Qual Foi o Último Apóstolo a Morrer?

A Bíblia não diz qual foi o último apóstolo a morrer. No entanto, com base em antigas tradições cristãs registradas em algumas obras que foram escritas nos primeiros séculos do Cristianismo, é possível concluir que provavelmente João foi o último apóstolo a morrer.

João foi um dos doze apóstolos de Jesus. Ao lado de Pedro e Tiago, seu irmão, João também pertenceu ao círculo de discípulos mais próximos do Senhor durante o seu ministério terreno. Alguns estudiosos sugerem que João talvez tenha sido um dos mais jovens entre os apóstolos.

O apóstolo João teve uma grande contribuição na produção do Cânon do Novo Testamento. Ele foi o responsável por escrever o quarto Evangelho, três epístolas neotestamentárias e o livro do Apocalipse. Inclusive, acredita-se que a maior parte de seus escritos foi produzida quando João já tinha uma idade muito avançada. Por isso, alguns estudiosos do Novo Testamento até mesmo acreditam que João possa ter contado com o auxílio de presbíteros da cidade Éfeso que talvez tenham servido como seus amanuenses.

Do grupo dos doze apóstolos de Jesus, algumas pessoas também defendem que Simão, o zelote, foi outro que morreu com a idade muito avançada. No caso de Simão, supostamente ele teria sido martirizado durante o governo do Imperador Trajano.

Porém, os relatos sobre a morte de Simão são confusos e há diferentes versões a respeito de seu martírio. Algumas versões dizem que ele foi crucificado, outras dizem que ele foi queimado vivo e outras dizem que ele foi cortado ao meio com um serrote. Há também uma versão que conecta a morte de Simão, o zelote, ao martírio de outro apóstolo: Judas, o Tadeu. Segundo essa versão, Simão, o Zelote, e Judas, o Tadeu, teriam morrido na Mesopotâmia num tumulto liderado por sacerdotes pagãos.

Se tiver sido esse o caso, então Simão, o Zelote, teria morrido muito antes do apóstolo João. Por isso, é mais amplamente aceito que João realmente foi o último apóstolo de Jesus Cristo a morrer.

Receber Estudos da Bíblia

A vida do último apóstolo a morrer

O fato de João ter sido o último apóstolo a morrer, e talvez o único a não ter sido martirizado, não significa que ele teve uma vida fácil e tranquila. Muito pelo contrário! João também foi muito perseguido por causa do Evangelho e ainda teve de combater muitos falsos mestres que tentaram destruir a Igreja logo em seus primeiros anos.

Provavelmente o apóstolo João trabalhou na obra do Senhor em Jerusalém, até que se mudou para a Ásia Menor e se estabeleceu na cidade de Éfeso. Há uma história muito popular que conta que João teria sido jogado num caldeirão de óleo fervente, mas não sofreu nenhum dano. No entanto, apesar de constar em alguns escritos antigos, há pouca comprovação desse acontecimento.

Por outro lado, é certo que o apóstolo João, já idoso, foi exilado por Roma na Ilha de Patmos durante o período de Domiciano. O imperador Domiciano procurou restaurar a religião romana, e muitos cristãos foram duramente perseguidos. Acredita-se que João esteve aprisionado na Ilha de Patmos por volta do ano 90 d.C. Foi durante esse tempo na Ilha de Patmos que ele recebeu as incríveis visões da parte de Cristo que foram registradas no livro do Apocalipse.

No entanto, apesar da idade avançada, João sobreviveu ao exílio. Ele foi libertado da Ilha de Patmos e, aparentemente, voltou a Éfeso. E foi na cidade de Éfeso onde provavelmente o último apóstolo morreu. Inclusive, uma antiga tradição diz que João estava com a idade tão avançada no final de sua vida, que tinha de ser carregado para as reuniões cristãs.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico