 3:2-22).
Na verdade, os anjos são simplesmente servos d’Aquele que tem todo poder (cf. Hebreus 1:14). Os anjos até podem ser fortes e poderosos, mas a fonte do poder que eles possuem está no Senhor Deus, criador de todas as coisas, incluindo os anjos.