Quem Foi Zeruia na Bíblia?
Zeruia foi a irmã do rei Davi, e a mãe de três importantes guerreiros do exército de Israel: Joabe, Abisai e Asael (2 Samuel 2:18). Zeruia é citada brevemente na Bíblia em algumas passagens do Antigo Testamento, frequentemente em referência ao nome de algum de seus filhos (especialmente em 1 e 2 Samuel, 1 Crônicas e 1Reis).
De acordo com o relato bíblico, Zeruia era filha de Jessé, o pai de Davi, mas o nome de sua mãe não é informado. Além de Davi, Zeruia também era irmã de Eliabe, Abinadabe, Siméia, Natanel, Radai, Ozém, Eliú e Abigail (1 Crônicas 2:13-17; 27:18).
Abigail, a irmã de Zeruia, também é mencionada na Bíblia como sendo filha de Náas. Sobre isso, há pelo menos três interpretações: 1) Naás era um segundo nome de Jessé; 2) O nome Naás foi um erro de copista; 3) Abigail era filha de Naás e foi adotada por Jessé. Se essa última opção for a correta, então Zeruia era somente meia irmã de Abigail.
É interessante notar que o nome do marido de Zeruia nunca é mencionado na Bíblia. A única informação dada pelo texto bíblico, é que o marido de Zeruia estava enterrado em Belém quando ocorreu a morte de Asael, seu filho (2 Samuel 2:31). Dessa forma, todas as vezes que os filho de Zeruia são citados na Bíblia, isso sempre ocorre em conexão ao nome de sua mãe, e jamais em conexão ao nome de seu pai.
Alguns comentaristas já tentaram explicar o motivo do silêncio da Bíblia a respeito do nome do marido de Zeruia. Alguns sugerem que é possível que ele tenha morrido jovem; enquanto outros acreditam que talvez ele tenha sido um estrangeiro. Mas a interpretação mais amplamente adotada a respeito disso, é que o motivo de seu nome não ser citado provavelmente tenha a ver com a posição de Zeruia como irmã do rei Davi de Israel, e dessa forma, o nome de Zeruia era mais proeminente que o nome de seu marido.
Os filhos de Zeruia: Joabe, Abisai e Azael
Joabe, Abisai e Asael foram proeminentes em Israel. Os três homens eram muito leais a Davi, seu tio, e tiveram grande participação nos eventos relacionados ao estabelecimento do reinado davídico em Israel.
Joabe, filho de Zeruia, ocupou o posto de comandante do exército israelita sob Davi. Ele foi responsável por liderar grandes vitórias para Israel. Inclusive, quando o exército de Davi teve de lutar contra o exército de Isbosete, filho do rei Saul, liderado por Abner, filho de Saul, Joabe teve um papel decisivo.
Joabe continuou fiel a Davi e esteve ao lado dele em momentos importantes. Por exemplo: ele tentou pacificar o relacionamento de Davi e Absalão — um dos filhos do rei de Israel —, mas depois, durante a revolta de Absalão que tentou usurpar o trono Davi, contra à ordem de Davi Joabe resolveu matar o próprio primo. Se anteriormente Joabe havia ficado ao lado de Davi contra Absalão, já no final da vida do rei de Israel, Joabe errou ao apoiar a coroação de Adonias, ao invés de Salomão.
Abisai, o outro filho de Zeruia, também foi um grande guerreiro. Ele chegou a conquistar importantes vitórias contra os amonitas e os edomitas. Ele também salvou a vida de Davi quando um gigante tentou matá-lo numa batalha contra os filisteus. Mas Abisai era um homem sanguinário, e por vezes teve de ser contido por Davi.
Por último, Asael, o terceiro filho de Zeruia, também lutou ao lado de Davi, mas foi morto logo durante o confronto entre os exércitos de Davi e Isbosete, ou seja, antes de Davi governar sobre um reino unificado de Israel. Asael era um homem muito rápido, e naquela ocasião ele perseguiu a Abner, que era o general do exército de Isbosete. Abner não queria matá-lo, mas Asael insistiu no confronto e acabou sendo morto. Mais tarde, Joabe e Abisai se vingaram de Abner de forma covarde, numa atitude que fez com que Davi reprovasse os filhos de Zeruia.