Quantos Filhos Davi Teve? Quais os Nomes dos Filhos de Davi?

O rei Davi teve mais de vinte filhos. A Bíblia registra os nomes de pelo menos dezenove filhos de Davi e uma filha, mas ele teve ainda outros filhos e filhas cujos nomes não foram citados no texto bíblico. Os filhos de Davi mais conhecidos na Bíblia certamente foram Salomão, Absalão, Amnom, Adonias e Tamar. Salomão foi o sucessor de Davi no trono de Jerusalém, enquanto que Absalão, Amnom, Adonias e Tamar tiveram suas histórias conhecidas devido aos dramas vividos pela família real de Israel.

O grande número de filhos de Davi na Bíblia também tem a ver com a informação bíblica de que Davi teve várias esposas. Não apenas isso, a questão a respeito de quantos filhos Davi teve ainda deve considerar o fato de que, além de várias esposas, Davi também teve concubinas que certamente lhe deram filhos.

Os primeiros filhos de Davi

O rei Davi teve seus primeiros filhos quando ainda não reinava sobre um reino unificado em Israel. Na verdade, os primeiros filhos de Davi nasceram em Hebrom, durante o tempo em que houve uma longa guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi.

Isso porque, após a morte do rei Saul, apoiadores do rei proclamaram Isbosete, filho de Saul, como rei de Israel. Enquanto isso, Davi contou inicialmente apenas com o apoio da tribo de Judá, e exerceu sua liderança em Hebrom.

Curiosamente, a primeira esposa de Davi, Mical, não lhe deu filhos. O primeiro filho de Davi foi Amnom, fruto de seu relacionamento com sua esposa Ainoã (2 Samuel 3:2). Apesar de a mãe do primogênito de Davi ter o mesmo nome da esposa do rei Saul, Ainoã, essas duas mulheres não devem ser confundidas.

A história de Amnom, filho de Davi, ficou marcada na Bíblia devido a um acontecimento terrível. Ele abusou de sua meia-irmã, Tamar. Por causa disso, ele foi morto por Absalão, que também era seu meio-irmão.

Depois, Davi também foi pai de Quileade, fruto de seu relacionamento com Abigail, a viúva de Nabal. Esse filho de Davi também é citado no texto bíblico pelo nome Daniel, mas a Bíblia não traz qualquer detalhe a respeito de sua vida (2 Samuel 3:3; 1 Crônicas 3:1).

O terceiro filho de Davi foi Absalão. Sua mãe era a princesa Maacá, filha de Talmai, de Gesur. Absalão ficou conhecido na Bíblia principalmente por causa de sua rebeldia. Ele tentou tomar o reino do próprio pai, a ponto de Davi ter de fugir de Jerusalém.

Durante esse período, Absalão fez coisas absurdas, como por exemplo, tomar as concubinas de Davi diante de todo o Israel. Mas depois de uma batalha, Davi conseguiu retomar sua posição em Jerusalém, e Absalão acabou sendo morto por Joabe, comandante do exército israelita, contra a vontade de Davi.

O quarto filho de Davi foi Adonias, filho de Hagite. A exemplo de Absalão, Adonias também tentou usurpar o trono de Israel quando Davi já era um homem muito idoso. Mas rapidamente Salomão foi escolhido como sucessor de Davi e o plano de Adonias fracassou. Depois de um tempo, Adonias acabou sendo morto segundo à ordem de Salomão, porque aparentemente ele não havia deixado de lado suas ambições conspiracionistas.

Em Hebrom ainda nasceram outros dois filhos de Davi: Sefatias, filho de Abital, e Itreão, filho de Eglá (2 Samuel 3:4,5). Porém, nada se sabe sobre as histórias desses dois homens.

Receber Estudos da Bíblia

Quantos filhos Davi teve em Jerusalém?

Depois da morte de Isbosete, finalmente todas as tribos de Israel foram reunidas num reino unificado sob o governo de Davi. Assim, o rei Davi continuou reinando em Hebrom até que ele liderou a conquista da cidade de Jerusalém, e transformou aquela cidade em sua nova capital política e religiosa.

O reinado de Davi em Jerusalém se estendeu por três décadas, mais precisamente 33 anos. Então, obviamente naquela cidade o rei Davi teve muitos filhos. Foi em Jerusalém que nasceram, por exemplo, todos os filhos de Davi com Bate-Seba, a viúva de Urias. Inclusive, o primeiro filho de Davi com Bate-Seba morreu uma semana após ter nascido, e não teve o seu nome informado no texto bíblico (2 Samuel 12:16-23).

Depois, de seu relacionamento com Bate-Seba Davi se tornou pai de Siméia, Sobabe, Natã e Salomão (2 Samuel 5:13,14). Alguns comentaristas sugerem que talvez o nome do filho de Davi com Bate-Seba que morreu ainda recém-nascido, seja um desses nomes citados, mas a maioria dos estudiosos considera isso pouco provável. Seja como for, dos filhos de Davi com Bate-Seba, sem dúvida Salomão foi o mais proeminente, pois ele assumiu o trono de Davi e se tornou o rei mais próspero de Israel.

Além dos filhos de Davi com Bate-Seba, a Bíblia ainda menciona outros filhos de Davi com mulheres que não tiveram seus nomes revelados. Foram eles: Ibar, Elisua, Nefegue, Jafia, Elisama, Eliada, Elifelete, Nogá e Elpalete (2 Samuel 5:15,16; 1 Crônicas 14:5-7).

Por fim, a Bíblia também cita o nome de uma filha de Davi chamada Tamar. Infelizmente Tamar foi covardemente abusada por seu meio-irmão, Amnom (2 Samuel 13:1-14). Mas além de Tamar, Davi ainda teve outras filhas, embora seus nomes não tenham sido mencionados na Bíblia (2 Samuel 5:13).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico