Samuel Era de Qual Tribo?

Algumas passagens bíblicas parecem indicar que Samuel era um efraimita, ou seja, alguém pertencente à tribo de Efraim. Já outras passagens bíblicas também falam do profeta Samuel como sendo um levita da família de Coate. Diante disso, surge a pergunta: Samuel era de qual tribo?

Com base nesse questionamento, algumas pessoas, equivocadamente, pensam que nesse detalhe da vida do profeta Samuel existe uma possível contradição bíblica; mas é claro que não é esse o caso. Na verdade, para falarmos sobre a qual tribo pertencia Samuel, primeiro precisamos entender como ocorreu a divisão do território de Canaã após ter sido conquistado pelas tribos israelitas.

A herança territorial das tribos israelitas

Quando os filhos de Israel finalmente chegaram e conquistaram à Terra Prometida sob a liderança de Josué e dos anciãos após ele, cada tribo recebeu sua herança de terra em Canaã. Essa divisão territorial foi regulamentada ainda no tempo de Moisés, de acordo com as instruções divinas.

As tribos maiores receberam porções maiores de terra, assim como as tribos menores também receberam territórios menores. Inclusive, duas tribos e meia — as tribos de Rúben, Gade e Manassés — receberam seus territórios antes da travessia do Jordão, à leste do Mar Morto (Números 32). As demais tribos, portanto, tiveram sua herança territorial em Canaã (Números 34).

No entanto, a tribo de Levi, separada para o serviço do Senhor, não recebeu uma porção do território. Ao invés disso, foram designadas aos levitas quarenta e oitos cidades, e seus pastos circundantes, espalhadas nos territórios das outras tribos. Dessas quarenta e oito cidades, seis delas foram contadas como cidades de refúgio. Essas cidades de refúgio podiam abrigar pessoas que tivessem tirado a vida de alguém de forma acidental (Números 35).

Receber Estudos da Bíblia

O profeta Samuel era de qual tribo? Efraim ou Levi?

Considerando esse contexto da distribuição da herança das tribos israelitas, é fácil entender a qual tribo Samuel pertencia. No primeiro capítulo de 1 Samuel, o pai de Samuel, Elcana, é identificado como um homem que habitava num lugar chamado Ramataim-Zofim, na região montanhosa de Efraim. Por isso, o pai de Samuel é mencionado como um efraimita ou efrateu (1 Samuel 1:1).

Porém, a sequência do mesmo texto bíblico registra que Elcana cumpria o compromisso regular dos levitas em Siló — o local onde o Tabernáculo estava montado naquele tempo. Além disso, no livro de Crônicas fica claro que Elcana, Samuel, seus filhos e descendentes, eram todos levitas de um ramo da família dos coatitas (1 Crônicas 6:22-38).

Como os levitas coatitas receberam cidades no território de Efraim, é perfeitamente explicável o fato de a família de Samuel ser natural daquela região (cf. Josué 21). Com o tempo, os levitas que habitavam nas cidades espalhadas pelos territórios das outras tribos, também passaram a ser identificados por sua ligação com esses territórios.

Então, a pergunta a respeito de a qual tribo pertencia Samuel, pode ser respondida pela informação de que ele era, ao mesmo tempo, um levita por descendência, e um efraimita por naturalidade. Em outras palavras, o profeta Samuel era um membro da tribo de Levi nascido no território de Efraim.

De acordo com o voto de Ana, sua mãe, Samuel foi educado desde pequeno nas coisas do Senhor em Siló. Embora Samuel fosse um levita coatita, ele não pertencia à linhagem do sacerdócio de Arão. Na verdade, ele pertencia à linhagem de Izar.

Então, ao ter sido ofertado por sua mãe para o serviço integral do Senhor, e por causa do declínio da casa sacerdotal de Eli, soberanamente Deus levantou Samuel no meio do seu povo com prerrogativas do ofício sacerdotal. Por isso, a Bíblia diz que ele ministrava diante do Senhor, usava estola sacerdotal de linho, e oferecia sacrifícios a Deus (cf. 1 Samuel 2:18; 10:8).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar